Sabotage: Lírica negra e periférica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Thiago Alberto de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/31/31131/tde-10052024-145357/
Resumo: Este trabalho é uma aproximação crítica da obra de Sabotage, rapper brasileiro que realizou sua obra no início dos anos 2000 e que teve sua vida interrompida brutalmente em 2003. A condição de sujeito negro, periférico e favelado é um ponto de partida, e tem suas implicações estéticas contempladas na análise de três canções à luz de um aporte teórico que toma o gênero Rap como uma linguagem afrodiaspórica. O objetivo desta dissertação é localizar Sabotage como parte de uma tradição negra na canção popular brasileira que se expressa na forma musical, no tom de denúncia das letras e na celebração dos atos cotidianos que compõem um aspecto da realidade negro-brasileira.
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