A representação da imolação humana em Eurípides
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8143/tde-18102024-112033/ |
Resumo: | Este trabalho analisa as formas de representação da imolação humana em Eurípides, a partir da leitura de alguns dos seus dramas supérstites em cuja progressão narrativa se pode estabelecer maior ou menor correspondência temática. A constância atestada desse fenômeno em sua produção muitas vezes se estreita às conjunturas sociopolíticas que, nos enredos relacionados, e.g., Heraclidas e Fenícias, empreendida a guerra, reclamam a degola de vítima humana como recurso necessário à vitória da comunidade contra os inimigos. Com os termos da aquiescência sobrelevados a uma força retórica que nunca prescinde do emprego físico da violência, as motivações cívicas contrapõem-se, no entanto, àquelas que instituem o fadário de Polixena em Hécuba e ainda concorrem para um tratamento variegado com os paralelos mediante os quais aludem ao sacrifício mortes sucedidas em dramas não estritamente associados ao tema, quais sejam, Alceste e Andrômaca. São estes os elementos que o cotejo das obras supracitadas pretende alcançar, considerando, para tanto, no conjunto das ocorrências possíveis, os aspectos discursivos e estéticos que se encontram circunscritos ao manejo das mortes de suas personagens e, então, concernentes ao gênero trágico ateniense |
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A representação da imolação humana em EurípidesThe representation of human sacrifice in EuripidesEuripidesEurípidesGreek tragedyHuman sacrificeSacrifício humanoTragédia gregaEste trabalho analisa as formas de representação da imolação humana em Eurípides, a partir da leitura de alguns dos seus dramas supérstites em cuja progressão narrativa se pode estabelecer maior ou menor correspondência temática. A constância atestada desse fenômeno em sua produção muitas vezes se estreita às conjunturas sociopolíticas que, nos enredos relacionados, e.g., Heraclidas e Fenícias, empreendida a guerra, reclamam a degola de vítima humana como recurso necessário à vitória da comunidade contra os inimigos. Com os termos da aquiescência sobrelevados a uma força retórica que nunca prescinde do emprego físico da violência, as motivações cívicas contrapõem-se, no entanto, àquelas que instituem o fadário de Polixena em Hécuba e ainda concorrem para um tratamento variegado com os paralelos mediante os quais aludem ao sacrifício mortes sucedidas em dramas não estritamente associados ao tema, quais sejam, Alceste e Andrômaca. São estes os elementos que o cotejo das obras supracitadas pretende alcançar, considerando, para tanto, no conjunto das ocorrências possíveis, os aspectos discursivos e estéticos que se encontram circunscritos ao manejo das mortes de suas personagens e, então, concernentes ao gênero trágico atenienseThis work analyzes the forms of representation of the human sacrifice theme in Euripides, based on the reading of some of his remaining dramas in whose narrative progression it is possible to establish a greater or lesser correspondence with this subject. The attested constancy of this phenomenon in its production often narrows down to the sociopolitical circumstances that, in the related plots, e.g., Phoenician Women and Children of Heracles, during the war, require the death of a victim by beheading as a necessary resource for the community\'s victory against its enemies. With the terms of acquiescence overshadowing a rhetorical force that never does without employing physical violence, these civic motivations, however, oppose those that determine Polyxena\'s fate in Hecuba and further contribute to a variegated treatment with the parallels through which deaths occurring in Euripidean dramas not strictly associated with the subject allude to human sacrifice, namely, Alcestis and Andromache. These are the elements that the comparison between the aforementioned plays seeks to reach, considering, for this purpose, in the set of possible occurrences, the discursive and aesthetic aspects that are circumscribed to the handling of the deaths of their characters and, then, related to the Athenian genre of tragedyBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPWerner, ChristianAgres, Luiz Vinicius2024-02-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8143/tde-18102024-112033/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-21T14:31:02Zoai:teses.usp.br:tde-18102024-112033Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-21T14:31:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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