Identificação em processo de mecanismos de desgaste de rebolos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: João Jorge de Faria Gomes
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.18.2017.tde-20032017-113947
Resumo: O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um sistema de monitoramento capaz de identificar em processo o mecanismo de desgaste ao qual o rebolo está sendo submetido durante a retificação. Assim, inicialmente foram pesquisados os meios físicos, os tipos de sensores e estratégias utilizadas nos sistemas de monitoramento, o estágio atual de desenvolvimento e suas aplicações. Para que este sistema seja confiável e eficiente foi necessário estudar detalhadamente a fenomenologia dos mecanismos de desgaste do rebolo. Este estudo permite definir parâmetros para identificação do tipo de desgaste que está ocorrendo, baseado em indicações fornecidas pelo monitoramento de variáveis cujo comportamento é conhecido, como potência consumida pelo motor do rebolo e vibração ou ainda por medições metrológicas. Dois sistemas ópticos de mapeamento da superfície do rebolo são apresentados e estes sistemas serviram como base para o desenvolvimento de um novo sistema de mapeamento da Distribuição da Energia Acústica de Retificação no rebolo, DEAR. Realizaram-se experimentos com o novo sistema, monitorando simultaneamente outros meios físicos. Procurou-se desta forma relacionar o padrão gráfico do mapa gerado pelo novo sistema com o tipo de desgaste que estava ocorrendo, baseado nas informações obtidas no estudo dos mecanismos de desgaste. A análise dos resultados mostraram que o mapa DEAR pode ser utilizado para identificar o tipo de mecanismo de desgaste predominante que está ocorrendo no rebolo, em processo. Esta informação é muito útil na escolha de ações corretivas para problemas da retificação.
id USP_61b80c93f58add89b24e97eb21f47a0e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20032017-113947
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Identificação em processo de mecanismos de desgaste de rebolos Identification in process of grinding wheel wearing mechanism 2001-06-25João Fernando Gomes de OliveiraReginaldo Teixeira CoelhoJaime Gilberto DuduchCarlos Alberto FortulanRolf Bertrand SchroeterJoão Jorge de Faria GomesUniversidade de São PauloEngenharia MecânicaUSPBR Abrasive Abrasivo Acoustic emission Desgaste Emissão acústica Monitoramento Monitoring Wear O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um sistema de monitoramento capaz de identificar em processo o mecanismo de desgaste ao qual o rebolo está sendo submetido durante a retificação. Assim, inicialmente foram pesquisados os meios físicos, os tipos de sensores e estratégias utilizadas nos sistemas de monitoramento, o estágio atual de desenvolvimento e suas aplicações. Para que este sistema seja confiável e eficiente foi necessário estudar detalhadamente a fenomenologia dos mecanismos de desgaste do rebolo. Este estudo permite definir parâmetros para identificação do tipo de desgaste que está ocorrendo, baseado em indicações fornecidas pelo monitoramento de variáveis cujo comportamento é conhecido, como potência consumida pelo motor do rebolo e vibração ou ainda por medições metrológicas. Dois sistemas ópticos de mapeamento da superfície do rebolo são apresentados e estes sistemas serviram como base para o desenvolvimento de um novo sistema de mapeamento da Distribuição da Energia Acústica de Retificação no rebolo, DEAR. Realizaram-se experimentos com o novo sistema, monitorando simultaneamente outros meios físicos. Procurou-se desta forma relacionar o padrão gráfico do mapa gerado pelo novo sistema com o tipo de desgaste que estava ocorrendo, baseado nas informações obtidas no estudo dos mecanismos de desgaste. A análise dos resultados mostraram que o mapa DEAR pode ser utilizado para identificar o tipo de mecanismo de desgaste predominante que está ocorrendo no rebolo, em processo. Esta informação é muito útil na escolha de ações corretivas para problemas da retificação. The objective of this work is the development of a monitoring system able to identify in process the grinding wheel wear mechanism. Thus, initially the physical quantities, sensors types and monitoring systems strategies, developing status and their applications were researched. To get a reliable and efficient system was necessary a detailed study of the grinding wheel wear mechanism phenomenology. This study allows to define parameters in order to identify which type of wear is occurring, using indication obtained by the monitoring variables whose behavior is known, such as grinding power, vibration or metrological measurement. Two grinding wheel surface optical mapping systems are presented, those systems were utilized as base to developing a new mapping system of Grinding Acoustic Energy Distribution (DEAR). Experiments have been done with the new system, monitoring simultaneously other physical quantities, looking for a way to link the mapping graphic patterns generates by the new system with the wear type which was occurring, based on information obtained from the wear mechanism study. The results and analysis have shown that the DEAR map can be used to identify the predominant wear mechanism type which is occurring on a grinding wheel, in process. This information is very useful in the corrective actions when facing a grinding problem. https://doi.org/10.11606/T.18.2017.tde-20032017-113947info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:29:46Zoai:teses.usp.br:tde-20032017-113947Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:57:24.916507Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Identificação em processo de mecanismos de desgaste de rebolos
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Identification in process of grinding wheel wearing mechanism
title Identificação em processo de mecanismos de desgaste de rebolos
spellingShingle Identificação em processo de mecanismos de desgaste de rebolos
João Jorge de Faria Gomes
title_short Identificação em processo de mecanismos de desgaste de rebolos
title_full Identificação em processo de mecanismos de desgaste de rebolos
title_fullStr Identificação em processo de mecanismos de desgaste de rebolos
title_full_unstemmed Identificação em processo de mecanismos de desgaste de rebolos
title_sort Identificação em processo de mecanismos de desgaste de rebolos
author João Jorge de Faria Gomes
author_facet João Jorge de Faria Gomes
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv João Fernando Gomes de Oliveira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Reginaldo Teixeira Coelho
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jaime Gilberto Duduch
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Carlos Alberto Fortulan
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Rolf Bertrand Schroeter
dc.contributor.author.fl_str_mv João Jorge de Faria Gomes
contributor_str_mv João Fernando Gomes de Oliveira
Reginaldo Teixeira Coelho
Jaime Gilberto Duduch
Carlos Alberto Fortulan
Rolf Bertrand Schroeter
description O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um sistema de monitoramento capaz de identificar em processo o mecanismo de desgaste ao qual o rebolo está sendo submetido durante a retificação. Assim, inicialmente foram pesquisados os meios físicos, os tipos de sensores e estratégias utilizadas nos sistemas de monitoramento, o estágio atual de desenvolvimento e suas aplicações. Para que este sistema seja confiável e eficiente foi necessário estudar detalhadamente a fenomenologia dos mecanismos de desgaste do rebolo. Este estudo permite definir parâmetros para identificação do tipo de desgaste que está ocorrendo, baseado em indicações fornecidas pelo monitoramento de variáveis cujo comportamento é conhecido, como potência consumida pelo motor do rebolo e vibração ou ainda por medições metrológicas. Dois sistemas ópticos de mapeamento da superfície do rebolo são apresentados e estes sistemas serviram como base para o desenvolvimento de um novo sistema de mapeamento da Distribuição da Energia Acústica de Retificação no rebolo, DEAR. Realizaram-se experimentos com o novo sistema, monitorando simultaneamente outros meios físicos. Procurou-se desta forma relacionar o padrão gráfico do mapa gerado pelo novo sistema com o tipo de desgaste que estava ocorrendo, baseado nas informações obtidas no estudo dos mecanismos de desgaste. A análise dos resultados mostraram que o mapa DEAR pode ser utilizado para identificar o tipo de mecanismo de desgaste predominante que está ocorrendo no rebolo, em processo. Esta informação é muito útil na escolha de ações corretivas para problemas da retificação.
publishDate 2001
dc.date.issued.fl_str_mv 2001-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/T.18.2017.tde-20032017-113947
url https://doi.org/10.11606/T.18.2017.tde-20032017-113947
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Engenharia Mecânica
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502882575253504