Infinito, imanência e transcendência na filosofia judaica medieval: Hasdai Crescas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leone, Alexandre Goes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-16042019-114626/
Resumo: Hasdai Crescas (1340 -1411), foi filosofo, rabino e homem público, que viveu em um período muito turbulento para as comunidade judaicas ibéricas e provençais, do final da Idade Média. Crescas fez uma crítica veemente ao paradigma aristotélico recebido da falsifa, que foi usado por Maimônides para embasar e provar a existência, unidade e incorporeidade de Deus, conceituado no Guia dos Perplexos como o ser necessário absolutamente transcendente em relação aos seres contingentes. Crescas elabora, em Or Hashem ( Luz do Nome Divino), um conceito alternativo de ser necessário, no qual as duas noções antitéticas de imanência e transcendência divinas se relacionam à distinção, no seio do ser necessário entre sua essência simples e os seus infinitos atributos. A essência simples e inefável do ser necessário se expressa em infinitos atributos no ato eterno e constante de doar na univocidade do ser, seu bem, sua atualidade, aos infinitos entes contingentes. Crescas, advoga que universo apesar de ontologicamente contingente é infinito em sua atualidade. Deus é assim concebido como causa primeira eterna e constante, a enteléquia e Lugar do Mundo.
id USP_61ffba9c1e1d148b520d1fe4d16a0520
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16042019-114626
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Infinito, imanência e transcendência na filosofia judaica medieval: Hasdai CrescasInfinity, Immanence and Transcendence in Medieval Jewish Philosophy: Hasdai CrescasAristotelismo medievalHasdai CrescasHasdai CrescasImanênciaImmanenceInfiniteInfinitoMaimonidesMaimônidesMedieval aristotelianismTranscendenceTranscendênciaHasdai Crescas (1340 -1411), foi filosofo, rabino e homem público, que viveu em um período muito turbulento para as comunidade judaicas ibéricas e provençais, do final da Idade Média. Crescas fez uma crítica veemente ao paradigma aristotélico recebido da falsifa, que foi usado por Maimônides para embasar e provar a existência, unidade e incorporeidade de Deus, conceituado no Guia dos Perplexos como o ser necessário absolutamente transcendente em relação aos seres contingentes. Crescas elabora, em Or Hashem ( Luz do Nome Divino), um conceito alternativo de ser necessário, no qual as duas noções antitéticas de imanência e transcendência divinas se relacionam à distinção, no seio do ser necessário entre sua essência simples e os seus infinitos atributos. A essência simples e inefável do ser necessário se expressa em infinitos atributos no ato eterno e constante de doar na univocidade do ser, seu bem, sua atualidade, aos infinitos entes contingentes. Crescas, advoga que universo apesar de ontologicamente contingente é infinito em sua atualidade. Deus é assim concebido como causa primeira eterna e constante, a enteléquia e Lugar do Mundo.Hasdai Crescas (1340-1411) was a philosopher, rabbi and public man, who lived in a very turbulent period for the Iberian and Provençal Jewish communities of the late Middle Ages. Crescas made a vehement criticism of the Aristotelian paradigm received from falsifa, which was used by Maimonides to ground and prove the existence, unity, and incorporeality of God, which was conceptualized in the Guide of the Perplexed as the absolutely necessary transcendent being in relation to contingent beings. Crescas elaborates, in Or Hashem (Light of the Divine Name), an alternative concept of being necessary, in which the two antithetical notions of divine immanence and transcendence relate to the distinction, within the necessary being between its simple essence and its infinite attributes . The simple and ineffable essence of the necessary being is expressed in infinite attributes in the eternal and constant act of giving in the univocity of being, its good, its actuality, to the infinite contingent entities. Crescas, advocates that universe although ontologically contingent is infinite in its actuality. God is thus conceived as the eternal and constant first cause, the entelechy and Place of the World.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPChaui, Marilena de SouzaLeone, Alexandre Goes2018-10-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-16042019-114626/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-06-07T17:48:31Zoai:teses.usp.br:tde-16042019-114626Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-06-07T17:48:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Infinito, imanência e transcendência na filosofia judaica medieval: Hasdai Crescas
Infinity, Immanence and Transcendence in Medieval Jewish Philosophy: Hasdai Crescas
title Infinito, imanência e transcendência na filosofia judaica medieval: Hasdai Crescas
spellingShingle Infinito, imanência e transcendência na filosofia judaica medieval: Hasdai Crescas
Leone, Alexandre Goes
Aristotelismo medieval
Hasdai Crescas
Hasdai Crescas
Imanência
Immanence
Infinite
Infinito
Maimonides
Maimônides
Medieval aristotelianism
Transcendence
Transcendência
title_short Infinito, imanência e transcendência na filosofia judaica medieval: Hasdai Crescas
title_full Infinito, imanência e transcendência na filosofia judaica medieval: Hasdai Crescas
title_fullStr Infinito, imanência e transcendência na filosofia judaica medieval: Hasdai Crescas
title_full_unstemmed Infinito, imanência e transcendência na filosofia judaica medieval: Hasdai Crescas
title_sort Infinito, imanência e transcendência na filosofia judaica medieval: Hasdai Crescas
author Leone, Alexandre Goes
author_facet Leone, Alexandre Goes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chaui, Marilena de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Leone, Alexandre Goes
dc.subject.por.fl_str_mv Aristotelismo medieval
Hasdai Crescas
Hasdai Crescas
Imanência
Immanence
Infinite
Infinito
Maimonides
Maimônides
Medieval aristotelianism
Transcendence
Transcendência
topic Aristotelismo medieval
Hasdai Crescas
Hasdai Crescas
Imanência
Immanence
Infinite
Infinito
Maimonides
Maimônides
Medieval aristotelianism
Transcendence
Transcendência
description Hasdai Crescas (1340 -1411), foi filosofo, rabino e homem público, que viveu em um período muito turbulento para as comunidade judaicas ibéricas e provençais, do final da Idade Média. Crescas fez uma crítica veemente ao paradigma aristotélico recebido da falsifa, que foi usado por Maimônides para embasar e provar a existência, unidade e incorporeidade de Deus, conceituado no Guia dos Perplexos como o ser necessário absolutamente transcendente em relação aos seres contingentes. Crescas elabora, em Or Hashem ( Luz do Nome Divino), um conceito alternativo de ser necessário, no qual as duas noções antitéticas de imanência e transcendência divinas se relacionam à distinção, no seio do ser necessário entre sua essência simples e os seus infinitos atributos. A essência simples e inefável do ser necessário se expressa em infinitos atributos no ato eterno e constante de doar na univocidade do ser, seu bem, sua atualidade, aos infinitos entes contingentes. Crescas, advoga que universo apesar de ontologicamente contingente é infinito em sua atualidade. Deus é assim concebido como causa primeira eterna e constante, a enteléquia e Lugar do Mundo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-16042019-114626/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-16042019-114626/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090766172061696