A incompatibilidade entre os atributos dos recursos educacionais abertos e as preferências dos usuários como barreira à difusão de inovação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Nelia do Nascimento Correa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.12.2019.tde-20122018-174850
Resumo: Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais com finalidade educacional, principalmente em meio digital, publicados sob termos de propriedade intelectual que autorizam seu uso, modificação, revisão e compartilhamento sem restrições. Esses recursos, idealizados com o objetivo de democratizar o acesso à educação, a despeito de sua gratuidade, de estarem disponíveis em meio digital e de geralmente elaborados por universidades renomadas, têm sido menos utilizados do que o esperado em localidades-alvo: países em desenvolvimento, onde as desigualdades de acesso a oportunidades educacionais de qualidade são maiores. Com base na teoria de difusão de inovação e no conceito de abismo de inovação, foi levantada a hipótese de que os atributos da proposta de valor dos REA não correspondem às preferências de usuários em países em desenvolvimento. A técnica de Conjoint Analysis foi empregada para avaliar as preferências de usuários em potencial (adultos com acesso à internet e redes sociais, que podem decidir individualmente sobre o uso dos REA) sobre os atributos de um tipo de REA (cursos online, cuja observabilidade é maior do que os REA como componentes modulares utilizados na educação formal), cujos atributos foram selecionados a partir de uma revisão conceitual da literatura, elaborada de forma sistemática. Os resultados mostraram que a importância relativa dos dois atributos da proposta de valor dos REA mais utilizados como argumento de diferenciação (licença de propriedade e reputação da instituição) não se mostrou significante na avaliação da utilidade total percebida nas propostas de cursos online gratuitos. Em contrapartida, os atributos que são mais difíceis de adicionar aos REA (certificação, suporte e idioma) são os mais importantes para os respondentes.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis A incompatibilidade entre os atributos dos recursos educacionais abertos e as preferências dos usuários como barreira à difusão de inovação The incompatibility between Open Educational Resources attributes and users preferences as a barrier to the diffusion of innovation 2018-10-19Adriana Backx Noronha VianaJose Dutra de Oliveira NetoCesar Alexandre de SouzaAmanda Ribeiro VieiraJuliana Nelia do Nascimento CorreaUniversidade de São PauloAdministraçãoUSPBR Conjoint analysis Conjoint analysis Diffusion of innovation Difusão de inovação Open educational resources Recursos educacionais abertos Os Recursos Educacionais Abertos (REA) são materiais com finalidade educacional, principalmente em meio digital, publicados sob termos de propriedade intelectual que autorizam seu uso, modificação, revisão e compartilhamento sem restrições. Esses recursos, idealizados com o objetivo de democratizar o acesso à educação, a despeito de sua gratuidade, de estarem disponíveis em meio digital e de geralmente elaborados por universidades renomadas, têm sido menos utilizados do que o esperado em localidades-alvo: países em desenvolvimento, onde as desigualdades de acesso a oportunidades educacionais de qualidade são maiores. Com base na teoria de difusão de inovação e no conceito de abismo de inovação, foi levantada a hipótese de que os atributos da proposta de valor dos REA não correspondem às preferências de usuários em países em desenvolvimento. A técnica de Conjoint Analysis foi empregada para avaliar as preferências de usuários em potencial (adultos com acesso à internet e redes sociais, que podem decidir individualmente sobre o uso dos REA) sobre os atributos de um tipo de REA (cursos online, cuja observabilidade é maior do que os REA como componentes modulares utilizados na educação formal), cujos atributos foram selecionados a partir de uma revisão conceitual da literatura, elaborada de forma sistemática. Os resultados mostraram que a importância relativa dos dois atributos da proposta de valor dos REA mais utilizados como argumento de diferenciação (licença de propriedade e reputação da instituição) não se mostrou significante na avaliação da utilidade total percebida nas propostas de cursos online gratuitos. Em contrapartida, os atributos que são mais difíceis de adicionar aos REA (certificação, suporte e idioma) são os mais importantes para os respondentes. Open Educational Resources (OER) are education-driven materials, mainly in digital formats, released under intellectual property licenses that allow their use, modification, revision and sharing with no restrictions. These resources were developed to democratize access to education. However, despite their free status, their digital availability and the reputation of the universities that release them, their use have been lower than expected in target locations: developing countries, where remain the greatest inequalities in access to quality educational opportunities. Based on the diffusion of innovation theory and on the concept of innovation chasm, we\'ve raised the hypothesis that the attributes of the value proposition of OER are not compatible to users\' preferences in developing countries. The Conjoint Analysis technique was used to evaluate the preferences of potential users (adults with internet access and access to social networks websites, who can decide on the use of OER by themselves) on the attributes of a type of OER (online courses, whose observability is higher than the OER as modular components used in formal education), whose attributes were selected based on a conceptual review of the literature, conducted in a systematic approach. The results showed that there was no evidence that the relative importance of the two main attributes of the OER\'s value proposition, most used as an argument for differentiation (intellectual property license and institutional reputation) is significant in the evaluation of the total utility perceived in the proposals of free online courses. In contrast, attributes that are harder to add to OER (certification, support, and language) are the most important attributes for respondents. https://doi.org/10.11606/D.12.2019.tde-20122018-174850info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:35:08Zoai:teses.usp.br:tde-20122018-174850Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:59:51.327967Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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