Modelo educativo com seguimento por telefone para o autocuidado para pessoas que sofreram queimaduras: ensaio clínico controlado aleatorizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Natalia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-20022015-155850/
Resumo: As queimaduras graves levam à mudanças importantes na vida das vítimas desse tipo de trauma como alteração na imagem corporal, estigma, diminuição da capacidade funcional e, consequentemente, isolamento social e mudança no estado de saúde. Programas educativos para o autocuidado podem se constituir em intervenções efetivas que incentivam o paciente a administrar o próprio problema, contribuindo para diminuir o impacto do trauma da queimadura na fase de reabilitação e melhorar o estado de saúde. Os objetivos principais deste estudo foram avaliar o estado de saúde, autoeficácia percebida e o retorno ao trabalho de vítimas de queimaduras, segundo a participação em um modelo educativo para o auto cuidado na fase de reabilitação com seguimento por telefone (grupo intervenção) ou o recebimento do cuidado preconizado no serviço de saúde (grupo controle), seis meses após a alta hospitalar. Como objetivos secundários, comparamos sintomas de ansiedade, depressão e estresse pós- traumático entre os grupos aos seis e 12 meses após a alta hospitalar; e a aceitação e satisfação da intervenção educativa pelo grupo intervenção. Método: Ensaio clínico, controlado e aleatorizado, realizado na Unidade de Queimados do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP. A amostra deste estudo foi composta por vítimas de queimaduras internada entre 2010 e 2012, aleatorizada para o Modelo Educativo para o autocuidado de vítimas de queimaduras na fase de reabilitação com seguimento por telefone- grupo intervenção (GI) ou o cuidado conforme rotina da Unidade- grupo controle (GC). Esse Modelo educativo foi fundamentado no constructo de autoeficácia, presente na Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura e composto por informações verbais, escrito (em computador e impresso) sobre o autocuidado e ligações telefônicas para reforço desses cuidados após a alta hospitalar. Na coleta de dados foram aplicados os instrumentos de caracterização sociodemográfica e clínica, Burns Specific Health Scale Revised, escala de autoeficácia percebida, escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar, escala do Impacto do Evento e um questionário de satisfação e aceitabilidade da intervenção educativa. Foram realizadas análises descritivas de frequência simples, dispersão, teste T de Student para amostras independentes, Qui quadrado e covariância. O nível de significância adotado foi 0,05. Este estudo foi registrado sob o número NCT 01379495. Os grupos apresentaram-se semelhantes nas características sociodemográficas e clínicas e somente a idade apresentou diferença estatisticamente significante. Não houve diferença significante entre os grupos em relação ao estado de saúde, autoeficácia percebida, proporção de retorno ao trabalho e depressão aos seis meses da alta hospitalar. A ansiedade foi estatisticamente menor no grupo de intervenção (p=0,03), bem como o estresse pós-traumático (p=0,02). De uma forma geral, os participantes do GI reportaram satisfação e aceitabilidade da intervenção educativa. O Modelo educativo com seguimento por telefone para vítimas de queimaduras é uma intervenção de fácil acesso e promissora para promover o autocuidado de vítimas de queimaduras durante a fase de reabilitação. Outros estudos poderão ser realizados a fim de detectar possíveis diferenças na mudança do estado de saúde físico e mental das vítimas de queimaduras.
id USP_62289f8769ba482d429f53077808dbca
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20022015-155850
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Modelo educativo com seguimento por telefone para o autocuidado para pessoas que sofreram queimaduras: ensaio clínico controlado aleatorizadoSelf-care educational model with telephone follow-up for burn victims: a randomized, controlled clinical trialAutocuidadoBurnsEducação em SaúdeEnfermagemHealth educationNursingQueimadurasReabilitaçãoRehabilitationSelf careAs queimaduras graves levam à mudanças importantes na vida das vítimas desse tipo de trauma como alteração na imagem corporal, estigma, diminuição da capacidade funcional e, consequentemente, isolamento social e mudança no estado de saúde. Programas educativos para o autocuidado podem se constituir em intervenções efetivas que incentivam o paciente a administrar o próprio problema, contribuindo para diminuir o impacto do trauma da queimadura na fase de reabilitação e melhorar o estado de saúde. Os objetivos principais deste estudo foram avaliar o estado de saúde, autoeficácia percebida e o retorno ao trabalho de vítimas de queimaduras, segundo a participação em um modelo educativo para o auto cuidado na fase de reabilitação com seguimento por telefone (grupo intervenção) ou o recebimento do cuidado preconizado no serviço de saúde (grupo controle), seis meses após a alta hospitalar. Como objetivos secundários, comparamos sintomas de ansiedade, depressão e estresse pós- traumático entre os grupos aos seis e 12 meses após a alta hospitalar; e a aceitação e satisfação da intervenção educativa pelo grupo intervenção. Método: Ensaio clínico, controlado e aleatorizado, realizado na Unidade de Queimados do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP. A amostra deste estudo foi composta por vítimas de queimaduras internada entre 2010 e 2012, aleatorizada para o Modelo Educativo para o autocuidado de vítimas de queimaduras na fase de reabilitação com seguimento por telefone- grupo intervenção (GI) ou o cuidado conforme rotina da Unidade- grupo controle (GC). Esse Modelo educativo foi fundamentado no constructo de autoeficácia, presente na Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura e composto por informações verbais, escrito (em computador e impresso) sobre o autocuidado e ligações telefônicas para reforço desses cuidados após a alta hospitalar. Na coleta de dados foram aplicados os instrumentos de caracterização sociodemográfica e clínica, Burns Specific Health Scale Revised, escala de autoeficácia percebida, escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar, escala do Impacto do Evento e um questionário de satisfação e aceitabilidade da intervenção educativa. Foram realizadas análises descritivas de frequência simples, dispersão, teste T de Student para amostras independentes, Qui quadrado e covariância. O nível de significância adotado foi 0,05. Este estudo foi registrado sob o número NCT 01379495. Os grupos apresentaram-se semelhantes nas características sociodemográficas e clínicas e somente a idade apresentou diferença estatisticamente significante. Não houve diferença significante entre os grupos em relação ao estado de saúde, autoeficácia percebida, proporção de retorno ao trabalho e depressão aos seis meses da alta hospitalar. A ansiedade foi estatisticamente menor no grupo de intervenção (p=0,03), bem como o estresse pós-traumático (p=0,02). De uma forma geral, os participantes do GI reportaram satisfação e aceitabilidade da intervenção educativa. O Modelo educativo com seguimento por telefone para vítimas de queimaduras é uma intervenção de fácil acesso e promissora para promover o autocuidado de vítimas de queimaduras durante a fase de reabilitação. Outros estudos poderão ser realizados a fim de detectar possíveis diferenças na mudança do estado de saúde físico e mental das vítimas de queimaduras.Severe burns cause major changes in victims\' life, including change in body image, stigma, decreased functional capacity, and consequently social isolation and altered health status. Self-care education programs may be effective interventions that encourage patient to deal with the problem, and hence reduce the impact of burn-related trauma during rehabilitation and improve health status. The main objective of this study was to evaluate health status, perceived self-efficacy and return-to-work of burn victims, by comparing the effect of an educational model of self-care with telephone follow-up during rehabilitation (intervention group) and the health care recommended by the health service (control group) at six months after hospital discharge. As secondary objectives, we compared the symptoms of anxiety, depression and post-traumatic stress between the groups, at six and twelve months after hospital discharge, and assessed acceptance and satisfaction of the educational intervention. Method: randomized, controlled clinical trial, conducted at the burn center of the University Hospital of Internal Medicine, School of Medicine of the University of São Paulo, Ribeirão Preto campus. The sample was composed of burn victim patients, hospitalized in the period of 2010 and 2012, and randomized to participate in the intervention group (IG) or control group (CG). The educational model was founded on the self-efficacy construct that lies in Albert Bandura\'s social cognitive theory, and constituted of both oral and written (typed on the computer and printed) information on self-care, as well as telephone calls to reinforce these instructions after hospital discharge. During data collection, an instrument for clinical and social-demographic characterization, the Burns Specific Health Scale Revised, the perceived self-efficacy scale, the hospital anxiety and depression scale, the impact of event scale and a questionnaire for satisfaction and acceptance of the educational intervention were applied. Simple frequency analysis, dispersion, student\'s t-test for independent samples, chi-squared test and covariance were performed, with a significance level of 0.05. The study was registered as NCT number 01379495. The groups presented similar clinical and social- demographic characteristics, except for age, which was statistically significant different. There was no significant difference in health status, perceived self-efficacy, rate of work return, and depression between groups at six months after hospital discharge. Anxiety (p=0,03) and post-traumatic stress (p=0,02) were statistically lower in the intervention group. In general, the IG participants reported satisfaction and acceptance of the educational intervention. The educational model with telephone follow-up for burn victims is an accessible and promising intervention to promote self-care of these individuals during rehabilitation. Further studies may be developed in order to identify changes in physical and mental health of burn victims.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRossi, Lidia AparecidaGonçalves, Natalia2014-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-20022015-155850/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:56Zoai:teses.usp.br:tde-20022015-155850Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Modelo educativo com seguimento por telefone para o autocuidado para pessoas que sofreram queimaduras: ensaio clínico controlado aleatorizado
Self-care educational model with telephone follow-up for burn victims: a randomized, controlled clinical trial
title Modelo educativo com seguimento por telefone para o autocuidado para pessoas que sofreram queimaduras: ensaio clínico controlado aleatorizado
spellingShingle Modelo educativo com seguimento por telefone para o autocuidado para pessoas que sofreram queimaduras: ensaio clínico controlado aleatorizado
Gonçalves, Natalia
Autocuidado
Burns
Educação em Saúde
Enfermagem
Health education
Nursing
Queimaduras
Reabilitação
Rehabilitation
Self care
title_short Modelo educativo com seguimento por telefone para o autocuidado para pessoas que sofreram queimaduras: ensaio clínico controlado aleatorizado
title_full Modelo educativo com seguimento por telefone para o autocuidado para pessoas que sofreram queimaduras: ensaio clínico controlado aleatorizado
title_fullStr Modelo educativo com seguimento por telefone para o autocuidado para pessoas que sofreram queimaduras: ensaio clínico controlado aleatorizado
title_full_unstemmed Modelo educativo com seguimento por telefone para o autocuidado para pessoas que sofreram queimaduras: ensaio clínico controlado aleatorizado
title_sort Modelo educativo com seguimento por telefone para o autocuidado para pessoas que sofreram queimaduras: ensaio clínico controlado aleatorizado
author Gonçalves, Natalia
author_facet Gonçalves, Natalia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rossi, Lidia Aparecida
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Natalia
dc.subject.por.fl_str_mv Autocuidado
Burns
Educação em Saúde
Enfermagem
Health education
Nursing
Queimaduras
Reabilitação
Rehabilitation
Self care
topic Autocuidado
Burns
Educação em Saúde
Enfermagem
Health education
Nursing
Queimaduras
Reabilitação
Rehabilitation
Self care
description As queimaduras graves levam à mudanças importantes na vida das vítimas desse tipo de trauma como alteração na imagem corporal, estigma, diminuição da capacidade funcional e, consequentemente, isolamento social e mudança no estado de saúde. Programas educativos para o autocuidado podem se constituir em intervenções efetivas que incentivam o paciente a administrar o próprio problema, contribuindo para diminuir o impacto do trauma da queimadura na fase de reabilitação e melhorar o estado de saúde. Os objetivos principais deste estudo foram avaliar o estado de saúde, autoeficácia percebida e o retorno ao trabalho de vítimas de queimaduras, segundo a participação em um modelo educativo para o auto cuidado na fase de reabilitação com seguimento por telefone (grupo intervenção) ou o recebimento do cuidado preconizado no serviço de saúde (grupo controle), seis meses após a alta hospitalar. Como objetivos secundários, comparamos sintomas de ansiedade, depressão e estresse pós- traumático entre os grupos aos seis e 12 meses após a alta hospitalar; e a aceitação e satisfação da intervenção educativa pelo grupo intervenção. Método: Ensaio clínico, controlado e aleatorizado, realizado na Unidade de Queimados do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP. A amostra deste estudo foi composta por vítimas de queimaduras internada entre 2010 e 2012, aleatorizada para o Modelo Educativo para o autocuidado de vítimas de queimaduras na fase de reabilitação com seguimento por telefone- grupo intervenção (GI) ou o cuidado conforme rotina da Unidade- grupo controle (GC). Esse Modelo educativo foi fundamentado no constructo de autoeficácia, presente na Teoria Social Cognitiva de Albert Bandura e composto por informações verbais, escrito (em computador e impresso) sobre o autocuidado e ligações telefônicas para reforço desses cuidados após a alta hospitalar. Na coleta de dados foram aplicados os instrumentos de caracterização sociodemográfica e clínica, Burns Specific Health Scale Revised, escala de autoeficácia percebida, escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar, escala do Impacto do Evento e um questionário de satisfação e aceitabilidade da intervenção educativa. Foram realizadas análises descritivas de frequência simples, dispersão, teste T de Student para amostras independentes, Qui quadrado e covariância. O nível de significância adotado foi 0,05. Este estudo foi registrado sob o número NCT 01379495. Os grupos apresentaram-se semelhantes nas características sociodemográficas e clínicas e somente a idade apresentou diferença estatisticamente significante. Não houve diferença significante entre os grupos em relação ao estado de saúde, autoeficácia percebida, proporção de retorno ao trabalho e depressão aos seis meses da alta hospitalar. A ansiedade foi estatisticamente menor no grupo de intervenção (p=0,03), bem como o estresse pós-traumático (p=0,02). De uma forma geral, os participantes do GI reportaram satisfação e aceitabilidade da intervenção educativa. O Modelo educativo com seguimento por telefone para vítimas de queimaduras é uma intervenção de fácil acesso e promissora para promover o autocuidado de vítimas de queimaduras durante a fase de reabilitação. Outros estudos poderão ser realizados a fim de detectar possíveis diferenças na mudança do estado de saúde físico e mental das vítimas de queimaduras.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-20022015-155850/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/83/83131/tde-20022015-155850/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090881740865536