O labor secreto de Le Corbusier

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Benoit, Alexandre Hector
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-25072014-101116/
Resumo: Após iniciar sua trajetória como pintor junto às vanguardas parisienses do cubismo e do purismo, Le Corbusier cessa em 1923, aos olhos do público, tal atividade, mantendo-a regular e sistemática como um trabalho exclusivo seu. Afora algumas poucas exposições menores e discretas, Le Corbusier permanece cerca de 30 anos pintando sem expor até que, em 1948, inicia o redescobrimento do que veio a chamar de seu \"labor secreto\". Esse processo de retomada da pintura como a \"virtude profunda\" de sua arquitetura e de seu urbanismo converge, em 1953, para uma grande exposição em Paris, quebrando definitivamente o seu silêncio de três décadas. Nesse percurso, analisou-se não apenas as fases de sua pintura, como seu significado enquanto formalização discursiva do trabalho conceitual de Le Corbusier, valorizando-se a relação entre pintura e urbanismo, em especial, a partir de suas viagens para a América do Sul.
id USP_626c60f4a1e1d7d3ea00478fb0140edf
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25072014-101116
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling O labor secreto de Le CorbusierLe Corbusier\'s Secret LaborAmérica do SulLe CorbusierLe CorbusierPaintingPinturaSouth AmericaUrbanismUrbanismoApós iniciar sua trajetória como pintor junto às vanguardas parisienses do cubismo e do purismo, Le Corbusier cessa em 1923, aos olhos do público, tal atividade, mantendo-a regular e sistemática como um trabalho exclusivo seu. Afora algumas poucas exposições menores e discretas, Le Corbusier permanece cerca de 30 anos pintando sem expor até que, em 1948, inicia o redescobrimento do que veio a chamar de seu \"labor secreto\". Esse processo de retomada da pintura como a \"virtude profunda\" de sua arquitetura e de seu urbanismo converge, em 1953, para uma grande exposição em Paris, quebrando definitivamente o seu silêncio de três décadas. Nesse percurso, analisou-se não apenas as fases de sua pintura, como seu significado enquanto formalização discursiva do trabalho conceitual de Le Corbusier, valorizando-se a relação entre pintura e urbanismo, em especial, a partir de suas viagens para a América do Sul.After beginning his trajectory as a painter in the Parisian cubist and purist avant-garde movements, Le Corbusier halts his painting activity to the eyes of the public, keeping it regularly and systematically just for himself. Aside from a few small and discreet exhibitions, Le Corbusier spends 30 years painting without exhibiting until 1948, when he begins the rediscovery of what was to be called his \"secret labor\". This process of recovery of his painting as a \"profound virtue\" of his architecture and urbanism culminates in a huge exhibition in Paris, in 1953, breaking once and for all his 30-year silence. In this piece, not only the phases of Le Corbusier\'s painting were analyzed, but also its meaning as a discursive formalization of his conceptual work.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAzevedo, Ricardo Marques deBenoit, Alexandre Hector2014-05-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-25072014-101116/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:54Zoai:teses.usp.br:tde-25072014-101116Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O labor secreto de Le Corbusier
Le Corbusier\'s Secret Labor
title O labor secreto de Le Corbusier
spellingShingle O labor secreto de Le Corbusier
Benoit, Alexandre Hector
América do Sul
Le Corbusier
Le Corbusier
Painting
Pintura
South America
Urbanism
Urbanismo
title_short O labor secreto de Le Corbusier
title_full O labor secreto de Le Corbusier
title_fullStr O labor secreto de Le Corbusier
title_full_unstemmed O labor secreto de Le Corbusier
title_sort O labor secreto de Le Corbusier
author Benoit, Alexandre Hector
author_facet Benoit, Alexandre Hector
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Ricardo Marques de
dc.contributor.author.fl_str_mv Benoit, Alexandre Hector
dc.subject.por.fl_str_mv América do Sul
Le Corbusier
Le Corbusier
Painting
Pintura
South America
Urbanism
Urbanismo
topic América do Sul
Le Corbusier
Le Corbusier
Painting
Pintura
South America
Urbanism
Urbanismo
description Após iniciar sua trajetória como pintor junto às vanguardas parisienses do cubismo e do purismo, Le Corbusier cessa em 1923, aos olhos do público, tal atividade, mantendo-a regular e sistemática como um trabalho exclusivo seu. Afora algumas poucas exposições menores e discretas, Le Corbusier permanece cerca de 30 anos pintando sem expor até que, em 1948, inicia o redescobrimento do que veio a chamar de seu \"labor secreto\". Esse processo de retomada da pintura como a \"virtude profunda\" de sua arquitetura e de seu urbanismo converge, em 1953, para uma grande exposição em Paris, quebrando definitivamente o seu silêncio de três décadas. Nesse percurso, analisou-se não apenas as fases de sua pintura, como seu significado enquanto formalização discursiva do trabalho conceitual de Le Corbusier, valorizando-se a relação entre pintura e urbanismo, em especial, a partir de suas viagens para a América do Sul.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-25072014-101116/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-25072014-101116/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091069062676480