Diversidade na unidade: a Tradição Polícroma da Amazônia na História Indígena de longa duração do Médio Solimões (500-1900 d.C.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Rafael Cardoso de Almeida
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-31102024-172445/
Resumo: Esta tese tem como objeto a história indígena do Médio Solimões entre 500 e 1900 d.C., tomando como eixo de análise persistente a produção cerâmica da Tradição Polícroma da Amazônia (TPA). A TPA é a tradição cerâmica tardia de maior dispersão da Amazônia, atingindo, ao redor do ano 1000 d.C., a calha dos grandes rios da Amazônia Central e Ocidental. O Médio Solimões (AM) é área central de estudos da TPA na medida em que possui as datas mais antigas para essa ocupação, assim como evidências muito recentes. A temática foi abordada por três aproximações. A primeira se refere à escavação e análise contextual e cerâmica comparativa de três sítios arqueológicos: São João, na beira do rio Solimões, e Tauary e Ponta da Castanha, na Floresta Nacional de Tefé no lago Tefé. Esses procedimentos revelaram diferenças contextuais e tecnológicas internas à produção cerâmica polícroma relacionadas a uma periodicidade demarcada. A segunda dimensão abordada envolveu a conexão entre o contexto arqueológico prévio à invasão europeia e o contexto histórico associado à invasão e colonização do Médio Solimões. Esse estudo de arqueologia documental permitiu traçar linhas de continuidade entre contexto histórico e arqueológico, iluminando um em função do outro, assim como propiciou a percepção de uma continuidade na produção cerâmica polícroma até o crepúsculo do século XIX. Para a terceira aproximação, a conjunção de dados regionais levou a uma revisão geral do processo de dispersão da Tradição Polícroma, desenvolvida por meio de técnicas de arqueologia computacional. Essas análises reforçaram a multiplicidade de momentos da dispersão da cerâmica polícroma, apontando, ainda, para a importância de rios secundários para essa expansão. Por fim, essa massa de estudos foi sintetizada de forma a produzir uma história de longa duração dos produtores de cerâmica polícroma no Médio Solimões dividida em três momentos: o primeiro entre 500-1300 d.C., de convivência entre grupos distintos produzindo cerâmicas diferentes; o segundo, no qual a cerâmica polícroma predomina e com ela modos de vida baseados na predação, entre 1300-1630 d.C.; e um período tardio, entre 1630-1900 d.C., engendrado pelo colonialismo na Amazônia, no qual a produção cerâmica polícroma persiste como resistência de mulheres indígenas no âmbito das missões e povoados coloniais e pós-coloniais.
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spelling Diversidade na unidade: a Tradição Polícroma da Amazônia na História Indígena de longa duração do Médio Solimões (500-1900 d.C.)Diversity in unity: the Polychorme Tradition in the indigenous History of the Middle Solimões (500-1900 A.D)Arqueologia Amazônica; Tradição Polícroma da Amazônia; Análise cerâmica; Arqueologia do Colonialismo; Arqueologia Computacional.Keywords: Amazonian Archaeology; Polychrome Tradition of the Amazon; Ceramic analysis; Archaeology of Colonialism; Computational Archaeology.Esta tese tem como objeto a história indígena do Médio Solimões entre 500 e 1900 d.C., tomando como eixo de análise persistente a produção cerâmica da Tradição Polícroma da Amazônia (TPA). A TPA é a tradição cerâmica tardia de maior dispersão da Amazônia, atingindo, ao redor do ano 1000 d.C., a calha dos grandes rios da Amazônia Central e Ocidental. O Médio Solimões (AM) é área central de estudos da TPA na medida em que possui as datas mais antigas para essa ocupação, assim como evidências muito recentes. A temática foi abordada por três aproximações. A primeira se refere à escavação e análise contextual e cerâmica comparativa de três sítios arqueológicos: São João, na beira do rio Solimões, e Tauary e Ponta da Castanha, na Floresta Nacional de Tefé no lago Tefé. Esses procedimentos revelaram diferenças contextuais e tecnológicas internas à produção cerâmica polícroma relacionadas a uma periodicidade demarcada. A segunda dimensão abordada envolveu a conexão entre o contexto arqueológico prévio à invasão europeia e o contexto histórico associado à invasão e colonização do Médio Solimões. Esse estudo de arqueologia documental permitiu traçar linhas de continuidade entre contexto histórico e arqueológico, iluminando um em função do outro, assim como propiciou a percepção de uma continuidade na produção cerâmica polícroma até o crepúsculo do século XIX. Para a terceira aproximação, a conjunção de dados regionais levou a uma revisão geral do processo de dispersão da Tradição Polícroma, desenvolvida por meio de técnicas de arqueologia computacional. Essas análises reforçaram a multiplicidade de momentos da dispersão da cerâmica polícroma, apontando, ainda, para a importância de rios secundários para essa expansão. Por fim, essa massa de estudos foi sintetizada de forma a produzir uma história de longa duração dos produtores de cerâmica polícroma no Médio Solimões dividida em três momentos: o primeiro entre 500-1300 d.C., de convivência entre grupos distintos produzindo cerâmicas diferentes; o segundo, no qual a cerâmica polícroma predomina e com ela modos de vida baseados na predação, entre 1300-1630 d.C.; e um período tardio, entre 1630-1900 d.C., engendrado pelo colonialismo na Amazônia, no qual a produção cerâmica polícroma persiste como resistência de mulheres indígenas no âmbito das missões e povoados coloniais e pós-coloniais.The present doctoral thesis has as its object the indigenous history of the Middle Solimões between 500 and 1900 A.D., taking as its persistent axis of analysis the ceramic production of the Polychrome Tradition of the Amazonia. The Polychrome Tradition is the most widely dispersed late ceramic tradition in the Amazon, reaching around the year 1000 A.D. the margins of the great rivers of Central and Western Amazonia. The Middle Solimões is a central area of study of the Polychrome Tradition as it has the earliest dates for this occupation, as well as very recent evidence. The theme was approached through three dimensions. The first refers to the excavation and comparative contextual and ceramic analysis of three archaeological sites: São João, on the banks of the Solimões River, and Tauary and Ponta da Castanha, in the Tefé National Forest on Lake Tefé. These procedures revealed contextual and technological differences internal to Polychrome ceramic production related to specific periods. The second dimension involved the connection between the archaeological contexts prior to the European invasion and the historical contexts associated with the invasion and colonization of the Middle Solimões. This documentary archaeology research allowed us to draw lines of continuity between historical and archaeological contexts, illuminating one in relation to the other, as well as providing the perception of a continuity in Polychrome ceramic production until the twilight of the nineteenth century. For the third approximation, the conjunction of regional data led to a general revision of the dispersion process of the Polychrome Tradition, developed using computational archaeology techniques. These analyses reinforced the multiplicity of moments of the dispersion of Polychrome ceramics, also pointing to the importance of secondary rivers for this expansion. Finally, this mass of studies was synthesized in order to produce a long-term history of Polychrome pottery producers in the Middle Solimões divided into three moments: the first between 500-1300 A.D., of coexistence between distinct groups producing different ceramics; the second, in which Polychrome pottery predominates and with it ways of life based on predation, between 1300-1630 A.D.; and a late period, between 1630-1900 A.D., engendered by colonialism in the Amazon, in which Polychrome ceramic production persists as a form of resistance of indigenous women within the scope of colonial and postcolonial missions and settlements.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAlmeida, Fernando Ozorio deNeves, Eduardo GoesLopes, Rafael Cardoso de Almeida2024-01-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-31102024-172445/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-11-07T19:21:02Zoai:teses.usp.br:tde-31102024-172445Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-11-07T19:21:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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