Psi: é possível treinar? revisando a literatura sobre desenvolvimento psi
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-09082013-122528/ |
Resumo: | Estuda as experiências anômalas (EAs), as quais podem ser definidas como incomuns e irregulares, ainda que vivenciadas por uma grande parcela da população. Dentre a variedade de EAs, concentra-se nas experiências relacionadas a psi, que incluem duas categorias. A primeira abrange relatos de percepção extra-sensorial (ESP), ou seja, indicativos da capacidade de se obter informação sem a utilização dos canais sensoriais ou de inferências lógicas. A segunda é chamada de Psicocinesia (PK) e refere-se a relatos da ação ou efeito da mente sobre a matéria, ou seja, quando as preferências ou pensamentos de pessoas parecem afetar o ambiente físico, sem a mediação do sistema muscular ou outra força física ou mecanismo físico reconhecido. Investiga se: a) é possível treinar pessoas para estarem mais aptas para perceber e utilizar os fenômenos psi no contexto experimental e b) se a manipulação de certos fatores pode aumentar significativamente os índices de psi em laboratório. Para tanto, revisa e discute por meio de sistematização a eficácia das pesquisas de treinamentos psi (TP) e os resultados de estudos que manipulam variáveis consideradas psicondutivas (VCP). Agrupa os estudos nestas duas categorias (TP e VCP), considerando variáveis específicas e comuns para os dois grupos. Avalia os estudos em blocos, segundo as variáveis consideradas, com ênfase nos dados estatísticos e do método. A revisão da literatura ocorre de março de 2007 a fevereiro de 2008 e abrange livros e artigos científicos relacionados ao tema. 128 estudos são revisados, sendo 87 deles relacionados a manipulação de VCP e 41 relacionados ao TP, totalizando 9.153 participantes em 845.815 ensaios. Avalia que 37% dos estudos TP são criticados, sendo a maior parte das críticas endereçada a problemas de método, enquanto que 16% dos estudos VCP recebem críticas. Conclui que os estudos não são eficazes em treinar psi ou manipular variáveis psi-condutivas, ainda que a maior parte deles obtenha resultados significativos e na direção esperada. De uma forma geral eles falham em termos da elaboração de métodos capazes de excluir hipóteses alternativas àquelas testadas, sendo que as principais falhas são: 1. falta de grupos controle; 2. controle inadequado da variável crença, tanto em relação aos sujeitos como aos pesquisadores; 3. falha em avaliar o real aprendizado; a maioria dos estudos são de curta ou curtíssima duração e sem a avaliação e/ou correlação dos fatores, aos quais se atribui aprendizado, com os escores psi. Com exceção de um estudo, os demais não apresentam testes posteriores para verificar a possível manutenção dos níveis de psi alcançados; 4. o efeito experimentador psi e psicológico é amplamente ignorado pela maioria dos estudos; 5. falta de parâmetros padrões para avaliar determinadas características ou estados (ex. hipnose, meditação, ganzfeld); 6. falta de uma abordagem sistêmica e integrada em relação aos fenômenos psi, aos métodos para testá-los e as múltiplas variáveis passíveis de influenciá-lo. Considera estas falhas apresentando sugestões para superá-las e uma proposta inicial exploratória de treinamento psi |
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Psi: é possível treinar? revisando a literatura sobre desenvolvimento psiPsi: is it possible to train it? a review of the literature about psi developmentAnomalistic psychologyAnomalous experiencesExperiências anômalasExtrasensory perceptionPercepção extra-sensorialPsi trainingPsicologia anomalisticaTreinamento psiEstuda as experiências anômalas (EAs), as quais podem ser definidas como incomuns e irregulares, ainda que vivenciadas por uma grande parcela da população. Dentre a variedade de EAs, concentra-se nas experiências relacionadas a psi, que incluem duas categorias. A primeira abrange relatos de percepção extra-sensorial (ESP), ou seja, indicativos da capacidade de se obter informação sem a utilização dos canais sensoriais ou de inferências lógicas. A segunda é chamada de Psicocinesia (PK) e refere-se a relatos da ação ou efeito da mente sobre a matéria, ou seja, quando as preferências ou pensamentos de pessoas parecem afetar o ambiente físico, sem a mediação do sistema muscular ou outra força física ou mecanismo físico reconhecido. Investiga se: a) é possível treinar pessoas para estarem mais aptas para perceber e utilizar os fenômenos psi no contexto experimental e b) se a manipulação de certos fatores pode aumentar significativamente os índices de psi em laboratório. Para tanto, revisa e discute por meio de sistematização a eficácia das pesquisas de treinamentos psi (TP) e os resultados de estudos que manipulam variáveis consideradas psicondutivas (VCP). Agrupa os estudos nestas duas categorias (TP e VCP), considerando variáveis específicas e comuns para os dois grupos. Avalia os estudos em blocos, segundo as variáveis consideradas, com ênfase nos dados estatísticos e do método. A revisão da literatura ocorre de março de 2007 a fevereiro de 2008 e abrange livros e artigos científicos relacionados ao tema. 128 estudos são revisados, sendo 87 deles relacionados a manipulação de VCP e 41 relacionados ao TP, totalizando 9.153 participantes em 845.815 ensaios. Avalia que 37% dos estudos TP são criticados, sendo a maior parte das críticas endereçada a problemas de método, enquanto que 16% dos estudos VCP recebem críticas. Conclui que os estudos não são eficazes em treinar psi ou manipular variáveis psi-condutivas, ainda que a maior parte deles obtenha resultados significativos e na direção esperada. De uma forma geral eles falham em termos da elaboração de métodos capazes de excluir hipóteses alternativas àquelas testadas, sendo que as principais falhas são: 1. falta de grupos controle; 2. controle inadequado da variável crença, tanto em relação aos sujeitos como aos pesquisadores; 3. falha em avaliar o real aprendizado; a maioria dos estudos são de curta ou curtíssima duração e sem a avaliação e/ou correlação dos fatores, aos quais se atribui aprendizado, com os escores psi. Com exceção de um estudo, os demais não apresentam testes posteriores para verificar a possível manutenção dos níveis de psi alcançados; 4. o efeito experimentador psi e psicológico é amplamente ignorado pela maioria dos estudos; 5. falta de parâmetros padrões para avaliar determinadas características ou estados (ex. hipnose, meditação, ganzfeld); 6. falta de uma abordagem sistêmica e integrada em relação aos fenômenos psi, aos métodos para testá-los e as múltiplas variáveis passíveis de influenciá-lo. Considera estas falhas apresentando sugestões para superá-las e uma proposta inicial exploratória de treinamento psiThis dissertation is about studies of anomalous experiences (AEs), which can be defined as uncommon and irregular, but reported by a large segment of the population. Among the variety of AEs, this work concentrates on psi-related experiences, which includes two categories. The first are reports of extrasensory perception (ESP), which suggest the capacity of obtaining information without the use of the sensory channels or logical inference. The second is called of psychokinesis (PK), which refers to reports of the action or effect of the mind on matter, or when people\'s thoughts seem to affect the physical environment, without the mediation of the muscular system, a physical force, or a recognized physical mechanism. The study explores if: a) it is possible to train people to be more capable to perceive and use psi phenomena in the experimental context and, b) if the manipulation of some factors can increase psi scores significantly in the laboratory. A review of the research on the effectiveness of psi trainings (PT) and of studies that manipulate psi-conductive variables (PCV) is presented. The studies are grouped in these two categories (PT and PCV), considering specific and common variables for both groups. Studies are evaluated in subgroups, according to specific variables, with emphasis on statistics and methods. The literature review was conducted from March 2007 to February 2008, and it includes books and scientific papers on the topic. 128 studies are reviewed; 87 of them about the manipulation of VCP and 41 of TP, for a total of 9.153 participants in 845.815 trials. 37% of the TP studies are criticized, mostly on methodological grounds, while the same was the case for 16% of the VCP studies. Although most of the studies obtained significant results in the expected direction, it is concluded that they are not effective to train psi or to manipulate psiconductive variables. In general they fail in terms of the elaboration of methods capable to exclude alternative hypotheses, and the main flaws are: 1. lack of control groups; 2. inappropriate control of the variable of belief, for both the subjects and researchers; 3. lack of evaluation of learning; most of the studies were of brief duration and without the evaluation and/or correlation of the factors to which learning is attributed, and in relation to psi scores. With the exception of one study, the rest do not present subsequent analyses to verify the possible maintenance of the psi levels obtained; 4. the experimenter effect (psi and psychological) is ignored completely in most of the studies; 5. lack of standard parameters to evaluate certain characteristics or states (for example hypnosis, meditation, ganzfeld); 6. lack of a systemic and integrated approach in relation to psi phenomena, to the methods used to test them, and to multiple variables that may influence them. In addition to discussing these problems, suggestions are presented to improve the situation, together with an exploratory initial proposal for psi trainingBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVasconcelos, Esdras GuerreiroSilva, Fábio Eduardo da2009-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-09082013-122528/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:36Zoai:teses.usp.br:tde-09082013-122528Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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