Para além do imaginário de bebedeiras e baladas: lazer e educação em viagens de formatura
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100140/tde-22082022-094328/ |
Resumo: | O imaginário criado acerca das viagens de formatura, remete-nos a histórias de baladas e à maneira desorganizada com que as viagens de formatura parecem ser conduzidas, bem como um exagerado comportamento dos jovens e o consumo exacerbado de bebidas alcoólicas. Por outro lado, esse comportamento pode ser entendido pelo fato de que essa viagem marca a celebração do final de um ciclo e o início de um novo, a transição do mundo jovem para a vida adulta. A partir disso, surgiu a inquietação por investigar se há um propósito de cunho pedagógico nas viagens e se é verídica essa percepção negativa que se tem sobre as viagens de formatura. Visto isso, o presente trabalho teve como objetivo principal, investigar se para além das festas e diversão, existe ou não, alguma proposta pedagógica inserida através das atividades de lazer realizadas nesse tipo de viagem. Os objetivos específicos se concentraram em: descrever como se dá o processo para realização de uma viagem de formatura; entender como é realizado o processo de formação profissional dos monitores e coordenadores; identificar e analisar a relação lazer e educação no processo de desenvolvimento da viagem. A fim de responder às questões levantadas, foi utilizado o método qualitativo, exploratório e de caráter descritivo, além da combinação da pesquisa bibliográfica, combinada à análise documental, feita através de material disponibilizado pela empresa. Além disso, as técnicas utilizadas para coleta de dados foram: entrevista semiestruturada com o diretor de operações e produtos da empresa pesquisada e a observação simples, realizada nas reuniões de apresentação aos responsáveis. De acordo com os resultados, foi possível perceber que apesar dos esforços da empresa em introduzir passeios e atividades, de fato, não há nenhuma proposta para inserção de atividades de lazer com cunho pedagógico que seja feita de maneira intencional nas viagens de formatura. No que diz respeito ao treinamento dos profissionais, observou-se que não há formação suficiente ligada às questões de lazer e seus conceitos. Portanto, a relação educação e lazer no processo de desenvolvimento da viagem não é levada em consideração por parte da empresa, que se inclina a um foco econômico e comercial. Por isso, sugere-se o aperfeiçoamento do módulo que aborda as questões ligadas ao lazer em seus treinamentos, bem como a atualização dos seus conceitos. Apesar de uma resposta negativa, constatou-se que o fato de que as viagens de formatura podem ser divididas em dois grandes grupos de acordo com o público atendido, que fazem parte de um nicho específico e foram entendidas como um rito de passagem, que marca o encerramento de um ciclo, em que o foco é justamente a comemoração. Portanto, esse imaginário corresponde, sim, à realidade e, desde que ocorra em um ambiente seguro, torna-se um ritual importante para o jovem no processo de socialização, sensação de pertencimento e reconhecimento do seu lugar na sociedade |
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Para além do imaginário de bebedeiras e baladas: lazer e educação em viagens de formaturaBeyond the imaginary of binge drinking and parties: leisure and education in graduation tripsFormaturaGraduationJuventude e LazerLazer e educaçãoLeisure and EducationLeisure ProfessionalsProfissionais do lazerTourismTurismoYouth and LeisureO imaginário criado acerca das viagens de formatura, remete-nos a histórias de baladas e à maneira desorganizada com que as viagens de formatura parecem ser conduzidas, bem como um exagerado comportamento dos jovens e o consumo exacerbado de bebidas alcoólicas. Por outro lado, esse comportamento pode ser entendido pelo fato de que essa viagem marca a celebração do final de um ciclo e o início de um novo, a transição do mundo jovem para a vida adulta. A partir disso, surgiu a inquietação por investigar se há um propósito de cunho pedagógico nas viagens e se é verídica essa percepção negativa que se tem sobre as viagens de formatura. Visto isso, o presente trabalho teve como objetivo principal, investigar se para além das festas e diversão, existe ou não, alguma proposta pedagógica inserida através das atividades de lazer realizadas nesse tipo de viagem. Os objetivos específicos se concentraram em: descrever como se dá o processo para realização de uma viagem de formatura; entender como é realizado o processo de formação profissional dos monitores e coordenadores; identificar e analisar a relação lazer e educação no processo de desenvolvimento da viagem. A fim de responder às questões levantadas, foi utilizado o método qualitativo, exploratório e de caráter descritivo, além da combinação da pesquisa bibliográfica, combinada à análise documental, feita através de material disponibilizado pela empresa. Além disso, as técnicas utilizadas para coleta de dados foram: entrevista semiestruturada com o diretor de operações e produtos da empresa pesquisada e a observação simples, realizada nas reuniões de apresentação aos responsáveis. De acordo com os resultados, foi possível perceber que apesar dos esforços da empresa em introduzir passeios e atividades, de fato, não há nenhuma proposta para inserção de atividades de lazer com cunho pedagógico que seja feita de maneira intencional nas viagens de formatura. No que diz respeito ao treinamento dos profissionais, observou-se que não há formação suficiente ligada às questões de lazer e seus conceitos. Portanto, a relação educação e lazer no processo de desenvolvimento da viagem não é levada em consideração por parte da empresa, que se inclina a um foco econômico e comercial. Por isso, sugere-se o aperfeiçoamento do módulo que aborda as questões ligadas ao lazer em seus treinamentos, bem como a atualização dos seus conceitos. Apesar de uma resposta negativa, constatou-se que o fato de que as viagens de formatura podem ser divididas em dois grandes grupos de acordo com o público atendido, que fazem parte de um nicho específico e foram entendidas como um rito de passagem, que marca o encerramento de um ciclo, em que o foco é justamente a comemoração. Portanto, esse imaginário corresponde, sim, à realidade e, desde que ocorra em um ambiente seguro, torna-se um ritual importante para o jovem no processo de socialização, sensação de pertencimento e reconhecimento do seu lugar na sociedadeThe imaginary created about graduation trips reminds us of party stories and the disorganized way in which graduation trips seem to be conducted, as well as an exaggerated behavior of young people and the exacerbated consumption of alcoholic beverages. On the other hand, this behavior can be understood by the fact that this trip marks the celebration of the end of a cycle and the beginning of a new one, the transition from the young world to adulthood. From this, the concern arose to investigate whether there is a pedagogical purpose in travel and whether this negative perception of graduation trips is true. Given this, the main objective of this work was to investigate whether, in addition to the parties and entertainment, there is or not, some pedagogical proposal inserted through the leisure activities carried out in this type of trip. The specific objectives focused on describing how the process for carrying out a graduation trip takes place; understand how the process of professional training of monitors and coordinators is carried out; identify and analyze the relationship between leisure and education in the travel development process. In order to answer the questions raised, the qualitative, exploratory and descriptive method was used, in addition to the combination of bibliographic research, combined with document analysis, made through material provided by the company. In addition, the techniques used for data collection were semi-structured interview with the director of operations and products of the researched company and simple observation, carried out in the presentation meetings to those responsible. According to the results, it was possible to perceive that despite the company\'s efforts to introduce tours and activities, in fact, there is no proposal for the inclusion of leisure activities with a pedagogical nature that is done intentionally in graduation trips. Regarding the training of professionals, it was observed that there is not enough training related to leisure issues and their concepts. Therefore, the relationship between education and leisure in the travel development process is not considered by the company, which leans towards an economic and commercial focus. Therefore, it is suggested to improve the module that addresses issues related to leisure in their training, as well as updating their concepts. Despite a negative response, it was found that the fact that graduation trips can be divided into two large groups according to the public served, which are part of a specific niche and were understood as a rite of passage, which marks the end of a cycle, in which the focus is precisely the celebration. Therefore, this imaginary does correspond to reality and, if it takes place in a safe environment, it becomes an important ritual for young people in the process of socialization, feeling of belonging and recognition of their place in societyBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPStoppa, Edmur AntonioMachado, Nadini Falcão2022-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100140/tde-22082022-094328/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-09-27T16:38:50Zoai:teses.usp.br:tde-22082022-094328Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-09-27T16:38:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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