Pesquisa-ação sobre sexualidade e vulnerabilidade às IST/aids com alunos de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alencar, Rúbia de Aguiar
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-04102007-180934/
Resumo: Nesta pesquisa, trabalhou-se com estudantes da graduação em Enfermagem de uma faculdade pública do interior paulista, propondo: avaliar os fatores de vulnerabilidade para o risco de contaminação às IST/aids (Infecções Sexualmente Transmissíveis), levantar informações gerais sobre o comportamento sexual desses sujeitos, consultar o entendimento dos pesquisados sobre o papel da graduação em relação à temática sexualidade e IST/aids e realizar uma oficina pedagógica à respeito da temática estudada. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa mediada pela metodologia da pesquisa-ação, fundamentada em referencial teórico-metodológico de Paulo Freire. Coletou-se os dados, mediante questionário individual, com questões norteadoras cujos resultados evidenciaram haver diferenças entre o 1° e 4° ano em relação ao comportamento sexual, uso de métodos contraceptivos e opiniões sobre o papel da graduação. Houve entre os indivíduos uma mudança entre o método contraceptivo utilizado na primeira relação sexual (preservativo) e o método escolhido para o relacionamento atual (preservativo associado ao uso do anticoncepcional). O uso sistemático do preservativo ocorre mais entre os alunos do 1° ano do que entre os do 4° ano. Para obter conhecimento sobre sexualidade e IST/aids os alunos do último ano sugeriram metodologias de ensino mais participativas (debates, discussões, dinâmicas e oficinas) enquanto os alunos do 1° ano optaram por metodologias pouco participativas (aulas expositivas e palestras) e participativas. Entre os alunos que estão saindo da faculdade a maioria relata ter obtido informações suficientes, enquanto a maior parte dos alunos do 1° ano tem expectativa de adquirir mais conhecimento sobre sexualidade e IST/aids. Encontramos que oitenta por cento dos alunos do 4° ano já haviam vivenciado alguma situação acadêmica onde tiveram que abordar questões sobre sexualidade e/ou IST/aids. Concluímos que a população estudada merece atenção especial por parte de seus educadores, uma vez que, durante toda a nossa pesquisa percebemos a motivação e o interesse em abordar a sexualidade humana e IST/aids. Acreditamos que dessa maneira estaremos formando enfermeiros críticos, autênticos, reflexivos e abertos ao diálogo para discutir a temática em apreço.
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Coletou-se os dados, mediante questionário individual, com questões norteadoras cujos resultados evidenciaram haver diferenças entre o 1° e 4° ano em relação ao comportamento sexual, uso de métodos contraceptivos e opiniões sobre o papel da graduação. Houve entre os indivíduos uma mudança entre o método contraceptivo utilizado na primeira relação sexual (preservativo) e o método escolhido para o relacionamento atual (preservativo associado ao uso do anticoncepcional). O uso sistemático do preservativo ocorre mais entre os alunos do 1° ano do que entre os do 4° ano. Para obter conhecimento sobre sexualidade e IST/aids os alunos do último ano sugeriram metodologias de ensino mais participativas (debates, discussões, dinâmicas e oficinas) enquanto os alunos do 1° ano optaram por metodologias pouco participativas (aulas expositivas e palestras) e participativas. Entre os alunos que estão saindo da faculdade a maioria relata ter obtido informações suficientes, enquanto a maior parte dos alunos do 1° ano tem expectativa de adquirir mais conhecimento sobre sexualidade e IST/aids. Encontramos que oitenta por cento dos alunos do 4° ano já haviam vivenciado alguma situação acadêmica onde tiveram que abordar questões sobre sexualidade e/ou IST/aids. Concluímos que a população estudada merece atenção especial por parte de seus educadores, uma vez que, durante toda a nossa pesquisa percebemos a motivação e o interesse em abordar a sexualidade humana e IST/aids. Acreditamos que dessa maneira estaremos formando enfermeiros críticos, autênticos, reflexivos e abertos ao diálogo para discutir a temática em apreço.In this research we worked with nursing students a public university in the provinces of São Paulo state. We had in mind: to assess the vulnerability factors for the risks of contamination of sexually transmitted diseases (STD)/aids, to obtain general information of those subjects sexual behavior, to discuss with them their awareness on the role of their course with the topic sexuality and STD/aids and to carry out a pedagogical workshop about that topic. To achieve that, an action-research was conducted based on Paulo Freire s theoretical and methodological references. Data were collected by means of a individual questionnaires having lead questions whose results showed that differences are found between the 1st and 4th year regarding sexual behavior, use of contraceptive methods and opinions about the role of their course. Subjects, who had used a condom in their first sexual intercourse, use a condom associated with contraconceptive bills in their current relationship. The systematic use of a condom occurs more often among 1st year students than among 4th year students. For information about sexuality and STD/aids, last year students suggested having more participative teaching methods (debates, discussions, group work and workshops) whereas 1st year students chose little participative (classes and lectures) and participative methodologies. Most students report having received adequate information whereas most 1st year students expect to acquire more information on sexuality and STD/aids. We found that 80% of 4th year students had already been in an academic situation in which questions about sexuality and STD/aids were addressed. We concluded that educators need to pay more attention to their students studied since throughout our research we noticed a great deal of motivation and interest in focusing on human sexuality and STD/aids. We believe that we will thus be educating critical, authentic and reflexive nurses willing to discuss this relevant topic.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBueno, Sonia Maria VillelaAlencar, Rúbia de Aguiar2007-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22131/tde-04102007-180934/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:54Zoai:teses.usp.br:tde-04102007-180934Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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