Os sentidos do cuidado espiritual atribuídos pelas enfermeiras na oncologia pediátrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fabiane Cristina Santos de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-15012013-100322/
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar os sentidos do cuidado espiritual atribuídos pelas enfermeiras na oncologia pediátrica, por meio da análise etnográfica interpretativa. Apoiou-se no referencial teórico da antropologia interpretativa de Clifford Geertz. Foi uma pesquisa com abordagem metodológica qualitativa, realizada em um hospital-escola, situado no interior paulista e referência para atendimento oncológico infanto-juvenil. Participaram do estudo nove enfermeiras que atuavam no setor de oncopediatria. Após a aprovação do estudo por um Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, os dados foram coletados por meio de observação participante e entrevista semiestruturada audiogravadas, complementadas pelo diário de campo, entre julho de 2011 e abril de 2012. Os dados foram analisados, seguindo-se os pressupostos da análise temática indutiva. Foram identificados códigos, os quais, posteriormente, serviram de guia para as unidades de sentidos. Da análise realizada, a partir dos textos produzidos, emergiram três unidades de sentidos: do conhecimento ao desafio para a prática clínica; agindo no momento certo: o cuidado espiritual no cotidiano da enfermeira na oncologia pediátrica; o cuidado em dose dupla: benefícios e superação. A primeira unidade de sentido, do conhecimento ao desafio para a prática clínica, revelou as tentativas das enfermeiras para expressar o conhecimento sobre o cuidado espiritual na oncologia pediátrica. A subjetividade e a complexidade, que são próprias desse cuidado, foram lembradas pelas enfermeiras. O cuidado espiritual na oncologia pediátrica apresentou-se articulado e indissociável da religião, da fé e da espiritualidade e difícil de ser identificado em suas particularidades, por não possuir fronteiras claras que delimitam o seu alcance. Esse cuidado, na visão das enfermeiras, não apresenta uma definição única; ele foi valorizado pelas informantes com influência da cultura do câncer, a partir de dor e sofrimento. A segunda unidade de sentido, discorreu sobre a necessidade de as enfermeiras conhecerem elementos culturais que são valorizados e que norteiam o pensar e o agir dos familiares, de modo a orientarem o cuidado espiritual. As participantes preocuparam-se também com o cuidar de si e com o fortalecimento de suas crenças para melhor compreensão do seu trabalho na oncologia pediátrica. Esse tema apresenta, também, como o cuidado espiritual é oferecido pelas enfermeiras, identificando situações do seu cotidiano que indicam o momento em que o cuidado espiritual deve ser oferecido. A terceira unidade versa sobre o benefício mútuo de prestar o cuidado espiritual. Ao mesmo tempo em que as enfermeiras atendem às necessidades espirituais da sua clientela, elas se confortam por meio do apoio promovido por esse cuidado. Para concretizar o cuidado espiritual, as enfermeiras superam a insegurança, a falta de habilidades e o sofrimento inerente ao câncer. Finalizando, o estudo possibilitou apreender que os sentidos do cuidado espiritual atribuídos pelas enfermeiras na oncologia pediátrica mostram que esse cuidado é realizado de forma assistemática e não prescritiva, e que é oferecido em situações eleitas e valorizadas socialmente pelo grupo somente a uma parcela da população atendida na oncologia pediátrica. Esse conhecimento demonstra o esforço das enfermeiras para incorporar o cuidado espiritual na assistência de enfermagem, valorizando o cuidado integral.
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Após a aprovação do estudo por um Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, os dados foram coletados por meio de observação participante e entrevista semiestruturada audiogravadas, complementadas pelo diário de campo, entre julho de 2011 e abril de 2012. Os dados foram analisados, seguindo-se os pressupostos da análise temática indutiva. Foram identificados códigos, os quais, posteriormente, serviram de guia para as unidades de sentidos. Da análise realizada, a partir dos textos produzidos, emergiram três unidades de sentidos: do conhecimento ao desafio para a prática clínica; agindo no momento certo: o cuidado espiritual no cotidiano da enfermeira na oncologia pediátrica; o cuidado em dose dupla: benefícios e superação. A primeira unidade de sentido, do conhecimento ao desafio para a prática clínica, revelou as tentativas das enfermeiras para expressar o conhecimento sobre o cuidado espiritual na oncologia pediátrica. A subjetividade e a complexidade, que são próprias desse cuidado, foram lembradas pelas enfermeiras. O cuidado espiritual na oncologia pediátrica apresentou-se articulado e indissociável da religião, da fé e da espiritualidade e difícil de ser identificado em suas particularidades, por não possuir fronteiras claras que delimitam o seu alcance. Esse cuidado, na visão das enfermeiras, não apresenta uma definição única; ele foi valorizado pelas informantes com influência da cultura do câncer, a partir de dor e sofrimento. A segunda unidade de sentido, discorreu sobre a necessidade de as enfermeiras conhecerem elementos culturais que são valorizados e que norteiam o pensar e o agir dos familiares, de modo a orientarem o cuidado espiritual. As participantes preocuparam-se também com o cuidar de si e com o fortalecimento de suas crenças para melhor compreensão do seu trabalho na oncologia pediátrica. Esse tema apresenta, também, como o cuidado espiritual é oferecido pelas enfermeiras, identificando situações do seu cotidiano que indicam o momento em que o cuidado espiritual deve ser oferecido. A terceira unidade versa sobre o benefício mútuo de prestar o cuidado espiritual. Ao mesmo tempo em que as enfermeiras atendem às necessidades espirituais da sua clientela, elas se confortam por meio do apoio promovido por esse cuidado. Para concretizar o cuidado espiritual, as enfermeiras superam a insegurança, a falta de habilidades e o sofrimento inerente ao câncer. Finalizando, o estudo possibilitou apreender que os sentidos do cuidado espiritual atribuídos pelas enfermeiras na oncologia pediátrica mostram que esse cuidado é realizado de forma assistemática e não prescritiva, e que é oferecido em situações eleitas e valorizadas socialmente pelo grupo somente a uma parcela da população atendida na oncologia pediátrica. Esse conhecimento demonstra o esforço das enfermeiras para incorporar o cuidado espiritual na assistência de enfermagem, valorizando o cuidado integral.This qualitative study aimed to analyze the meanings of spiritual care given by nurses in pediatric oncology, through interpretive ethnographic analysis. Clifford Geertz\'s interpretive anthropology was used as theoretical framework. The research was conducted in a teaching hospital which is reference to cancer care for children and adolescents, located in the interior of the state of São Paulo. Participants were nine nurses who worked in the oncopediatrics ward. After the approval of the study by the Committee on Research Ethics on Human Beings, data were collected through participant observation and audio taped semi-structured interviews, supplemented by field diary, between July 2011 and April 2012. Data were analyzed using inductive thematic analysis. Codes were identified and subsequently served as a guide for the units of meanings. Three units of meanings emerged from the analysis of the texts produced: from knowledge to the challenge for clinical practice; acting at the right time: spiritual care in the daily life of nurses in pediatric oncology; double care: benefits and overcoming. From knowledge to the challenge for clinical practice revealed attempts of nurses to express knowledge about spiritual care in pediatric oncology. Subjectivity and complexity, which are characteristic of this care, were reported by nurses. Spiritual care in pediatric oncology was presented as articulated and inseparable from religion, faith and spirituality and difficult to be identified in its peculiarities, as there are no clear boundaries defining its range. This care, according to nurses, does not have a single definition; it was valued by participants due to the influence of the culture of cancer as pain and suffering. The second unit of meaning addressed the need for nurses to know cultural elements that are valued and that guide family\'s thinking and acting, as to guide spiritual care. Participants were also concerned about taking care of themselves and strengthening their beliefs for a better understanding of their work in pediatric oncology. This theme also presents how spiritual care is offered by nurses, identifying situations of everyday life that indicate the moment in which spiritual care should be offered. The third unit deals with the mutual benefit of providing spiritual care. At the same time that nurses meet their clientele\'s spiritual needs, they comfort themselves through the support given by this care. In order to provide spiritual care, nurses overcome insecurity, lack of skills and the suffering inherent to cancer. The study made it possible to understand that the senses of spiritual care given by nurses in pediatric oncology show that this care is provided in an unsystematic and non-prescriptive way, and is offered in situations elected and socially valued by the group to only a portion of the population who receives care in pediatric oncology. This knowledge demonstrates the efforts of nurses to incorporate spiritual care in nursing care, enhancing comprehensive care.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNascimento, Lucila CastanheiraOliveira, Fabiane Cristina Santos de2012-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-15012013-100322/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-15012013-100322Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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