Construção da relação médico-usuário na graduação em medicina na Universidade Federal do Acre-UFAC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria das Graças Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-17072017-182250/
Resumo: A particularidade do curso de medicina da Universidade Federal do Acre é descrita desde o projeto de criação do curso, que nasceu da necessidade de fixação de médicos no Acre, e para inserir os estudantes no ambiente da Atenção Primária, além de contar com disciplinas de base humana diante toda a formação. Formaram-se dez turmas na Universidade, e por ocasião da revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais, o curso está revendo a proposta pedagógica curricular. Este estudo foi realizado no ambiente universitário e locais de prática dos estudantes, e teve a participação de professores, preceptores e alunos. A principal motivação foi encontrar os caminhos, percursos, locais e ambientes onde fizesse sentido aos estudantes e professores a aprendizagem para se relacionar com o outro, enquanto sujeito, tomando como ponto de partida o cuidado integral. O estudo ratifica estudos anteriores que tratam sobre a formação médica. Foi recolhido que a aprendizagem acontece de forma singular, e que não existe especificamente um momento onde se conversa especificamente sobre a relação médico-usuário, a não ser os campos de prática, onde os estudantes escutam e observam as atitudes dos docentes e preceptores. Também a aprendizagem acontece nas observações de outros atendimentos, e em situações onde os próprios estudantes estão na posição de usuários do serviço de saúde. A coordenação do curso está investindo tempo e recursos na capacitação de todos os docentes em metodologias pedagógicas de ensino e avaliação, assim como a mudança na grade curricular é uma aposta na melhoria da inter-relação entre as disciplinas. A precoce inserção dos estudantes na vivência com a comunidade foi apontada pelos participantes como um importante dispositivo de vinculação e estabelecimento de uma relação médico-usuário voltada para o cuidado integral
id USP_6404b91d4dfb8251f16eeaff230d4c85
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-17072017-182250
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Construção da relação médico-usuário na graduação em medicina na Universidade Federal do Acre-UFACBuilding physician-user relationship during undergraduate medical course in Universidade Federal do Acre UFACEducação em SaúdeEnsino-aprendizagemHealth EducationMedical Course of UFACMedicina UFACPhysician-user RelationshipRelação Médico-usuárioTeaching-learningUFACUFACA particularidade do curso de medicina da Universidade Federal do Acre é descrita desde o projeto de criação do curso, que nasceu da necessidade de fixação de médicos no Acre, e para inserir os estudantes no ambiente da Atenção Primária, além de contar com disciplinas de base humana diante toda a formação. Formaram-se dez turmas na Universidade, e por ocasião da revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais, o curso está revendo a proposta pedagógica curricular. Este estudo foi realizado no ambiente universitário e locais de prática dos estudantes, e teve a participação de professores, preceptores e alunos. A principal motivação foi encontrar os caminhos, percursos, locais e ambientes onde fizesse sentido aos estudantes e professores a aprendizagem para se relacionar com o outro, enquanto sujeito, tomando como ponto de partida o cuidado integral. O estudo ratifica estudos anteriores que tratam sobre a formação médica. Foi recolhido que a aprendizagem acontece de forma singular, e que não existe especificamente um momento onde se conversa especificamente sobre a relação médico-usuário, a não ser os campos de prática, onde os estudantes escutam e observam as atitudes dos docentes e preceptores. Também a aprendizagem acontece nas observações de outros atendimentos, e em situações onde os próprios estudantes estão na posição de usuários do serviço de saúde. A coordenação do curso está investindo tempo e recursos na capacitação de todos os docentes em metodologias pedagógicas de ensino e avaliação, assim como a mudança na grade curricular é uma aposta na melhoria da inter-relação entre as disciplinas. A precoce inserção dos estudantes na vivência com a comunidade foi apontada pelos participantes como um importante dispositivo de vinculação e estabelecimento de uma relação médico-usuário voltada para o cuidado integralThe particularity of the medical course of the Universidade Federal do Acre is described from the project of creation of the course, which was born from the need to fix doctors in Acre, and to insert students in the environment of Primary Care, besides having basic disciplines the whole formation. Ten classes were conclused, and on the occasion of the revision of the National Curricular Guidelines, the course cordination is reviewing the curricular pedagogical proposal. This study was carried out in the university environment and places of students practice, and had the participation of teachers, preceptors and students. The main motivation was to find ways, routes, places and environments where students and teachers made sense to learn to relate to each other as a subject, taking as a starting point integral care. The study ratifies previous studies that deal with medical training. It was gathered that learning happens in a singular way, and that there is not specifically a moment where one specifically talks about the physician-user relationship, except the fields of practice, where students listen and observe the attitudes of teachers and preceptors. Also learning happens in the observations of other attendances, and in situations where the students themselves are in the position of users of the health service. The coordination of the course is investing time and resources in the training of all teachers in pedagogical methodologies of teaching and evaluation, as well as the change in the curriculum is a bet in the improvement of the interrelation between the disciplines. The early insertion of the students in the experience with the community was pointed out by the participants as an important linking device and establishment of a doctor-patient relationship focused on integral careBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFeuerwerker, Laura Camargo MacruzSilveira, Rodrigo PinheiroPereira, Maria das Graças Alves2017-05-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-17072017-182250/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-17072017-182250Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção da relação médico-usuário na graduação em medicina na Universidade Federal do Acre-UFAC
Building physician-user relationship during undergraduate medical course in Universidade Federal do Acre UFAC
title Construção da relação médico-usuário na graduação em medicina na Universidade Federal do Acre-UFAC
spellingShingle Construção da relação médico-usuário na graduação em medicina na Universidade Federal do Acre-UFAC
Pereira, Maria das Graças Alves
Educação em Saúde
Ensino-aprendizagem
Health Education
Medical Course of UFAC
Medicina UFAC
Physician-user Relationship
Relação Médico-usuário
Teaching-learning
UFAC
UFAC
title_short Construção da relação médico-usuário na graduação em medicina na Universidade Federal do Acre-UFAC
title_full Construção da relação médico-usuário na graduação em medicina na Universidade Federal do Acre-UFAC
title_fullStr Construção da relação médico-usuário na graduação em medicina na Universidade Federal do Acre-UFAC
title_full_unstemmed Construção da relação médico-usuário na graduação em medicina na Universidade Federal do Acre-UFAC
title_sort Construção da relação médico-usuário na graduação em medicina na Universidade Federal do Acre-UFAC
author Pereira, Maria das Graças Alves
author_facet Pereira, Maria das Graças Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Feuerwerker, Laura Camargo Macruz
Silveira, Rodrigo Pinheiro
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria das Graças Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Saúde
Ensino-aprendizagem
Health Education
Medical Course of UFAC
Medicina UFAC
Physician-user Relationship
Relação Médico-usuário
Teaching-learning
UFAC
UFAC
topic Educação em Saúde
Ensino-aprendizagem
Health Education
Medical Course of UFAC
Medicina UFAC
Physician-user Relationship
Relação Médico-usuário
Teaching-learning
UFAC
UFAC
description A particularidade do curso de medicina da Universidade Federal do Acre é descrita desde o projeto de criação do curso, que nasceu da necessidade de fixação de médicos no Acre, e para inserir os estudantes no ambiente da Atenção Primária, além de contar com disciplinas de base humana diante toda a formação. Formaram-se dez turmas na Universidade, e por ocasião da revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais, o curso está revendo a proposta pedagógica curricular. Este estudo foi realizado no ambiente universitário e locais de prática dos estudantes, e teve a participação de professores, preceptores e alunos. A principal motivação foi encontrar os caminhos, percursos, locais e ambientes onde fizesse sentido aos estudantes e professores a aprendizagem para se relacionar com o outro, enquanto sujeito, tomando como ponto de partida o cuidado integral. O estudo ratifica estudos anteriores que tratam sobre a formação médica. Foi recolhido que a aprendizagem acontece de forma singular, e que não existe especificamente um momento onde se conversa especificamente sobre a relação médico-usuário, a não ser os campos de prática, onde os estudantes escutam e observam as atitudes dos docentes e preceptores. Também a aprendizagem acontece nas observações de outros atendimentos, e em situações onde os próprios estudantes estão na posição de usuários do serviço de saúde. A coordenação do curso está investindo tempo e recursos na capacitação de todos os docentes em metodologias pedagógicas de ensino e avaliação, assim como a mudança na grade curricular é uma aposta na melhoria da inter-relação entre as disciplinas. A precoce inserção dos estudantes na vivência com a comunidade foi apontada pelos participantes como um importante dispositivo de vinculação e estabelecimento de uma relação médico-usuário voltada para o cuidado integral
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-17072017-182250/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6135/tde-17072017-182250/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090803648167936