Estado de São Paulo: análise geográfica da educação básica e mapeamento temático
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-18102010-143722/ |
Resumo: | Esta dissertação intenciona realizar uma análise geográfica com o apoio da cartografia temática acerca da qualidade da educação básica pública do Estado de São Paulo. Objetivamos adicionar conhecimentos, materiais e informações sobre a atual condição da escola e contribuir com o futuro planejamento da educação. Esse trabalho enfatiza a ótica da dinâmica regional, a dicotomia entre o desempenho educacional das pequenas e grandes cidades do Estado, a fim de com analisar e entender porque as cidades do interior paulista vêm obtendo ultimamente desempenhos mais satisfatórios em indicadores educacionais em relação à capital e os municípios metropolitanos de São Paulo. Há ainda a preocupação em utilizar a cartografia temática para contribuir com a própria Geografia; então, produzimos mapas temáticos desenvolvidos a partir de indicadores educacionais dos anos de 2000, 2002, 2004 e 2006, além disso há um lay out complementar em coluna destes mapas, que procurou demonstrar a evolução dos indicadores através do tempo. Então, utilizamos um rico acervo de dados estatísticos e também análises críticas a respeito do tema estudado, evidenciando a importância da linguagem gráfica para a Geografia, a Educação e outras ciências. |
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Estado de São Paulo: análise geográfica da educação básica e mapeamento temáticoState of São Paulo: geographical analysis of basic education and thematic mappingCartografia temáticaEducação paulistaEducational indicatorsGeografiaGeographyGeoprocessamentoGeoprocessingIndicadores educacionaisPaulista educationThematic cartographyEsta dissertação intenciona realizar uma análise geográfica com o apoio da cartografia temática acerca da qualidade da educação básica pública do Estado de São Paulo. Objetivamos adicionar conhecimentos, materiais e informações sobre a atual condição da escola e contribuir com o futuro planejamento da educação. Esse trabalho enfatiza a ótica da dinâmica regional, a dicotomia entre o desempenho educacional das pequenas e grandes cidades do Estado, a fim de com analisar e entender porque as cidades do interior paulista vêm obtendo ultimamente desempenhos mais satisfatórios em indicadores educacionais em relação à capital e os municípios metropolitanos de São Paulo. Há ainda a preocupação em utilizar a cartografia temática para contribuir com a própria Geografia; então, produzimos mapas temáticos desenvolvidos a partir de indicadores educacionais dos anos de 2000, 2002, 2004 e 2006, além disso há um lay out complementar em coluna destes mapas, que procurou demonstrar a evolução dos indicadores através do tempo. Então, utilizamos um rico acervo de dados estatísticos e também análises críticas a respeito do tema estudado, evidenciando a importância da linguagem gráfica para a Geografia, a Educação e outras ciências.This dissertation intend achieve a geographic analysis with the support of thematic cartographic about the quality of public basic education of nation of São Paulo. We objectify add learning, materials and information about the actual condition of school and contribute with the future planning of education. This work emphasize the vision about the regional dynamics, the dichotomy between the educational accomplishment of small cities and large cities of nation of São Paulo, with the purpose of analyze and understand because the interior cities of São Paulo obtain, recently, satisfactory accomplishment in educational indicators than the capital and the urban cities of São Paulo. Theres the preoccupation in to use thematic geography. Then we produce thematic maps developed with educational indicators of years 2000, 2002, 2004 and 2006. Above this, theres a complement lay out in pillar this maps, that aspire to demonstrate the evolution of indicators by of time. So, We use a substantial collection of statistic facts and We use critic analysis about the studied subject matter to. We put in evidence the importance of graph language to Geography, Education and other sciences.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMartinelli, MarcelloPrando, Jorge Luis2010-09-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-18102010-143722/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:12Zoai:teses.usp.br:tde-18102010-143722Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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