Desenvolvimento de protocolo para a avaliação dos efeitos da prática com realidade virtual sobre o controle motor de adultos jovens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Bruna Carolina Mania
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/82/82131/tde-09102023-121627/
Resumo: O desenvolvimento e crescimento das tecnologias, principalmente, as computacionais permitiu que os videogames gerassem interações entre o usuário e a máquina em tempo real, simulando um mundo real conhecido como Realidade Virtual (RV). A RV usa de alta tecnologia para convencer o usuário de que ele se encontra em outra realidade. A RV se ampliou para além da informática e atualmente vem contribuindo com a prática voltada para diversas áreas com o intuito de proporcionar não apenas o entretenimento, mas também, experiências voltadas para a aprendizagem e treinamento, e uma das áreas que têm se beneficiado desses jogos, é a da saúde. Diversos públicos vêm sendo estudados por meio da relação RV e controle motor, como uma alternativa às intervenções tradicionais. Entretanto, poucos são os estudos que examinaram jovens adultos e quais os efeitos desta prática sobre os processos e mecanismos envolvidos no controle dos movimentos. Além disso, não foram encontrados estudos que comparassem as adaptações em decorrência da prática com RV nesta população, cabe ressaltar, que esse público é considerado como padrão para comparação (grupo controle) com outras populações com algum comprometimento. Portanto, o objetivo primário do estudo foi o desenvolvimento de um protocolo de prática e avaliação que permita investigar os efeitos da prática com RV e da prática real sobre o controle motor de adultos jovens. E o objetivo secundário do estudo foi a aplicação do protocolo desenvolvido para avaliar a sua aplicabilidade e viabilidade. Para isso, foi (a) elaborado um protocolo de prática com atividades a serem realizadas na RV e na prática real (PR), e um protocolo de avaliação para comparar os efeitos da prática com RV e PR no controle motor de adultos jovens; e (b) realizado um estudo de aplicação, no qual participaram duas adultas jovens. Os resultados mostraram (a) o processo de desenvolvimento do protocolo de prática, que incluiu a prática dos jogos (boliche, tênis de mesa, Just Dance, vazamentos na RV e na PR) durante 18 sessões de 20 minutos, 3 vezes na semana, e do protocolo de avaliação que incluiu as avaliações do controle postural, variabilidade da frequência cardíaca (VFC) e na ativação cortical pré e pós intervenção e 1 semana após a intervenção; e que (b) o protocolo desenvolvido pode ser aplicado e se mostrou viável para comparar os efeitos das práticas com RV e PR no controle motor de adultos jovens.
id USP_64d442c8893c9c967c033bbe5255719f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09102023-121627
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Desenvolvimento de protocolo para a avaliação dos efeitos da prática com realidade virtual sobre o controle motor de adultos jovensDevelopment of a protocol for the evaluation of the effects of virtual reality practice on the motor control of young adultsAdultos jovensControle motorMotor controlRealidade virtualVirtual realityYoung adultsO desenvolvimento e crescimento das tecnologias, principalmente, as computacionais permitiu que os videogames gerassem interações entre o usuário e a máquina em tempo real, simulando um mundo real conhecido como Realidade Virtual (RV). A RV usa de alta tecnologia para convencer o usuário de que ele se encontra em outra realidade. A RV se ampliou para além da informática e atualmente vem contribuindo com a prática voltada para diversas áreas com o intuito de proporcionar não apenas o entretenimento, mas também, experiências voltadas para a aprendizagem e treinamento, e uma das áreas que têm se beneficiado desses jogos, é a da saúde. Diversos públicos vêm sendo estudados por meio da relação RV e controle motor, como uma alternativa às intervenções tradicionais. Entretanto, poucos são os estudos que examinaram jovens adultos e quais os efeitos desta prática sobre os processos e mecanismos envolvidos no controle dos movimentos. Além disso, não foram encontrados estudos que comparassem as adaptações em decorrência da prática com RV nesta população, cabe ressaltar, que esse público é considerado como padrão para comparação (grupo controle) com outras populações com algum comprometimento. Portanto, o objetivo primário do estudo foi o desenvolvimento de um protocolo de prática e avaliação que permita investigar os efeitos da prática com RV e da prática real sobre o controle motor de adultos jovens. E o objetivo secundário do estudo foi a aplicação do protocolo desenvolvido para avaliar a sua aplicabilidade e viabilidade. Para isso, foi (a) elaborado um protocolo de prática com atividades a serem realizadas na RV e na prática real (PR), e um protocolo de avaliação para comparar os efeitos da prática com RV e PR no controle motor de adultos jovens; e (b) realizado um estudo de aplicação, no qual participaram duas adultas jovens. Os resultados mostraram (a) o processo de desenvolvimento do protocolo de prática, que incluiu a prática dos jogos (boliche, tênis de mesa, Just Dance, vazamentos na RV e na PR) durante 18 sessões de 20 minutos, 3 vezes na semana, e do protocolo de avaliação que incluiu as avaliações do controle postural, variabilidade da frequência cardíaca (VFC) e na ativação cortical pré e pós intervenção e 1 semana após a intervenção; e que (b) o protocolo desenvolvido pode ser aplicado e se mostrou viável para comparar os efeitos das práticas com RV e PR no controle motor de adultos jovens.The development and growth of technologies, especially computational ones, allowed video games to generate interactions between the user and the machine in real time, simulating a real world known as Virtual Reality (VR). VR uses high technology to convince the user that he is in another reality. VR has expanded beyond informatics and is currently contributing to the practice aimed at several areas in order to provide not only entertainment, but also experiences aimed at learning and training, and one of the areas that have benefited from these games, is that of health. Several audiences have been studied through the relationship between VR and motor control, as an alternative to traditional interventions. On the other hand, there are few studies that examined young adults and what are the effects of these practices about the processes and mechanisms involved in movement control. In addition, no studies were found that compared the adaptations resulting from the practice with VR in this population, it is worth emphasizing that this public is considered a standard for comparison (control group) with other populations with some impairment. Therefore, the primary objective of the study was the development of a practice and assessment protocol that allows investigating the effects of VR practice and real practice on motor control in young adults. And the secondary objective of the study was the application of the protocol developed to evaluate its applicability and feasibility. For this, a protocol of practice with activities to be carried out in VR and in real practice (RP) was developed, as well as an evaluation protocol to compare the effects of practice with VR and RP on the motor control of young adults; and (b) an application study was carried out, in which two young adults participated. The results showed (a) the process of developing the practice protocol, which included the practice of games (bowling, table tennis, Just Dance, leaks in VR and RP) during 18 sessions of 20 minutes, 3 times a week, and the assessment protocol that included assessments of postural control, heart rate variability (HRV) and cortical activation before and after the intervention and 1 week after the intervention; and that (b) the protocol developed can be applied and proved to be viable to compare the effects of practices with VR and RP on the motor control of young adults.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJacomassi, Daniela GodoiDuarte, Bruna Carolina Mania2022-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/82/82131/tde-09102023-121627/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-10-11T13:08:03Zoai:teses.usp.br:tde-09102023-121627Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-10-11T13:08:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de protocolo para a avaliação dos efeitos da prática com realidade virtual sobre o controle motor de adultos jovens
Development of a protocol for the evaluation of the effects of virtual reality practice on the motor control of young adults
title Desenvolvimento de protocolo para a avaliação dos efeitos da prática com realidade virtual sobre o controle motor de adultos jovens
spellingShingle Desenvolvimento de protocolo para a avaliação dos efeitos da prática com realidade virtual sobre o controle motor de adultos jovens
Duarte, Bruna Carolina Mania
Adultos jovens
Controle motor
Motor control
Realidade virtual
Virtual reality
Young adults
title_short Desenvolvimento de protocolo para a avaliação dos efeitos da prática com realidade virtual sobre o controle motor de adultos jovens
title_full Desenvolvimento de protocolo para a avaliação dos efeitos da prática com realidade virtual sobre o controle motor de adultos jovens
title_fullStr Desenvolvimento de protocolo para a avaliação dos efeitos da prática com realidade virtual sobre o controle motor de adultos jovens
title_full_unstemmed Desenvolvimento de protocolo para a avaliação dos efeitos da prática com realidade virtual sobre o controle motor de adultos jovens
title_sort Desenvolvimento de protocolo para a avaliação dos efeitos da prática com realidade virtual sobre o controle motor de adultos jovens
author Duarte, Bruna Carolina Mania
author_facet Duarte, Bruna Carolina Mania
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jacomassi, Daniela Godoi
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Bruna Carolina Mania
dc.subject.por.fl_str_mv Adultos jovens
Controle motor
Motor control
Realidade virtual
Virtual reality
Young adults
topic Adultos jovens
Controle motor
Motor control
Realidade virtual
Virtual reality
Young adults
description O desenvolvimento e crescimento das tecnologias, principalmente, as computacionais permitiu que os videogames gerassem interações entre o usuário e a máquina em tempo real, simulando um mundo real conhecido como Realidade Virtual (RV). A RV usa de alta tecnologia para convencer o usuário de que ele se encontra em outra realidade. A RV se ampliou para além da informática e atualmente vem contribuindo com a prática voltada para diversas áreas com o intuito de proporcionar não apenas o entretenimento, mas também, experiências voltadas para a aprendizagem e treinamento, e uma das áreas que têm se beneficiado desses jogos, é a da saúde. Diversos públicos vêm sendo estudados por meio da relação RV e controle motor, como uma alternativa às intervenções tradicionais. Entretanto, poucos são os estudos que examinaram jovens adultos e quais os efeitos desta prática sobre os processos e mecanismos envolvidos no controle dos movimentos. Além disso, não foram encontrados estudos que comparassem as adaptações em decorrência da prática com RV nesta população, cabe ressaltar, que esse público é considerado como padrão para comparação (grupo controle) com outras populações com algum comprometimento. Portanto, o objetivo primário do estudo foi o desenvolvimento de um protocolo de prática e avaliação que permita investigar os efeitos da prática com RV e da prática real sobre o controle motor de adultos jovens. E o objetivo secundário do estudo foi a aplicação do protocolo desenvolvido para avaliar a sua aplicabilidade e viabilidade. Para isso, foi (a) elaborado um protocolo de prática com atividades a serem realizadas na RV e na prática real (PR), e um protocolo de avaliação para comparar os efeitos da prática com RV e PR no controle motor de adultos jovens; e (b) realizado um estudo de aplicação, no qual participaram duas adultas jovens. Os resultados mostraram (a) o processo de desenvolvimento do protocolo de prática, que incluiu a prática dos jogos (boliche, tênis de mesa, Just Dance, vazamentos na RV e na PR) durante 18 sessões de 20 minutos, 3 vezes na semana, e do protocolo de avaliação que incluiu as avaliações do controle postural, variabilidade da frequência cardíaca (VFC) e na ativação cortical pré e pós intervenção e 1 semana após a intervenção; e que (b) o protocolo desenvolvido pode ser aplicado e se mostrou viável para comparar os efeitos das práticas com RV e PR no controle motor de adultos jovens.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/82/82131/tde-09102023-121627/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/82/82131/tde-09102023-121627/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090559038455808