"Pesquisa do anticorpo antitransglutaminase tissular avaliando as interações da transglutaminase com a fibronectina e comparação com os resultados de dois ensaios comerciais"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Clarice Pires Abrantes Lemos
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.5.2005.tde-29092005-123131
Resumo: Os objetivos desse estudo foram: 1) Padronizar a pesquisa do anti-tTg, comparando-o com o anticorpo antiendomísio (AAE) e 2) Avaliar as interações da tTg com a fibronectina. 49 celíacos e 124 controles com AAE negativo foram avaliados. O AAE foi pesquisado por imunofluorescência indireta e a reatividade contra a tTg e a fibronectina por ELISA in house e com kits comerciais. O antitTg foi positivo em 46,9% e 100% dos celíacos com o ELISA in house e com kits comerciais, respectivamente. A adição de fibronectina não melhorou a sensibilidade do ELISA. Em conclusão: a detecção do antitTg por ELISA apresenta percentual elevado de falso-positivos, não podendo substituir a pesquisa do AAE
id USP_64d44dd879d6f55d1378f4f3e92ff965
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29092005-123131
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis "Pesquisa do anticorpo antitransglutaminase tissular avaliando as interações da transglutaminase com a fibronectina e comparação com os resultados de dois ensaios comerciais" Standardization of anti-tissue transglutaminase antibody detection and assessment of transglutaminase interactions with fibronectin : comparison of the results with two commercially available essays 2005-08-24Eduardo Luiz Rachid CançadoLuciana Lofêgo GonçalvesClaudia Pinto Marques Souza de OliveiraClarice Pires Abrantes LemosUniversidade de São PauloGastroenterologia ClínicaUSPBR CELIAC DISEASE/diagnosis DOENÇA CELÍACA/diagnóstico ELISA ENZYME-LINKED IMMUNOSORBENT ASSAY FIBRONECTINAS FIBRONECTINS TRANSGLUTAMINASE TRANSGLUTAMINASES Os objetivos desse estudo foram: 1) Padronizar a pesquisa do anti-tTg, comparando-o com o anticorpo antiendomísio (AAE) e 2) Avaliar as interações da tTg com a fibronectina. 49 celíacos e 124 controles com AAE negativo foram avaliados. O AAE foi pesquisado por imunofluorescência indireta e a reatividade contra a tTg e a fibronectina por ELISA in house e com kits comerciais. O antitTg foi positivo em 46,9% e 100% dos celíacos com o ELISA in house e com kits comerciais, respectivamente. A adição de fibronectina não melhorou a sensibilidade do ELISA. Em conclusão: a detecção do antitTg por ELISA apresenta percentual elevado de falso-positivos, não podendo substituir a pesquisa do AAE The aims of the current study were: to standardize the detection of anti-tTg antibodies, comparing them with antiendomysial antibodies (EMA) and to assess the interaction of tTg with fibronectin. 49 celiac patients and 124 controls were enrolled. EMA was detected by indirect immunofluorescence reaction and tTg and fibronectin reactivity by in house ELISA and with commercially available kits. Seropositivity to anti-tTG was found in 46.9% and 100% of patients by the in house technique and by commercial kits, respectively. Fibronectin addition did not improve the ELISA sensibility. In conclusion, ELISA for anti-tTG detection has a high rate of false positive results and does not replace EMA https://doi.org/10.11606/D.5.2005.tde-29092005-123131info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T20:24:17Zoai:teses.usp.br:tde-29092005-123131Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T13:29:59.477628Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv "Pesquisa do anticorpo antitransglutaminase tissular avaliando as interações da transglutaminase com a fibronectina e comparação com os resultados de dois ensaios comerciais"
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Standardization of anti-tissue transglutaminase antibody detection and assessment of transglutaminase interactions with fibronectin : comparison of the results with two commercially available essays
title "Pesquisa do anticorpo antitransglutaminase tissular avaliando as interações da transglutaminase com a fibronectina e comparação com os resultados de dois ensaios comerciais"
spellingShingle "Pesquisa do anticorpo antitransglutaminase tissular avaliando as interações da transglutaminase com a fibronectina e comparação com os resultados de dois ensaios comerciais"
Clarice Pires Abrantes Lemos
title_short "Pesquisa do anticorpo antitransglutaminase tissular avaliando as interações da transglutaminase com a fibronectina e comparação com os resultados de dois ensaios comerciais"
title_full "Pesquisa do anticorpo antitransglutaminase tissular avaliando as interações da transglutaminase com a fibronectina e comparação com os resultados de dois ensaios comerciais"
title_fullStr "Pesquisa do anticorpo antitransglutaminase tissular avaliando as interações da transglutaminase com a fibronectina e comparação com os resultados de dois ensaios comerciais"
title_full_unstemmed "Pesquisa do anticorpo antitransglutaminase tissular avaliando as interações da transglutaminase com a fibronectina e comparação com os resultados de dois ensaios comerciais"
title_sort "Pesquisa do anticorpo antitransglutaminase tissular avaliando as interações da transglutaminase com a fibronectina e comparação com os resultados de dois ensaios comerciais"
author Clarice Pires Abrantes Lemos
author_facet Clarice Pires Abrantes Lemos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Eduardo Luiz Rachid Cançado
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Luciana Lofêgo Gonçalves
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Claudia Pinto Marques Souza de Oliveira
dc.contributor.author.fl_str_mv Clarice Pires Abrantes Lemos
contributor_str_mv Eduardo Luiz Rachid Cançado
Luciana Lofêgo Gonçalves
Claudia Pinto Marques Souza de Oliveira
description Os objetivos desse estudo foram: 1) Padronizar a pesquisa do anti-tTg, comparando-o com o anticorpo antiendomísio (AAE) e 2) Avaliar as interações da tTg com a fibronectina. 49 celíacos e 124 controles com AAE negativo foram avaliados. O AAE foi pesquisado por imunofluorescência indireta e a reatividade contra a tTg e a fibronectina por ELISA in house e com kits comerciais. O antitTg foi positivo em 46,9% e 100% dos celíacos com o ELISA in house e com kits comerciais, respectivamente. A adição de fibronectina não melhorou a sensibilidade do ELISA. Em conclusão: a detecção do antitTg por ELISA apresenta percentual elevado de falso-positivos, não podendo substituir a pesquisa do AAE
publishDate 2005
dc.date.issued.fl_str_mv 2005-08-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.5.2005.tde-29092005-123131
url https://doi.org/10.11606/D.5.2005.tde-29092005-123131
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Gastroenterologia Clínica
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794503141127880704