Obtenção de nanocompósitos de borracha natural e organoargila com variação no processo de organofilização.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonzales Fernandes, Marcos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-07112017-145922/
Resumo: Foi preparado o nanocompósito de borracha natural/argila chocolate B modificada por sodificação via seca com variação no processo, utilizando silicato de sódio ao invés de carbonato de sódio e tratada com sal quaternário de amônio, cloreto hexadecil trimetil amônio. A argila no seu estado natural, após sodificação e após quaternização foi caracterizada pelas técnicas de microscopia estereoscópica, análise térmica, infravermelho, difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura. Outras cargas orgânicas foram adicionadas, como celulose e piaçava e comparadas com cargas tradicionais, como o negro de fumo. As placas obtidas, após vulcanização, tiveram medidas as suas propriedades mecânicas e foram analisadas por DRX e MEV. Os nanocompósitos obtidos mostraram melhoria nas suas propriedades mecânicas em comparação com as placas sem a adição de argila.
id USP_65356dd5b8bf554be695d707e242d497
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-07112017-145922
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Obtenção de nanocompósitos de borracha natural e organoargila com variação no processo de organofilização.Making natural rubber-organoclay nanocompósites with variation in the organophilization process.ArgilasBorrachaNanocompositesNanocompósitosNatural rubberNatural rubber nanocompositesOrganophilic claysFoi preparado o nanocompósito de borracha natural/argila chocolate B modificada por sodificação via seca com variação no processo, utilizando silicato de sódio ao invés de carbonato de sódio e tratada com sal quaternário de amônio, cloreto hexadecil trimetil amônio. A argila no seu estado natural, após sodificação e após quaternização foi caracterizada pelas técnicas de microscopia estereoscópica, análise térmica, infravermelho, difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura. Outras cargas orgânicas foram adicionadas, como celulose e piaçava e comparadas com cargas tradicionais, como o negro de fumo. As placas obtidas, após vulcanização, tiveram medidas as suas propriedades mecânicas e foram analisadas por DRX e MEV. Os nanocompósitos obtidos mostraram melhoria nas suas propriedades mecânicas em comparação com as placas sem a adição de argila.The natural rubber/clay chocolate B nanocomposite modified by dry sodification process with variation processing was prepared using sodium silicate instead of sodium carbonate and treated with quaternary ammonium salt, hexadecyl trimethyl ammonium chloride. The clay in its natural state after sodification and after quaternization was characterized by the techniques of stereoscopic microscopy, thermal analysis, infrared, X-ray diffraction and scanning electron microscopy. Other organic fillers were added, such as cellulose and piaçava, and compared with traditional fillers such as carbon black. The plates obtained after vulcanization had their mechanical properties measured and were analyzed by XRD and SEM. The obtained nanocomposites showed improvement in their mechanical properties in comparison with the plates without the addition of clay.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPWiebeck, HélioGonzales Fernandes, Marcos 2017-08-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-07112017-145922/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-07112017-145922Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Obtenção de nanocompósitos de borracha natural e organoargila com variação no processo de organofilização.
Making natural rubber-organoclay nanocompósites with variation in the organophilization process.
title Obtenção de nanocompósitos de borracha natural e organoargila com variação no processo de organofilização.
spellingShingle Obtenção de nanocompósitos de borracha natural e organoargila com variação no processo de organofilização.
Gonzales Fernandes, Marcos
Argilas
Borracha
Nanocomposites
Nanocompósitos
Natural rubber
Natural rubber nanocomposites
Organophilic clays
title_short Obtenção de nanocompósitos de borracha natural e organoargila com variação no processo de organofilização.
title_full Obtenção de nanocompósitos de borracha natural e organoargila com variação no processo de organofilização.
title_fullStr Obtenção de nanocompósitos de borracha natural e organoargila com variação no processo de organofilização.
title_full_unstemmed Obtenção de nanocompósitos de borracha natural e organoargila com variação no processo de organofilização.
title_sort Obtenção de nanocompósitos de borracha natural e organoargila com variação no processo de organofilização.
author Gonzales Fernandes, Marcos
author_facet Gonzales Fernandes, Marcos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wiebeck, Hélio
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonzales Fernandes, Marcos
dc.subject.por.fl_str_mv Argilas
Borracha
Nanocomposites
Nanocompósitos
Natural rubber
Natural rubber nanocomposites
Organophilic clays
topic Argilas
Borracha
Nanocomposites
Nanocompósitos
Natural rubber
Natural rubber nanocomposites
Organophilic clays
description Foi preparado o nanocompósito de borracha natural/argila chocolate B modificada por sodificação via seca com variação no processo, utilizando silicato de sódio ao invés de carbonato de sódio e tratada com sal quaternário de amônio, cloreto hexadecil trimetil amônio. A argila no seu estado natural, após sodificação e após quaternização foi caracterizada pelas técnicas de microscopia estereoscópica, análise térmica, infravermelho, difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura. Outras cargas orgânicas foram adicionadas, como celulose e piaçava e comparadas com cargas tradicionais, como o negro de fumo. As placas obtidas, após vulcanização, tiveram medidas as suas propriedades mecânicas e foram analisadas por DRX e MEV. Os nanocompósitos obtidos mostraram melhoria nas suas propriedades mecânicas em comparação com as placas sem a adição de argila.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-08-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-07112017-145922/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-07112017-145922/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256770761719808