Desenvolvimento de intervenções formativas para a aprendizagem expansiva: avanços, contribuições e desafios de um método de análise e prevenção de acidentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Beltrán Hurtado, Sandra Lorena
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6143/tde-24092020-173537/
Resumo: Introdução - Este estudo aborda o tema de intervenções em saúde do trabalhador - ST, enquanto seu objeto de pesquisa se centra nas intervenções recentes em ST no Brasil e especificamente no desenvolvimento de um modelo para a análise e prevenção de acidentes de trabalho com as contribuições teóricas do Laboratório de Mudança: teoria da atividade histórico-cultural e teoria da aprendizagem expansiva. Objetivo - Desenvolver um modelo de análise e prevenção de acidentes de trabalho centrado no processo de aprendizagem expansiva. Método - Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa que articula uma revisão bibliográfica de escopo de 147 casos empíricos de intervenção em ST, três oficinas de análise e planejamento de um MAPAEX e um estudo de caso sobre a aplicação prática desse novo método em uma empresa ferroviária de transporte de passageiros. Resultados - Embora muitas intervenções em ST no Brasil estejam atuando em fatores da organização do trabalho, ainda predominam aquelas que têm como foco as mudanças nas ações dos indivíduos e nos instrumentos, com uma atuação baixa em outros mediadores do processo de trabalho como regras, comunidade e divisão de trabalho. O MAPA, em sua trajetória para tornar-se uma intervenção formativa centrada na aprendizagem expansiva, desenvolveu duas dimensões: sistêmica e de agência transformativa (protagonismo). O MAPA expandido incorporou novos mediadores para lidar com um novo objeto. Conclusões - Este estudo contribui com produção de conhecimento estratégico para o desenvolvimento de intervenções na ST, fornecendo conceitos e passos metodológicos que podem facilitar a aplicação prática das dimensões de sistematicidade e protagonismo dos trabalhadores na análise de acidentes.
id USP_6572d483ac2ab4b3c7f5e353b4ec2d32
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-24092020-173537
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Desenvolvimento de intervenções formativas para a aprendizagem expansiva: avanços, contribuições e desafios de um método de análise e prevenção de acidentesDevelopment of formative interventions for expansive learning: advances, contributions and challenges of a method for analysis and prevention of accidentsAccident AnalysisAccident PreventionAccidents at WorkAcidentes de TrabalhoAgência TransformativaAnálise de AcidentesAprendizagem ExpansivaChange LaboratoryExpansive LearningFormative InterventionIntervenção FormativaLaboratório de MudançaModel of Accident Analysis and PreventionModelo de Análise e Prevenção de AcidentesOccupational Safety and HealthPrevenção de AcidentesSaúde do TrabalhadorTransformative AgencyIntrodução - Este estudo aborda o tema de intervenções em saúde do trabalhador - ST, enquanto seu objeto de pesquisa se centra nas intervenções recentes em ST no Brasil e especificamente no desenvolvimento de um modelo para a análise e prevenção de acidentes de trabalho com as contribuições teóricas do Laboratório de Mudança: teoria da atividade histórico-cultural e teoria da aprendizagem expansiva. Objetivo - Desenvolver um modelo de análise e prevenção de acidentes de trabalho centrado no processo de aprendizagem expansiva. Método - Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa que articula uma revisão bibliográfica de escopo de 147 casos empíricos de intervenção em ST, três oficinas de análise e planejamento de um MAPAEX e um estudo de caso sobre a aplicação prática desse novo método em uma empresa ferroviária de transporte de passageiros. Resultados - Embora muitas intervenções em ST no Brasil estejam atuando em fatores da organização do trabalho, ainda predominam aquelas que têm como foco as mudanças nas ações dos indivíduos e nos instrumentos, com uma atuação baixa em outros mediadores do processo de trabalho como regras, comunidade e divisão de trabalho. O MAPA, em sua trajetória para tornar-se uma intervenção formativa centrada na aprendizagem expansiva, desenvolveu duas dimensões: sistêmica e de agência transformativa (protagonismo). O MAPA expandido incorporou novos mediadores para lidar com um novo objeto. Conclusões - Este estudo contribui com produção de conhecimento estratégico para o desenvolvimento de intervenções na ST, fornecendo conceitos e passos metodológicos que podem facilitar a aplicação prática das dimensões de sistematicidade e protagonismo dos trabalhadores na análise de acidentes.Introduction - This study addresses the theme of occupational safety and health - OSH interventions. Its research object focuses on recent OSH interventions in Brazil, specifically on the development of a model for the analysis and prevention of occupational accidents with the theoretical contributions of the Change Laboratory: theory of cultural-historical activity and expansive learning theory. Aim - To develop a model for the analysis and prevention of occupational accidents - MAPA focused on the process of expansive learning. Method - This qualitative research articulates a bibliographic review of the scope of 147 empirical cases of intervention in OSH, three workshops for analysis and planning of a MAPAEX and a case study on the practical application of this new method in a passenger transport railway company. Results - Although many OSH interventions in Brazil are acting on factors of work organization, those that focus on changes in the actions of individuals and instruments still predominate, with low performance in other mediators of the work process such as rules, community, and division of labor. MAPA, in its trajectory to become a formative intervention focused on expansive learning, has developed two dimensions: systemic and transformative agency. The expanded MAPA has incorporated new mediators to deal with a new object. Conclusions - This study contributes to the production of strategic knowledge for the development of OSH interventions, providing concepts and methodological steps that can facilitate the practical application of the dimensions of systematicity and agency of workers in the analysis of accidents.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPQuerol, Marco Antonio PereiraVilela, Rodolfo Andrade de GouveiaBeltrán Hurtado, Sandra Lorena2020-06-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6143/tde-24092020-173537/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-11-16T19:25:58Zoai:teses.usp.br:tde-24092020-173537Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-11-16T19:25:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de intervenções formativas para a aprendizagem expansiva: avanços, contribuições e desafios de um método de análise e prevenção de acidentes
Development of formative interventions for expansive learning: advances, contributions and challenges of a method for analysis and prevention of accidents
title Desenvolvimento de intervenções formativas para a aprendizagem expansiva: avanços, contribuições e desafios de um método de análise e prevenção de acidentes
spellingShingle Desenvolvimento de intervenções formativas para a aprendizagem expansiva: avanços, contribuições e desafios de um método de análise e prevenção de acidentes
Beltrán Hurtado, Sandra Lorena
Accident Analysis
Accident Prevention
Accidents at Work
Acidentes de Trabalho
Agência Transformativa
Análise de Acidentes
Aprendizagem Expansiva
Change Laboratory
Expansive Learning
Formative Intervention
Intervenção Formativa
Laboratório de Mudança
Model of Accident Analysis and Prevention
Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes
Occupational Safety and Health
Prevenção de Acidentes
Saúde do Trabalhador
Transformative Agency
title_short Desenvolvimento de intervenções formativas para a aprendizagem expansiva: avanços, contribuições e desafios de um método de análise e prevenção de acidentes
title_full Desenvolvimento de intervenções formativas para a aprendizagem expansiva: avanços, contribuições e desafios de um método de análise e prevenção de acidentes
title_fullStr Desenvolvimento de intervenções formativas para a aprendizagem expansiva: avanços, contribuições e desafios de um método de análise e prevenção de acidentes
title_full_unstemmed Desenvolvimento de intervenções formativas para a aprendizagem expansiva: avanços, contribuições e desafios de um método de análise e prevenção de acidentes
title_sort Desenvolvimento de intervenções formativas para a aprendizagem expansiva: avanços, contribuições e desafios de um método de análise e prevenção de acidentes
author Beltrán Hurtado, Sandra Lorena
author_facet Beltrán Hurtado, Sandra Lorena
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Querol, Marco Antonio Pereira
Vilela, Rodolfo Andrade de Gouveia
dc.contributor.author.fl_str_mv Beltrán Hurtado, Sandra Lorena
dc.subject.por.fl_str_mv Accident Analysis
Accident Prevention
Accidents at Work
Acidentes de Trabalho
Agência Transformativa
Análise de Acidentes
Aprendizagem Expansiva
Change Laboratory
Expansive Learning
Formative Intervention
Intervenção Formativa
Laboratório de Mudança
Model of Accident Analysis and Prevention
Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes
Occupational Safety and Health
Prevenção de Acidentes
Saúde do Trabalhador
Transformative Agency
topic Accident Analysis
Accident Prevention
Accidents at Work
Acidentes de Trabalho
Agência Transformativa
Análise de Acidentes
Aprendizagem Expansiva
Change Laboratory
Expansive Learning
Formative Intervention
Intervenção Formativa
Laboratório de Mudança
Model of Accident Analysis and Prevention
Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes
Occupational Safety and Health
Prevenção de Acidentes
Saúde do Trabalhador
Transformative Agency
description Introdução - Este estudo aborda o tema de intervenções em saúde do trabalhador - ST, enquanto seu objeto de pesquisa se centra nas intervenções recentes em ST no Brasil e especificamente no desenvolvimento de um modelo para a análise e prevenção de acidentes de trabalho com as contribuições teóricas do Laboratório de Mudança: teoria da atividade histórico-cultural e teoria da aprendizagem expansiva. Objetivo - Desenvolver um modelo de análise e prevenção de acidentes de trabalho centrado no processo de aprendizagem expansiva. Método - Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa que articula uma revisão bibliográfica de escopo de 147 casos empíricos de intervenção em ST, três oficinas de análise e planejamento de um MAPAEX e um estudo de caso sobre a aplicação prática desse novo método em uma empresa ferroviária de transporte de passageiros. Resultados - Embora muitas intervenções em ST no Brasil estejam atuando em fatores da organização do trabalho, ainda predominam aquelas que têm como foco as mudanças nas ações dos indivíduos e nos instrumentos, com uma atuação baixa em outros mediadores do processo de trabalho como regras, comunidade e divisão de trabalho. O MAPA, em sua trajetória para tornar-se uma intervenção formativa centrada na aprendizagem expansiva, desenvolveu duas dimensões: sistêmica e de agência transformativa (protagonismo). O MAPA expandido incorporou novos mediadores para lidar com um novo objeto. Conclusões - Este estudo contribui com produção de conhecimento estratégico para o desenvolvimento de intervenções na ST, fornecendo conceitos e passos metodológicos que podem facilitar a aplicação prática das dimensões de sistematicidade e protagonismo dos trabalhadores na análise de acidentes.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6143/tde-24092020-173537/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6143/tde-24092020-173537/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091050465132544