Desenvolvimento de um simulador dinâmico para análise de navios amarrados.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fucatu, Carlos Hakio
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-29042024-143827/
Resumo: Este trabalho descreve o desenvolvimento de um simulador para análise do comportamento dinâmico de navios amarrados. Este simulador desenvolvido em FORTRAN, e batizado como DYNASIM fornece a série temporal do movimento do navio e as forças nas linhas de amarração, tendo como entrada os dados do navio, do sistema de amarração e das condições ambientais - corrente, vento e ondas. O modelo de simulação foi desenvolvido através da incorporação de modelos hidro e aerodinâmico publicados por autores de renome, contemplando os efeitos devido a corrente e vento, ambas de velocidade e direção constantes; os efeitos de primeira e segunda ordem de ondas irregulares; e ainda, fenômenos inovadores como o do wave drift damping e amortecimento de linhas. A grande sensibilidade dos navios amarrados aos esforços hidrodinâmicos decorrentes do movimento do navio e/ou presença de corrente, pode definir o comportamento dinâmico do sistema. Dependendo do modelo adotado, o sistema pode apresentar um comportamento estável, ou não. Assim, foram comparados diversos modelos matemáticos que tentam reproduzir tais esforços, onde três destes modelos foram implementados no modelo de simulação. O modelo desenvolvido foi testado através da simulação de dois diferentes sistemas de amarração: SPM e DICAS. Os resultados numéricos foram comparados com resultados de ensaios de modelos reduzidos, em tanque de provas, apresentando um bom desempenho.
id USP_657a968585ae795462733b432d111834
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-29042024-143827
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Desenvolvimento de um simulador dinâmico para análise de navios amarrados.Untitle in englishNaviosShipsEste trabalho descreve o desenvolvimento de um simulador para análise do comportamento dinâmico de navios amarrados. Este simulador desenvolvido em FORTRAN, e batizado como DYNASIM fornece a série temporal do movimento do navio e as forças nas linhas de amarração, tendo como entrada os dados do navio, do sistema de amarração e das condições ambientais - corrente, vento e ondas. O modelo de simulação foi desenvolvido através da incorporação de modelos hidro e aerodinâmico publicados por autores de renome, contemplando os efeitos devido a corrente e vento, ambas de velocidade e direção constantes; os efeitos de primeira e segunda ordem de ondas irregulares; e ainda, fenômenos inovadores como o do wave drift damping e amortecimento de linhas. A grande sensibilidade dos navios amarrados aos esforços hidrodinâmicos decorrentes do movimento do navio e/ou presença de corrente, pode definir o comportamento dinâmico do sistema. Dependendo do modelo adotado, o sistema pode apresentar um comportamento estável, ou não. Assim, foram comparados diversos modelos matemáticos que tentam reproduzir tais esforços, onde três destes modelos foram implementados no modelo de simulação. O modelo desenvolvido foi testado através da simulação de dois diferentes sistemas de amarração: SPM e DICAS. Os resultados numéricos foram comparados com resultados de ensaios de modelos reduzidos, em tanque de provas, apresentando um bom desempenho.This study describes the procedures for development of a simulator to analyze the dynamics behavior of moored tankers. This simulator developed in FORTRAN and named DYNASIM provides the temporal series of tanker movement and lines forces. The input data is related to the tanker, mooring system and environment condition current, Wind and waves. The simulation model was developed through the adoption of hydro and aerodynamic models published for renowned authors. The model considers the effect of current and Wind with constant velocity and direction; the effects of first and second order of irregular waves; and finally, innovative phenomena as wave drift damping and mooring line damping. The high sensibility of moored tanker behavior due to hydrodynamics forces caused by tanker movement and/or current presence, can define the system behavior. Depending on the model adopted the system can exhibit a stable or unstable behavior. Different mathematical models are discussed and three of them were implemented on the simulation model. The developed simulation model was tested in two different mooring system: SPM and DICAS. The numerical results were compared with those obtained with model tests, showing a good performance.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNishimoto, KazuoFucatu, Carlos Hakio1998-06-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-29042024-143827/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T12:42:46Zoai:teses.usp.br:tde-29042024-143827Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T12:42:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um simulador dinâmico para análise de navios amarrados.
Untitle in english
title Desenvolvimento de um simulador dinâmico para análise de navios amarrados.
spellingShingle Desenvolvimento de um simulador dinâmico para análise de navios amarrados.
Fucatu, Carlos Hakio
Navios
Ships
title_short Desenvolvimento de um simulador dinâmico para análise de navios amarrados.
title_full Desenvolvimento de um simulador dinâmico para análise de navios amarrados.
title_fullStr Desenvolvimento de um simulador dinâmico para análise de navios amarrados.
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um simulador dinâmico para análise de navios amarrados.
title_sort Desenvolvimento de um simulador dinâmico para análise de navios amarrados.
author Fucatu, Carlos Hakio
author_facet Fucatu, Carlos Hakio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nishimoto, Kazuo
dc.contributor.author.fl_str_mv Fucatu, Carlos Hakio
dc.subject.por.fl_str_mv Navios
Ships
topic Navios
Ships
description Este trabalho descreve o desenvolvimento de um simulador para análise do comportamento dinâmico de navios amarrados. Este simulador desenvolvido em FORTRAN, e batizado como DYNASIM fornece a série temporal do movimento do navio e as forças nas linhas de amarração, tendo como entrada os dados do navio, do sistema de amarração e das condições ambientais - corrente, vento e ondas. O modelo de simulação foi desenvolvido através da incorporação de modelos hidro e aerodinâmico publicados por autores de renome, contemplando os efeitos devido a corrente e vento, ambas de velocidade e direção constantes; os efeitos de primeira e segunda ordem de ondas irregulares; e ainda, fenômenos inovadores como o do wave drift damping e amortecimento de linhas. A grande sensibilidade dos navios amarrados aos esforços hidrodinâmicos decorrentes do movimento do navio e/ou presença de corrente, pode definir o comportamento dinâmico do sistema. Dependendo do modelo adotado, o sistema pode apresentar um comportamento estável, ou não. Assim, foram comparados diversos modelos matemáticos que tentam reproduzir tais esforços, onde três destes modelos foram implementados no modelo de simulação. O modelo desenvolvido foi testado através da simulação de dois diferentes sistemas de amarração: SPM e DICAS. Os resultados numéricos foram comparados com resultados de ensaios de modelos reduzidos, em tanque de provas, apresentando um bom desempenho.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-06-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-29042024-143827/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-29042024-143827/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256541982359552