Uma modernista Rococó: Marie Laurencin e o teatro da feminilidade (branca) na pintura francesa, séculos XVIII e XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leme, Mariana Gazioli
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-28092023-113425/
Resumo: Esta dissertação propõe uma revisão crítica da obra madura de Marie Laurencin, situando-a no tumultuado contexto europeu da primeira metade do século XX. Apesar da solidez, sua obra foi interpretada como graciosa e feminina, visada que apenas reitera estereótipos de gênero. Proponho aprofundar a interpretação sugerida por alguns críticos, segundo a qual Laurencin estaria mobilizando a iconografia das festas galantes expressão cultural da civilização francesa no século XVIII , numa época em que a própria ideia de civilização entrava em crise, com os episódios traumáticos das duas guerras mundiais e a iminente perda das colônias africanas e asiáticas. Trata-se da investigação de capitais simbólicos da cultura visual, que ao mesmo tempo reflete e informa os valores da sociedade, através de imagens altamente codificadas.
id USP_6606b2c5f796c7750ff317e3738b916e
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28092023-113425
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma modernista Rococó: Marie Laurencin e o teatro da feminilidade (branca) na pintura francesa, séculos XVIII e XX-branquitudefeminilidadeFemininityFrench paintingMarie Laurencin (1883-1956)Marie Laurencin (1883-1956)pintura francesaWhitenessEsta dissertação propõe uma revisão crítica da obra madura de Marie Laurencin, situando-a no tumultuado contexto europeu da primeira metade do século XX. Apesar da solidez, sua obra foi interpretada como graciosa e feminina, visada que apenas reitera estereótipos de gênero. Proponho aprofundar a interpretação sugerida por alguns críticos, segundo a qual Laurencin estaria mobilizando a iconografia das festas galantes expressão cultural da civilização francesa no século XVIII , numa época em que a própria ideia de civilização entrava em crise, com os episódios traumáticos das duas guerras mundiais e a iminente perda das colônias africanas e asiáticas. Trata-se da investigação de capitais simbólicos da cultura visual, que ao mesmo tempo reflete e informa os valores da sociedade, através de imagens altamente codificadas.This Master thesis proposes a critical review of Marie Laurencins mature work, placing it in the tumultuous European context of the first half of the 20th century. Despite its density, her oeuvre has been interpreted as graceful and feminine, which only reinforces gender stereotypes. I propose to further investigate an interpretation suggested by some critics, according to which Laurencin mobilizes the iconography of the fêtes galantes the cultural expression of the French civilization in the 18th century , at a time when this very idea was being questioned, with the traumatic episodes of the two World Wars, and the imminent loss of African and Asian colonies. This work presents an investigation of the symbolic capitals of French visual culture, which at the same time reflects and informs the values of society, through highly coded images.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPChiarelli, Domingos TadeuLeme, Mariana Gazioli2021-08-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-28092023-113425/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-28T20:37:14Zoai:teses.usp.br:tde-28092023-113425Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-28T20:37:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma modernista Rococó: Marie Laurencin e o teatro da feminilidade (branca) na pintura francesa, séculos XVIII e XX
-
title Uma modernista Rococó: Marie Laurencin e o teatro da feminilidade (branca) na pintura francesa, séculos XVIII e XX
spellingShingle Uma modernista Rococó: Marie Laurencin e o teatro da feminilidade (branca) na pintura francesa, séculos XVIII e XX
Leme, Mariana Gazioli
branquitude
feminilidade
Femininity
French painting
Marie Laurencin (1883-1956)
Marie Laurencin (1883-1956)
pintura francesa
Whiteness
title_short Uma modernista Rococó: Marie Laurencin e o teatro da feminilidade (branca) na pintura francesa, séculos XVIII e XX
title_full Uma modernista Rococó: Marie Laurencin e o teatro da feminilidade (branca) na pintura francesa, séculos XVIII e XX
title_fullStr Uma modernista Rococó: Marie Laurencin e o teatro da feminilidade (branca) na pintura francesa, séculos XVIII e XX
title_full_unstemmed Uma modernista Rococó: Marie Laurencin e o teatro da feminilidade (branca) na pintura francesa, séculos XVIII e XX
title_sort Uma modernista Rococó: Marie Laurencin e o teatro da feminilidade (branca) na pintura francesa, séculos XVIII e XX
author Leme, Mariana Gazioli
author_facet Leme, Mariana Gazioli
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chiarelli, Domingos Tadeu
dc.contributor.author.fl_str_mv Leme, Mariana Gazioli
dc.subject.por.fl_str_mv branquitude
feminilidade
Femininity
French painting
Marie Laurencin (1883-1956)
Marie Laurencin (1883-1956)
pintura francesa
Whiteness
topic branquitude
feminilidade
Femininity
French painting
Marie Laurencin (1883-1956)
Marie Laurencin (1883-1956)
pintura francesa
Whiteness
description Esta dissertação propõe uma revisão crítica da obra madura de Marie Laurencin, situando-a no tumultuado contexto europeu da primeira metade do século XX. Apesar da solidez, sua obra foi interpretada como graciosa e feminina, visada que apenas reitera estereótipos de gênero. Proponho aprofundar a interpretação sugerida por alguns críticos, segundo a qual Laurencin estaria mobilizando a iconografia das festas galantes expressão cultural da civilização francesa no século XVIII , numa época em que a própria ideia de civilização entrava em crise, com os episódios traumáticos das duas guerras mundiais e a iminente perda das colônias africanas e asiáticas. Trata-se da investigação de capitais simbólicos da cultura visual, que ao mesmo tempo reflete e informa os valores da sociedade, através de imagens altamente codificadas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-28092023-113425/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-28092023-113425/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091160116822016