Construção de um projeto de saúde ocular para crianças: análise do processo de participação, Morungaba, SP - 2000

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sperandio, Ana Maria Girotti
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-13032020-132021/
Resumo: O presente estudo teve, como objeto, a construção de um projeto de promoção da saúde ocular e prevenção de problemas visuais voltado para cr1anças com idade abaixo de sete anos no município de Morungaba, SP, com a partiipação de atores sociais locais- educação, saúde, ONG e famílias - que interagem, de alguma forma com essa população infantil. Trata-se de um projeto de investigação-ação que visou, a análise do processo desenvolvido, com ênfase na participação dos atores sociais, utilizando um processo metodológico que foi sendo construído durante o desenvolvimento do próprio projeto. A análise compreendeu dois níveis: 1) em nível macro, a participação foi considerada na direção da promoção da saúde, tomando como componentes estratégicos de ação: a educação em saúde, o fortalecimento dos indivíduos, a intersetorialidade, a interinstitucionalidade, para a construção concreta de redes de comunicação e de apoio por meio de parcerias. 2) no nível micro, a participação de cada ator social foi analisada quanto ao significado e à forma como as ações/atividades foram realizadas, segundo as categorias construídas. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionários, entrevistas, diário de campo, fotografias. Resultados: Participaram do estudo 61 atores sociais da Educação, Saúde, Pastoral da Criança e mães; as atividades mais desenvolvidas e referidas por eles foram: planejamento do trabalho educativo com as crianças e realização de testes visuais. Os atores sociais triaram 981 crianças, sendo 722 menores de 7 anos, destes 587, de escolas municipais, estaduais e privadas; 73 (12,4%) deles, apresentaram problemas visuais e 51 receberam óculos doados. Os marcos significativos de participação mais citados foram o aprendizado adquirido, a união dos participantes, o profissionalismo da coordenação e a dificuldade de aplicar os testes em crianças menores de 3 anos. Foram implementadas no Município: ações de educação em saúde desenvolvidas com os atores sociais e destes, com as crianças, população-alvo: ações inter-setoriais e inter-institucionais - Prefeitura, Educação, Saúde, ONG e parcerias com empresas locais. A liderança político-institucional local assumiu e desencadeou o projeto, comprometendo-se com sua continuidade: uma lei foi criada, institucionalizando ações de promoção da saúde ocular e prevenção de problemas visuais na rede pública de ensino: órgãos representativos da população apoiaram o Projeto; ocorreu a articulação do setor público com o privado e a integração inter e intra-setoriais; órgãos de comunicação apoiaram e efetuaram a cobertura das ações; o Projeto passou a apresentar condições para ser auto sustentável.
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A análise compreendeu dois níveis: 1) em nível macro, a participação foi considerada na direção da promoção da saúde, tomando como componentes estratégicos de ação: a educação em saúde, o fortalecimento dos indivíduos, a intersetorialidade, a interinstitucionalidade, para a construção concreta de redes de comunicação e de apoio por meio de parcerias. 2) no nível micro, a participação de cada ator social foi analisada quanto ao significado e à forma como as ações/atividades foram realizadas, segundo as categorias construídas. Os instrumentos de coleta de dados foram: questionários, entrevistas, diário de campo, fotografias. Resultados: Participaram do estudo 61 atores sociais da Educação, Saúde, Pastoral da Criança e mães; as atividades mais desenvolvidas e referidas por eles foram: planejamento do trabalho educativo com as crianças e realização de testes visuais. Os atores sociais triaram 981 crianças, sendo 722 menores de 7 anos, destes 587, de escolas municipais, estaduais e privadas; 73 (12,4%) deles, apresentaram problemas visuais e 51 receberam óculos doados. Os marcos significativos de participação mais citados foram o aprendizado adquirido, a união dos participantes, o profissionalismo da coordenação e a dificuldade de aplicar os testes em crianças menores de 3 anos. Foram implementadas no Município: ações de educação em saúde desenvolvidas com os atores sociais e destes, com as crianças, população-alvo: ações inter-setoriais e inter-institucionais - Prefeitura, Educação, Saúde, ONG e parcerias com empresas locais. A liderança político-institucional local assumiu e desencadeou o projeto, comprometendo-se com sua continuidade: uma lei foi criada, institucionalizando ações de promoção da saúde ocular e prevenção de problemas visuais na rede pública de ensino: órgãos representativos da população apoiaram o Projeto; ocorreu a articulação do setor público com o privado e a integração inter e intra-setoriais; órgãos de comunicação apoiaram e efetuaram a cobertura das ações; o Projeto passou a apresentar condições para ser auto sustentável.This study purpose was the building of a Project of eye health promotion and visual problem prevention to the children under 7 years in the county of Morungaba, SP, with the participation of local social actors - from education and health sectors, non governmental organizations and from families - which interact with this childish population. This was an investigation-action Project which aimed at analysing the developed process focusing on the social actors participation, utilizing a methodological process built during the development of the Project. The analysis was done in two levels: 1) in the macro one, the participation was considered in the direction of the health promotion, taking as strategic action components: the health education, the empowerment of the citizens, the relationship between the different sectors and institutions, to the building of comunication and support networks through partnerships. 2) in the the micro level, each social actor participation was analysed according to the meaning and the shape of how the actions/activities were accomplished, following the built categories. The survey tools were: questionaries, enterviews, field diary and photografies. Results: 61 social actors from Municipal Education Department, Health, Children\'s Pastoral and community mothers\'s group participated in the study; the more frequent activities referred by them were the planning of the educational work with the children and visual screening. They screened 981 children, 722 under 7 years old being 587 from the public and private schools; 73 (12,4%), presented visual problems and 51 received donated glasses. The more cited meaningful participation issues were the acquired knowledge, the participants integration, the professionalism of the coordination and the difficulty of screening children under 3 years. It was implemented in the County: health education actions developed with the social actors that utilized such knowledge with the children, the targeted population; actions among different sectors and institutions (County Administration, Education, Health and Non Governmental organization). Partnerships were established with local companies. The political and institutional local leadership took the Project over and were commited to its continuity: a law was created institutuionalizing the eye health promotion and visual problem prevention in the public education; several sectors from population support the actions; public and private sectors ran the Project through integrated ations; inter and intra sectoriality were achieved; communication entities supported and covered the activites; the Project established conditions for self sustentation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBuralli, Keiko OguraSperandio, Ana Maria Girotti2001-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-13032020-132021/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:12:45Zoai:teses.usp.br:tde-13032020-132021Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:12:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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