Inferência da satisfação de usuários em serviços públicos de acesso à informação utilizando aprendizado neural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Arthur Marçal
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100131/tde-16122020-192412/
Resumo: Com a rápida expansão dos sistemas de tecnologia da informação (TI) em anos recentes, surge a oportunidade de aprimorar os serviços em diversos segmentos, entre eles, os prestados pelas instituições governamentais. Dentre estes diversos serviços, a disponibilização de informações públicas é um exemplo importante, pois por meio da Lei da Transparência juntamente com a Lei de Acesso à Informação, criaram um ambiente mais democrático no Brasil. Um operacionalizador do processo de transparência, é o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), sendo que os dados provenientes desta plataforma constituem um córpus de especial interesse para o presente trabalho. A disponibilidade de textos rotulados com escores de satisfação deste sistema sugere a oportunidade de utilizar métodos de processamento de línguas naturais (PLN) para inferir de forma automática a satisfação de usuários, especialmente no que diz respeito ao uso de redes neurais que têm obtido resultados positivos em diversas tarefas da área. A partir desta observação, o presente trabalho apresenta os resultados de pesquisa em nível de mestrado no campo de PLN, no domínio da satisfação de usuários, com o objetivo geral de desenvolver modelos computacionais para avaliar a satisfação dos usuários de plataformas de solicitação de acesso à informação, por meio da utilização de técnicas baseadas em aprendizado neural.
id USP_667c3bde0d4c16f1f5daafc66cdfe0b2
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-16122020-192412
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Inferência da satisfação de usuários em serviços públicos de acesso à informação utilizando aprendizado neuralUser satisfaction inference in public services of information access using neural learningAprendizado de máquinaAprendizado neuralBERTBERTELMoELMoLSTMLSTMMachine LearningNatural Language ProcessingNeural LearningNLPPLNProcessamento de língua naturalSatisfação do usuárioUser SatisfactionCom a rápida expansão dos sistemas de tecnologia da informação (TI) em anos recentes, surge a oportunidade de aprimorar os serviços em diversos segmentos, entre eles, os prestados pelas instituições governamentais. Dentre estes diversos serviços, a disponibilização de informações públicas é um exemplo importante, pois por meio da Lei da Transparência juntamente com a Lei de Acesso à Informação, criaram um ambiente mais democrático no Brasil. Um operacionalizador do processo de transparência, é o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), sendo que os dados provenientes desta plataforma constituem um córpus de especial interesse para o presente trabalho. A disponibilidade de textos rotulados com escores de satisfação deste sistema sugere a oportunidade de utilizar métodos de processamento de línguas naturais (PLN) para inferir de forma automática a satisfação de usuários, especialmente no que diz respeito ao uso de redes neurais que têm obtido resultados positivos em diversas tarefas da área. A partir desta observação, o presente trabalho apresenta os resultados de pesquisa em nível de mestrado no campo de PLN, no domínio da satisfação de usuários, com o objetivo geral de desenvolver modelos computacionais para avaliar a satisfação dos usuários de plataformas de solicitação de acesso à informação, por meio da utilização de técnicas baseadas em aprendizado neural.Given the fast expansion of information technology (IT) systems in recent years, there is the opportunity to improve services in several segments, including those provided by government institutions. Among these services, the provision of public information is an important example, as through the Transparency Law and the Access to Information Law created a more democratic environment in Brazil. An outcome of the transparency process is the Electronic System for Citizen Information Service (e-SIC), and the data from this platform constitute a corpus of special interest for the present work. The availability of labeled texts with satisfaction scores suggests the opportunity to use natural language processing (NLP) methods to automatically infer user satisfaction, especially with regard to the use of Neural Networks that have obtained positive results in several tasks in the field. Given this opportunity, the current work presents a Msc research project in the NLP field, in the domain of user satisfaction, with the goal of developing computational models to evaluate the satisfaction of users of request information access platforms through the use of techniques based on neural learning.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPParaboni, IvandreFlores, Arthur Marçal2020-11-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100131/tde-16122020-192412/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:16:04Zoai:teses.usp.br:tde-16122020-192412Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:16:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Inferência da satisfação de usuários em serviços públicos de acesso à informação utilizando aprendizado neural
User satisfaction inference in public services of information access using neural learning
title Inferência da satisfação de usuários em serviços públicos de acesso à informação utilizando aprendizado neural
spellingShingle Inferência da satisfação de usuários em serviços públicos de acesso à informação utilizando aprendizado neural
Flores, Arthur Marçal
Aprendizado de máquina
Aprendizado neural
BERT
BERT
ELMo
ELMo
LSTM
LSTM
Machine Learning
Natural Language Processing
Neural Learning
NLP
PLN
Processamento de língua natural
Satisfação do usuário
User Satisfaction
title_short Inferência da satisfação de usuários em serviços públicos de acesso à informação utilizando aprendizado neural
title_full Inferência da satisfação de usuários em serviços públicos de acesso à informação utilizando aprendizado neural
title_fullStr Inferência da satisfação de usuários em serviços públicos de acesso à informação utilizando aprendizado neural
title_full_unstemmed Inferência da satisfação de usuários em serviços públicos de acesso à informação utilizando aprendizado neural
title_sort Inferência da satisfação de usuários em serviços públicos de acesso à informação utilizando aprendizado neural
author Flores, Arthur Marçal
author_facet Flores, Arthur Marçal
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paraboni, Ivandre
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Arthur Marçal
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizado de máquina
Aprendizado neural
BERT
BERT
ELMo
ELMo
LSTM
LSTM
Machine Learning
Natural Language Processing
Neural Learning
NLP
PLN
Processamento de língua natural
Satisfação do usuário
User Satisfaction
topic Aprendizado de máquina
Aprendizado neural
BERT
BERT
ELMo
ELMo
LSTM
LSTM
Machine Learning
Natural Language Processing
Neural Learning
NLP
PLN
Processamento de língua natural
Satisfação do usuário
User Satisfaction
description Com a rápida expansão dos sistemas de tecnologia da informação (TI) em anos recentes, surge a oportunidade de aprimorar os serviços em diversos segmentos, entre eles, os prestados pelas instituições governamentais. Dentre estes diversos serviços, a disponibilização de informações públicas é um exemplo importante, pois por meio da Lei da Transparência juntamente com a Lei de Acesso à Informação, criaram um ambiente mais democrático no Brasil. Um operacionalizador do processo de transparência, é o Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), sendo que os dados provenientes desta plataforma constituem um córpus de especial interesse para o presente trabalho. A disponibilidade de textos rotulados com escores de satisfação deste sistema sugere a oportunidade de utilizar métodos de processamento de línguas naturais (PLN) para inferir de forma automática a satisfação de usuários, especialmente no que diz respeito ao uso de redes neurais que têm obtido resultados positivos em diversas tarefas da área. A partir desta observação, o presente trabalho apresenta os resultados de pesquisa em nível de mestrado no campo de PLN, no domínio da satisfação de usuários, com o objetivo geral de desenvolver modelos computacionais para avaliar a satisfação dos usuários de plataformas de solicitação de acesso à informação, por meio da utilização de técnicas baseadas em aprendizado neural.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100131/tde-16122020-192412/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100131/tde-16122020-192412/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256513667661824