Coordenação modular.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Penteado, Adilson Franco
Data de Publicação: 1980
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-06022024-123817/
Resumo: O presente trabalho visa mostrar os aspectos teórico e prático da coordenação modular. Para melhor entender a teoria modular em si, é apresentado um histórico da modulação, sua relação com medidas antropométricas e a sua existência na natureza, seja em formas biológicas, seja em formas atômicas. Após estes parâmetros iniciais, torna-se necessário analisar a própria teoria da coordenação modular, do papel representado por esta no contexto mundial e de suas possibilidades no campo da construção civil. A partir disto, passa-se ao estudo da organização interna dos vários tipos de sistemas, das normas que regem o projeto coordenado, e do próprio componente em si. Assim, a partir de uma base teórica, podem ser analisados uma série de exemplos da aplicação da teoria modular ao projeto, através da pré-fabricação, em países, cujos estudos sobre este tema estão bastante desenvolvidos. Finalizando o trabalho, é apresentado um panorama histórico e atual da aplicação dessas teorias no Brasil, onde é analisada uma série de exemplos mais significativos.
id USP_6693e0595f1d2da83b7deaa742cc5309
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06022024-123817
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Coordenação modular.Modular coordinationCoordenação modularModular coordinationO presente trabalho visa mostrar os aspectos teórico e prático da coordenação modular. Para melhor entender a teoria modular em si, é apresentado um histórico da modulação, sua relação com medidas antropométricas e a sua existência na natureza, seja em formas biológicas, seja em formas atômicas. Após estes parâmetros iniciais, torna-se necessário analisar a própria teoria da coordenação modular, do papel representado por esta no contexto mundial e de suas possibilidades no campo da construção civil. A partir disto, passa-se ao estudo da organização interna dos vários tipos de sistemas, das normas que regem o projeto coordenado, e do próprio componente em si. Assim, a partir de uma base teórica, podem ser analisados uma série de exemplos da aplicação da teoria modular ao projeto, através da pré-fabricação, em países, cujos estudos sobre este tema estão bastante desenvolvidos. Finalizando o trabalho, é apresentado um panorama histórico e atual da aplicação dessas teorias no Brasil, onde é analisada uma série de exemplos mais significativos.This paper intends to show the theoretical and practical aspects of modular coordination. For a better understanding of the study, a review of modulation history is presented. Its relation with anthropometric measures as well as with its existence in nature, both in biological or athomic forms are also Commented upon. After the preliminar considerations, the actual analysis of the modular coordination theory per se becomes necessary, as well as its applications in the world in general and in the civil construction field, in particular. Subsequently, the study covers an analysis of the various types of systems and the policies that govern the coordinated project. The foregoing makes it possible to evaluete several examples of the actual application of modular theory, through pre-fabrication, in countries where this system is highly developed. As a closing to this study, an historical review and current application of this theory in Brazil is presented. The most significant examples are analyzed and commented upon.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPessoa, Carlos Eduardo de PaulaPenteado, Adilson Franco1980-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-06022024-123817/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-02-06T14:44:02Zoai:teses.usp.br:tde-06022024-123817Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-02-06T14:44:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Coordenação modular.
Modular coordination
title Coordenação modular.
spellingShingle Coordenação modular.
Penteado, Adilson Franco
Coordenação modular
Modular coordination
title_short Coordenação modular.
title_full Coordenação modular.
title_fullStr Coordenação modular.
title_full_unstemmed Coordenação modular.
title_sort Coordenação modular.
author Penteado, Adilson Franco
author_facet Penteado, Adilson Franco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pessoa, Carlos Eduardo de Paula
dc.contributor.author.fl_str_mv Penteado, Adilson Franco
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenação modular
Modular coordination
topic Coordenação modular
Modular coordination
description O presente trabalho visa mostrar os aspectos teórico e prático da coordenação modular. Para melhor entender a teoria modular em si, é apresentado um histórico da modulação, sua relação com medidas antropométricas e a sua existência na natureza, seja em formas biológicas, seja em formas atômicas. Após estes parâmetros iniciais, torna-se necessário analisar a própria teoria da coordenação modular, do papel representado por esta no contexto mundial e de suas possibilidades no campo da construção civil. A partir disto, passa-se ao estudo da organização interna dos vários tipos de sistemas, das normas que regem o projeto coordenado, e do próprio componente em si. Assim, a partir de uma base teórica, podem ser analisados uma série de exemplos da aplicação da teoria modular ao projeto, através da pré-fabricação, em países, cujos estudos sobre este tema estão bastante desenvolvidos. Finalizando o trabalho, é apresentado um panorama histórico e atual da aplicação dessas teorias no Brasil, onde é analisada uma série de exemplos mais significativos.
publishDate 1980
dc.date.none.fl_str_mv 1980-12-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-06022024-123817/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3146/tde-06022024-123817/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090435777298432