O resgate da integração energética no Cone Sul baseada em gás natural: novos fatores logísticos e novas visões
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/86/86131/tde-01122008-185444/ |
Resumo: | Este trabalho estuda a integração energética ancorada no gás natural entre os países que formam o chamado Cone Sul, ou seja: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Inclui-se uma breve revisão histórica, bem como uma análise comparativa com outras realidades internacionais. O trabalho volta-se para o futuro e assume como pressuposto que a integração energética e econômica das nações representa uma estratégia fundamental para que nações e regiões possam aumentar sua competitividade em um mundo cada vez mais global. A partir de revisão e análise das experiências de integração energética norte americana e européia, com ênfase no gás natural, são avaliados os fatores que levaram esses países a atingirem o atual nível de integração, buscando os fatores coincidentes e eventuais diferenças, que ajudem a guiar no caminho de uma integração sul americana, especificamente no Cone Sul. Esse trabalho também se propõe a analisar os a formação das indústrias de gás natural nos principais países que formam o chamado Cone Sul, tentando entender as principais questões regulatórias e econômicas assim como quais foram as principais influências geopolíticas nessa formação. Também é avaliada a estrutura logística que conecta esses países e como eles se relacionam comercialmente e também na esfera geopolítica. A análise parte do princípio que novos pontos de recebimento Gás Natural Liquefeito - GNL através de navios no Brasil, Chile e, possivelmente, no Uruguai trarão, além de uma oferta adicional de gás natural, um sinal de preço até então inédito em toda região. Propõe-se então, que a partir desses novos fatores logístico e econômico, crie-se a motivação para que se produza uma regulação de transporte e comercialização de gás natural para todo Cone Sul e assim se inicie um processo integração baseado na racionalidade econômica. A proposta é verificar a possibilidade de que os países que formam o Cone Sul aproveitem o fato de já estarem interligados fisicamente através de gasodutos evoluam para uma integração econômica e regulatória na indústria gasífera. |
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O resgate da integração energética no Cone Sul baseada em gás natural: novos fatores logísticos e novas visõesThe Southern Cone Energy Integration based on Natural Gas Rescue : New Logistics Factors and New VisionsCone SulEnergy IntegrationGás NaturalGNLIntegração EnergéticaLNGNatural GasSouthern ConeEste trabalho estuda a integração energética ancorada no gás natural entre os países que formam o chamado Cone Sul, ou seja: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Inclui-se uma breve revisão histórica, bem como uma análise comparativa com outras realidades internacionais. O trabalho volta-se para o futuro e assume como pressuposto que a integração energética e econômica das nações representa uma estratégia fundamental para que nações e regiões possam aumentar sua competitividade em um mundo cada vez mais global. A partir de revisão e análise das experiências de integração energética norte americana e européia, com ênfase no gás natural, são avaliados os fatores que levaram esses países a atingirem o atual nível de integração, buscando os fatores coincidentes e eventuais diferenças, que ajudem a guiar no caminho de uma integração sul americana, especificamente no Cone Sul. Esse trabalho também se propõe a analisar os a formação das indústrias de gás natural nos principais países que formam o chamado Cone Sul, tentando entender as principais questões regulatórias e econômicas assim como quais foram as principais influências geopolíticas nessa formação. Também é avaliada a estrutura logística que conecta esses países e como eles se relacionam comercialmente e também na esfera geopolítica. A análise parte do princípio que novos pontos de recebimento Gás Natural Liquefeito - GNL através de navios no Brasil, Chile e, possivelmente, no Uruguai trarão, além de uma oferta adicional de gás natural, um sinal de preço até então inédito em toda região. Propõe-se então, que a partir desses novos fatores logístico e econômico, crie-se a motivação para que se produza uma regulação de transporte e comercialização de gás natural para todo Cone Sul e assim se inicie um processo integração baseado na racionalidade econômica. A proposta é verificar a possibilidade de que os países que formam o Cone Sul aproveitem o fato de já estarem interligados fisicamente através de gasodutos evoluam para uma integração econômica e regulatória na indústria gasífera.This work studs the energy integration based on natural gas among the countries from the Southern Cone: Argentina, Bolivia, Brazil, Chile Paraguay and Uruguay. It includes a short historic review as well as a comparative analysis with other realities. This work look to the future and assumes that the energy and economy integration represents a fundamental strategy for countries e regions to increase their competitiveness inside a global world. From the review and the analysis of North American and European Energy integration experiences, with emphasis on natural gas, the events that led these countries to accomplish the present integration degree will be evaluated, presenting coincident factors and eventual differences that could help guide to the way of South American integration, specifically in the so-called Southern Cone. This study also proposes to review the natural gas industries formation in the main countries that form the Southern Cone, trying to understand the most important regulatory and economic issues as well as the essential geopolitical influences on such formation. The logistics structure that connects these countries, the way they relate commercially and their geopolitical relation will also be assessed. The analysis supposes that new Natural Gas Liquefied - LNG reception terminals through Brazilian, Chilean and possibly Uruguaian vessels will bring both an additional supply of natural gas and a new price indication throughout the region. In view of that and considering these new economic and logistical factors, the creation of a motivation to construct a natural gas transportation and marketing regulation for all Southern Cone is proposed, starting an integration process based on economic rationality. This study purpose is to launch the stimulus for the Southern Cone countries to take advantage of the fact that they are already physically interconnected and thus also create mechanisms for economic integration.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Edmilson Moutinho dosDonadel, Ulysses Ferreira2008-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/86/86131/tde-01122008-185444/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:57Zoai:teses.usp.br:tde-01122008-185444Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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