Seção de choque de absorção do charmonium por káons

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Regina Staropoli de
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-08062021-155848/
Resumo: Neste trabalho calculamos a seção de choque de dissociação do J/\'psi\' por káons usando mésons baseados em Langranianas efetivas que incluem acoplamentos entre mésons pseudoescalares e vetoriais. Na primeira parte do trabalho, estudamos um método para a obtenção das Langranianas efetivas através do uso da simetria SU(4). Na segunda parte do trabalho, estudamos a seção de choque de dissociação do charmonium por káons considerando os termos que incluem acoplamentos entre mésons pseudoescalar-pseudoescalar-vetor, vetor-vetor-vetor, e o quadri-vértice. Primeiramente observamos a sua dependência com a energia inicial no referencial do centro de massa sem incluir nos acoplamentos fatores de forma e vimos que a seção de choque têm uma dependência muito grande com o valor das constantes de acoplamento. Em seguida, incluímos os fatores de forma e observamos como a seção de choque diminui com a inclusão destes. Por último, incluímos os termos anômalos, que são os termos com acoplamentos pseudoescalar-vetor-vetor. Concluímos que a inclusão deste termos muda não só o valor da seção de choque, mas também a sua dependência com a energia. Ao incluir os fatores de forma, chegamos a uma seção de choque com uma dependência na energia muito diferente daquele sem o fator de forma e muito menor também, da ordem de 1.0 \'DA ORDEM DE\' 1.6 mb para 4.1 \'< OU =\'\'S POT. 1/2\'\'< OU =\'5 GeV.
id USP_66cdc3c935d2a19bda41ae4567de7f02
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-08062021-155848
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Seção de choque de absorção do charmonium por káonsCharmonium absorption shock section by káonsFÍSICANUCLEAR REACTIONSPARTICLES (NUCLEAR PHYSICS)PARTÍCULAS (FÍSICA NUCLEAR)PHYSICSREAÇÕES NUCLEARESNeste trabalho calculamos a seção de choque de dissociação do J/\'psi\' por káons usando mésons baseados em Langranianas efetivas que incluem acoplamentos entre mésons pseudoescalares e vetoriais. Na primeira parte do trabalho, estudamos um método para a obtenção das Langranianas efetivas através do uso da simetria SU(4). Na segunda parte do trabalho, estudamos a seção de choque de dissociação do charmonium por káons considerando os termos que incluem acoplamentos entre mésons pseudoescalar-pseudoescalar-vetor, vetor-vetor-vetor, e o quadri-vértice. Primeiramente observamos a sua dependência com a energia inicial no referencial do centro de massa sem incluir nos acoplamentos fatores de forma e vimos que a seção de choque têm uma dependência muito grande com o valor das constantes de acoplamento. Em seguida, incluímos os fatores de forma e observamos como a seção de choque diminui com a inclusão destes. Por último, incluímos os termos anômalos, que são os termos com acoplamentos pseudoescalar-vetor-vetor. Concluímos que a inclusão deste termos muda não só o valor da seção de choque, mas também a sua dependência com a energia. Ao incluir os fatores de forma, chegamos a uma seção de choque com uma dependência na energia muito diferente daquele sem o fator de forma e muito menor também, da ordem de 1.0 \'DA ORDEM DE\' 1.6 mb para 4.1 \'< OU =\'\'S POT. 1/2\'\'< OU =\'5 GeV.Charmonium absorption shock section by káonsBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPNielsen, MarinaAzevedo, Regina Staropoli de2004-02-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-08062021-155848/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-06-15T18:11:02Zoai:teses.usp.br:tde-08062021-155848Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-06-15T18:11:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Seção de choque de absorção do charmonium por káons
Charmonium absorption shock section by káons
title Seção de choque de absorção do charmonium por káons
spellingShingle Seção de choque de absorção do charmonium por káons
Azevedo, Regina Staropoli de
FÍSICA
NUCLEAR REACTIONS
PARTICLES (NUCLEAR PHYSICS)
PARTÍCULAS (FÍSICA NUCLEAR)
PHYSICS
REAÇÕES NUCLEARES
title_short Seção de choque de absorção do charmonium por káons
title_full Seção de choque de absorção do charmonium por káons
title_fullStr Seção de choque de absorção do charmonium por káons
title_full_unstemmed Seção de choque de absorção do charmonium por káons
title_sort Seção de choque de absorção do charmonium por káons
author Azevedo, Regina Staropoli de
author_facet Azevedo, Regina Staropoli de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nielsen, Marina
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Regina Staropoli de
dc.subject.por.fl_str_mv FÍSICA
NUCLEAR REACTIONS
PARTICLES (NUCLEAR PHYSICS)
PARTÍCULAS (FÍSICA NUCLEAR)
PHYSICS
REAÇÕES NUCLEARES
topic FÍSICA
NUCLEAR REACTIONS
PARTICLES (NUCLEAR PHYSICS)
PARTÍCULAS (FÍSICA NUCLEAR)
PHYSICS
REAÇÕES NUCLEARES
description Neste trabalho calculamos a seção de choque de dissociação do J/\'psi\' por káons usando mésons baseados em Langranianas efetivas que incluem acoplamentos entre mésons pseudoescalares e vetoriais. Na primeira parte do trabalho, estudamos um método para a obtenção das Langranianas efetivas através do uso da simetria SU(4). Na segunda parte do trabalho, estudamos a seção de choque de dissociação do charmonium por káons considerando os termos que incluem acoplamentos entre mésons pseudoescalar-pseudoescalar-vetor, vetor-vetor-vetor, e o quadri-vértice. Primeiramente observamos a sua dependência com a energia inicial no referencial do centro de massa sem incluir nos acoplamentos fatores de forma e vimos que a seção de choque têm uma dependência muito grande com o valor das constantes de acoplamento. Em seguida, incluímos os fatores de forma e observamos como a seção de choque diminui com a inclusão destes. Por último, incluímos os termos anômalos, que são os termos com acoplamentos pseudoescalar-vetor-vetor. Concluímos que a inclusão deste termos muda não só o valor da seção de choque, mas também a sua dependência com a energia. Ao incluir os fatores de forma, chegamos a uma seção de choque com uma dependência na energia muito diferente daquele sem o fator de forma e muito menor também, da ordem de 1.0 \'DA ORDEM DE\' 1.6 mb para 4.1 \'< OU =\'\'S POT. 1/2\'\'< OU =\'5 GeV.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-02-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-08062021-155848/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/43/43134/tde-08062021-155848/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090513325785088