Elaboração de um protocolo de avaliação da função manual de crianças com paralisia cerebral - etapa inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sabino, Letícia Akemi de Araújo Sakamoto
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17140/tde-04012017-104433/
Resumo: As habilidades manuais podem estar prejudicadas na paralisia cerebral (PC), interferindo nas atividades funcionais do cotidiano da criança, como alimentar-se, ir ao banheiro, brincar, o que ocasiona impacto negativo na vida dela e da família. Objetivo: elaborar, aplicar e analisar um protocolo de avaliação da função manual de crianças com PC, de 0 a 7 anos e 11 meses de idade. Método: estudo dividido em 2 etapas - 1) planejamento: definição de objetivo e população alvo, realização de revisão da literatura sobre instrumentos já existentes, tipos de itens e formato de instrumento, 2) construção: construção I -desenvolvimento dos itens, seleção dos instrumentos utilizados como base do protocolo, seleção dos itens relevantes por faixa etária, análise dos itens e adequação do protocolo; projeto piloto - aplicação do protocolo junto a 36 crianças de 0 a 7 anos e 11 meses, sendo 18 com PC e 18 com desenvolvimento típico (DT), análise dos itens e adequação do protocolo; construção II - validação de conteúdo por profissionais/pesquisadores experientes (experts) na área, elaboração e envio do questionário aos juízes especialistas, revisão dos itens (inclusão e exclusão), análise das avaliações dos especialistas e adequação do protocolo. Resultados: foram selecionados 238 itens, sendo 38 itens da Escala Lúdica Pré Escolar de Knox (ELPKR), 126 do Inventário Portage Operacionalizado (IPO), 32 do Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II (TTDD-R), 38 do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI) e 4 do Manual de Avaliação Motora - Escala de Desenvolvimento Motor (MAM-EDM). Todos os itens foram revisados. Realizou-se o agrupamento de 161 itens recorrentes, totalizando 120 itens, os quais foram aplicados em crianças com PC e DT. Após a aplicação, em nova análise do protocolo, foram agrupados 6 itens semelhantes, divididos 2 e excluídos 7, totalizando 109 itens, os quais foram enviados em forma de questionário para os juízes especialistas. Na sequência, as avaliações dos experts foram analisadas e, então, 3 itens foram agrupados, 1 item subdividido e 7 itens excluídos, chegando-se a um protocolo final com 101 itens, divididos em 8 faixas etárias: de 0 a 5 meses, de 6 meses a 11 meses, de 1 ano a 1 ano e 11 meses e, sucessivamente, na sequência anual até de 4 anos a 4 anos e 11 meses; em seguida há uma faixa etária de 5 anos a 6 anos e 11 meses e, após, a faixa etária de 7 anos a 7 anos e 11 meses. O resultado foi então denominado de Avaliação Manual Infantil Geral e Objetiva - AMIGO. Foram observadas 2 crianças de cada grupo em cada faixa etária, sendo que as crianças com DT apresentaram, no geral, melhores pontuações quando comparadas às crianças com PC da mesma faixa etária. Considerações finais: a avaliação AMIGO foi considerada válida e alcançou seu objetivo principal. Ainda está, porém, em processo de construção e, em estudos futuros, passará por mais duas fases de construção, sendo elas a fase III - avaliação quantitativa e a fase IV - validação, para que possa ser considerada totalmente válida e segura a sua utilização na prática clínica e na pesquisa científica.
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Método: estudo dividido em 2 etapas - 1) planejamento: definição de objetivo e população alvo, realização de revisão da literatura sobre instrumentos já existentes, tipos de itens e formato de instrumento, 2) construção: construção I -desenvolvimento dos itens, seleção dos instrumentos utilizados como base do protocolo, seleção dos itens relevantes por faixa etária, análise dos itens e adequação do protocolo; projeto piloto - aplicação do protocolo junto a 36 crianças de 0 a 7 anos e 11 meses, sendo 18 com PC e 18 com desenvolvimento típico (DT), análise dos itens e adequação do protocolo; construção II - validação de conteúdo por profissionais/pesquisadores experientes (experts) na área, elaboração e envio do questionário aos juízes especialistas, revisão dos itens (inclusão e exclusão), análise das avaliações dos especialistas e adequação do protocolo. Resultados: foram selecionados 238 itens, sendo 38 itens da Escala Lúdica Pré Escolar de Knox (ELPKR), 126 do Inventário Portage Operacionalizado (IPO), 32 do Teste de Triagem de Desenvolvimento de Denver II (TTDD-R), 38 do Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (PEDI) e 4 do Manual de Avaliação Motora - Escala de Desenvolvimento Motor (MAM-EDM). Todos os itens foram revisados. Realizou-se o agrupamento de 161 itens recorrentes, totalizando 120 itens, os quais foram aplicados em crianças com PC e DT. Após a aplicação, em nova análise do protocolo, foram agrupados 6 itens semelhantes, divididos 2 e excluídos 7, totalizando 109 itens, os quais foram enviados em forma de questionário para os juízes especialistas. Na sequência, as avaliações dos experts foram analisadas e, então, 3 itens foram agrupados, 1 item subdividido e 7 itens excluídos, chegando-se a um protocolo final com 101 itens, divididos em 8 faixas etárias: de 0 a 5 meses, de 6 meses a 11 meses, de 1 ano a 1 ano e 11 meses e, sucessivamente, na sequência anual até de 4 anos a 4 anos e 11 meses; em seguida há uma faixa etária de 5 anos a 6 anos e 11 meses e, após, a faixa etária de 7 anos a 7 anos e 11 meses. O resultado foi então denominado de Avaliação Manual Infantil Geral e Objetiva - AMIGO. Foram observadas 2 crianças de cada grupo em cada faixa etária, sendo que as crianças com DT apresentaram, no geral, melhores pontuações quando comparadas às crianças com PC da mesma faixa etária. Considerações finais: a avaliação AMIGO foi considerada válida e alcançou seu objetivo principal. Ainda está, porém, em processo de construção e, em estudos futuros, passará por mais duas fases de construção, sendo elas a fase III - avaliação quantitativa e a fase IV - validação, para que possa ser considerada totalmente válida e segura a sua utilização na prática clínica e na pesquisa científica.Manual skills may be affected in cerebral palsy (CP), interfering with functional activities of child\'s daily life, such as eating, toileting, playing, which causes negative impact on child´s life and family. Objective: To develop, implement and analyze an evaluation protocol to assess manual children function with CP, aged between 0-7 years and 11 months old. Method: This study was divided into two stages - 1) planning: setting goals and target population, literature review on existing instruments, types of items and instrument format, 2) Construction: Construction I -development of items, selection of instruments used as basis of the protocol, selection of relevant items by age group, item analysis and protocol adjustment; Pilot Project - protocol application with 36 children 0-7 years, 11 months, 18 CP childerb and 18 children with typical development (TD), item analysis and protocol adjustment; Construction II - Content validation by professional / experienced researchers (experts) in the area, preparation and submission of the questionnaire to expert judges, items review (item inclusion or exclusion), analysis of experts evaluations and suitability of the protocol. Results: We selected 238 items, 38 items Revised Knox Preschool Scale (RKPPS) 126 items from Operationalized Portage Inventory (IPO), 32 from Denver II Developmental Screening Test (DDST-R) 38 from Pediatric Evaluation of Disability Inventory (PEDI) and 4 from Manual of Motor Evaluation - Motor Development Scale (MAM-EDM). All items were reviewed. We grouped 161 recurring items, totalizing 120 items, which we applied both in CP children and with CP and TD children. After the implementation, we performed a new protocol analysis and 6 similar items were grouped, 2 items divided and 7 items excluded, totalizing 109 items, which were sent as questionnaire to the expert judges. Further, experts assessments were analyzed and then 3 items were grouped, 1 item subdivided, and 7 items deleted, coming to a final protocol with 101 items, divided into eight age groups: 0-5 months of 6 months to 11 months, 1 year to 1 year and 11 months and, subsequentially, the annual sequence till 4 years to 4 years and 11 months; then there is an age group between 5 years and 6 years and 11 months, and after the age of 7 years to 7 years and 11 months. The resulting product was then called Children´s Manual Assessment General and Objective - AMIGO. Two children in each group were observed at each age, and children with TD had, overall, better scores compared to children with CP in each age group. The final considerations were that AMIGO has been valid and reached its main goal. But it is still under construction, and in future studies it will go through two more stages of construction, which were phase III - quantitative assessment and phase IV - validation, in order to be considered valid and secure to be uesd in clinical practice and in scientific research.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPfeifer, Luzia IaraSabino, Letícia Akemi de Araújo Sakamoto2016-04-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17140/tde-04012017-104433/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-04012017-104433Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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