Implicações da filosofia de Schopenhauer na educação: um diálogo crítico com a Escola Nova à luz da pedagogia de Snyders

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, André Mário Gonçalves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-19022024-104830/
Resumo: Esta dissertação investiga a educação à luz das ideias do filósofo alemão Arthur Schopenhauer e seu impacto na filosofia da educação. A proposta pedagógica implícita em seu trabalho tem suas raízes no movimento romântico alemão e europeu, bem como em seu próprio sistema filosófico, influenciado pela filosofia de Immanuel Kant. Schopenhauer incorpora certos elementos do pensamento kantiano enquanto critica e reformula outros. O percurso desta pesquisa começa com uma análise da biografia de Schopenhauer, seguida pela investigação de sua pedagogia e sua relação com o contexto educacional de sua época. Posteriormente, realizo uma análise histórico-filosófica para examinar algumas das influências mais notáveis de seu pensamento. Após a exposição das notáveis influências que o pensador obteve, avanço no tempo para explorar como Friedrich Nietzsche absorveu e elogiou o pensamento de seu antecessor, especialmente no aspecto educacional aqui abordado. Um objetivo que se delineia ao longo do texto é pensar como é possível relacionar um sistema pessimista a uma teoria educacional. Um traço distintivo na tradição filosófica e educacional é a proposta de Schopenhauer de que a racionalidade não deve suprimir as intuições. Essa abordagem que prioriza as intuições sugere afinidades com correntes pedagógicas do século XX. Por outro lado, a importância dada à memória sugere afinidade com a pedagogia tradicional, mesmo que o filósofo critique essa corrente. Apesar do pessimismo inerente ao sistema filosófico de Schopenhauer, ele oferece uma abertura pela qual a educação pode orientar a ação humana na busca pela liberdade. Georges Snyders, um pensador contemporâneo e pedagogo francês, será apresentado como contraponto à pedagogia de Schopenhauer e à sua filosofia. Schopenhauer considera inútil a busca pela satisfação na escola e na vida, enquanto Snyders a endossa como objetivo, especialmente para a classe oprimida. Assim, busco fundamentar como a promoção da redução da desigualdade social pode ser alcançada utilizando-se a implícita proposta pedagógica de Schopenhauer, tendo em vista incentivar o leitor a comparar o que o filósofo diz com as pedagogias predominantes no contexto brasileiro, especialmente na escola pública.
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Posteriormente, realizo uma análise histórico-filosófica para examinar algumas das influências mais notáveis de seu pensamento. Após a exposição das notáveis influências que o pensador obteve, avanço no tempo para explorar como Friedrich Nietzsche absorveu e elogiou o pensamento de seu antecessor, especialmente no aspecto educacional aqui abordado. Um objetivo que se delineia ao longo do texto é pensar como é possível relacionar um sistema pessimista a uma teoria educacional. Um traço distintivo na tradição filosófica e educacional é a proposta de Schopenhauer de que a racionalidade não deve suprimir as intuições. Essa abordagem que prioriza as intuições sugere afinidades com correntes pedagógicas do século XX. Por outro lado, a importância dada à memória sugere afinidade com a pedagogia tradicional, mesmo que o filósofo critique essa corrente. Apesar do pessimismo inerente ao sistema filosófico de Schopenhauer, ele oferece uma abertura pela qual a educação pode orientar a ação humana na busca pela liberdade. Georges Snyders, um pensador contemporâneo e pedagogo francês, será apresentado como contraponto à pedagogia de Schopenhauer e à sua filosofia. Schopenhauer considera inútil a busca pela satisfação na escola e na vida, enquanto Snyders a endossa como objetivo, especialmente para a classe oprimida. Assim, busco fundamentar como a promoção da redução da desigualdade social pode ser alcançada utilizando-se a implícita proposta pedagógica de Schopenhauer, tendo em vista incentivar o leitor a comparar o que o filósofo diz com as pedagogias predominantes no contexto brasileiro, especialmente na escola pública.This dissertation explores education in light of the ideas of the German philosopher Arthur Schopenhauer and its impact on the philosophy of education. The pedagogical proposal implicit in his work has its roots in the German and European Romantic movement, as well as in his own philosophical system, influenced by the philosophy of Immanuel Kant. Schopenhauer incorporates certain elements of Kantian thought while critiquing and reformulating others. The path of this research begins with an analysis of Schopenhauers biography, followed by an investigation of his pedagogy and its relationship with the educational context of his time. Subsequently, I conduct a historical-philosophical analysis to examine some of the most notable influences on his thinking. After exposing the remarkable influences that the thinker obtained, I move forward in time to explore how Friedrich Nietzsche absorbed and praised the thought of his predecessor, especially in the educational aspect addressed here. A goal that emerges throughout the text is to contemplate how it is possible to relate a pessimistic system to an educational theory. A distinctive trait in the philosophical and educational tradition is Schopenhauers proposal that rationality should not suppress intuitions. This approach, which prioritizes intuitions, suggests affinities with educational currents of the 20th century. On the other hand, the importance given to memory suggests an affinity with traditional pedagogy, even though the philosopher criticizes this approach. Despite the inherent pessimism in Schopenhauers philosophical system, he provides an opening through which education can guide human action in the pursuit of freedom. Georges Snyders, a contemporary French thinker and educator, will be presented as a counterpoint to Schopenhauers pedagogy and philosophy. While Schopenhauer considers the pursuit of satisfaction in school and life to be futile, Snyders endorses it as a goal, especially for the oppressed class. Thus, I aim to establish how the promotion of reducing social inequality can be achieved by employing Schopenhauer\'s implicit pedagogical proposal, with the intention of encouraging the reader to compare what the philosopher says with the prevailing pedagogies in the Brazilian context, particularly in public schools.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGottschalk, Cristiane Maria CorneliaOliveira, André Mário Gonçalves2023-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-19022024-104830/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-03-05T21:56:03Zoai:teses.usp.br:tde-19022024-104830Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-03-05T21:56:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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