Teciteca: formação de um acervo básico como ferramenta de pesquisa dos alunos de moda para o conhecimento dos substratos têxteis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Corradi, Antonio César
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-23052016-113218/
Resumo: O objetivo dessa pesquisa é analisar e compreender como a Teciteca pode ser utilizada como ferramenta de aprendizado no ensino de têxtil de moda. Discorre sobre as investigações qualitativas e que propõe analisar o entendimento dos substratos têxteis e sua utilização adequada na construção de produtos de moda, utilizando para isso do acervo da teciteca como fonte de informação no processo de ensino e aprendizagem. O trabalho também levou em consideração o modelo que organiza o acervo, a catalogação e as buscas e o acesso às formações. Por sua vez, a consideração da situação dos profissionais que trabalham com a obtenção, qualificação, catalogação, análise e controle dos substratos têxteis revela outro parâmetro relevante para a obtenção de Informações fidedignas que deem suporte aos alunos e pesquisadores. Tudo isso junto formam um conjunto de aspectos que passam pelo desenvolvimento efetivo do ensino de moda nas universidades, apresentam saberes, conhecimentos e características específicas trabalhadas no meio profissional. A qualificação dos profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho passa por transformações e a universidade urge em adequar a formação dos alunos. O bacharel deve ser, ele próprio, o impulsionador de sua carreira de acordo com a sua vontade/ inspiração. Diante do quadro apresentado conclui-se apontando que as políticas educacionais necessitam conferir um outro patamar de importância ao trabalho do professor, e de modo geral às técnicas utilizadas para incrementação de recursos, laboratórios, oficinas, salas de estudos, bibliotecas e principalmente tecitecas, colaborando para uma melhor formação dos profissionais de vestuário e moda. Nesse sentido, indica novas propostas de recursos educacionais que resultam na melhoria da qualidade da educação da força de trabalho
id USP_67b2dee1514440b7699db720f009e963
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23052016-113218
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Teciteca: formação de um acervo básico como ferramenta de pesquisa dos alunos de moda para o conhecimento dos substratos têxteisTeciteca: formation of a collection as a tool of respondents fashion students to knowledge of textile substrates.Estudo e ensinoFashionMateriais têxteisModaStudy and teachingTecidotecaTecidotecaTecitecaTecitecaTextile materialsO objetivo dessa pesquisa é analisar e compreender como a Teciteca pode ser utilizada como ferramenta de aprendizado no ensino de têxtil de moda. Discorre sobre as investigações qualitativas e que propõe analisar o entendimento dos substratos têxteis e sua utilização adequada na construção de produtos de moda, utilizando para isso do acervo da teciteca como fonte de informação no processo de ensino e aprendizagem. O trabalho também levou em consideração o modelo que organiza o acervo, a catalogação e as buscas e o acesso às formações. Por sua vez, a consideração da situação dos profissionais que trabalham com a obtenção, qualificação, catalogação, análise e controle dos substratos têxteis revela outro parâmetro relevante para a obtenção de Informações fidedignas que deem suporte aos alunos e pesquisadores. Tudo isso junto formam um conjunto de aspectos que passam pelo desenvolvimento efetivo do ensino de moda nas universidades, apresentam saberes, conhecimentos e características específicas trabalhadas no meio profissional. A qualificação dos profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho passa por transformações e a universidade urge em adequar a formação dos alunos. O bacharel deve ser, ele próprio, o impulsionador de sua carreira de acordo com a sua vontade/ inspiração. Diante do quadro apresentado conclui-se apontando que as políticas educacionais necessitam conferir um outro patamar de importância ao trabalho do professor, e de modo geral às técnicas utilizadas para incrementação de recursos, laboratórios, oficinas, salas de estudos, bibliotecas e principalmente tecitecas, colaborando para uma melhor formação dos profissionais de vestuário e moda. Nesse sentido, indica novas propostas de recursos educacionais que resultam na melhoria da qualidade da educação da força de trabalhoThe purpose of this research is to analyze and understand how Teciteca can be used as a learning tool in teaching fashion textiles. Discusses qualitative research and aims to analyze the understanding of textile substrates and their appropriate use in the construction of fashion products, making use of the teciteca the collection as a source of information in the process of teaching and learning. The work also took into account the model that organizes the collection, cataloging and searches and access to training. In turn, the consideration of the situation of professionals working with procurement, qualification, cataloging, analysis and control of textile substrates reveals another important parameter for obtaining reliable information that support students and researchers. All together they form a set of aspects that go through the effective development of fashion education in universities, have knowledge, specific skills and characteristics worked in the professional environment. The qualification of the professionals who are entering the labor market undergoes transformation and the university is urgent to adapt the education of students. The bachelor should be himself, the driver of his career according to his will / inspiration. In front of the table concludes by pointing out that education policies need to give another importance level of the teacher\'s work, and in general the techniques used for incrementing resources, laboratories, workshops, study rooms, libraries and especially tecitecas, collaborating for better training of clothing and fashion professionals. In this sense, it indicates new proposals for educational resources that result in improving the quality of education of the workforceBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAraujo, Mauricio de CamposCorradi, Antonio César2016-02-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-23052016-113218/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:03:47Zoai:teses.usp.br:tde-23052016-113218Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:03:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teciteca: formação de um acervo básico como ferramenta de pesquisa dos alunos de moda para o conhecimento dos substratos têxteis
Teciteca: formation of a collection as a tool of respondents fashion students to knowledge of textile substrates.
title Teciteca: formação de um acervo básico como ferramenta de pesquisa dos alunos de moda para o conhecimento dos substratos têxteis
spellingShingle Teciteca: formação de um acervo básico como ferramenta de pesquisa dos alunos de moda para o conhecimento dos substratos têxteis
Corradi, Antonio César
Estudo e ensino
Fashion
Materiais têxteis
Moda
Study and teaching
Tecidoteca
Tecidoteca
Teciteca
Teciteca
Textile materials
title_short Teciteca: formação de um acervo básico como ferramenta de pesquisa dos alunos de moda para o conhecimento dos substratos têxteis
title_full Teciteca: formação de um acervo básico como ferramenta de pesquisa dos alunos de moda para o conhecimento dos substratos têxteis
title_fullStr Teciteca: formação de um acervo básico como ferramenta de pesquisa dos alunos de moda para o conhecimento dos substratos têxteis
title_full_unstemmed Teciteca: formação de um acervo básico como ferramenta de pesquisa dos alunos de moda para o conhecimento dos substratos têxteis
title_sort Teciteca: formação de um acervo básico como ferramenta de pesquisa dos alunos de moda para o conhecimento dos substratos têxteis
author Corradi, Antonio César
author_facet Corradi, Antonio César
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araujo, Mauricio de Campos
dc.contributor.author.fl_str_mv Corradi, Antonio César
dc.subject.por.fl_str_mv Estudo e ensino
Fashion
Materiais têxteis
Moda
Study and teaching
Tecidoteca
Tecidoteca
Teciteca
Teciteca
Textile materials
topic Estudo e ensino
Fashion
Materiais têxteis
Moda
Study and teaching
Tecidoteca
Tecidoteca
Teciteca
Teciteca
Textile materials
description O objetivo dessa pesquisa é analisar e compreender como a Teciteca pode ser utilizada como ferramenta de aprendizado no ensino de têxtil de moda. Discorre sobre as investigações qualitativas e que propõe analisar o entendimento dos substratos têxteis e sua utilização adequada na construção de produtos de moda, utilizando para isso do acervo da teciteca como fonte de informação no processo de ensino e aprendizagem. O trabalho também levou em consideração o modelo que organiza o acervo, a catalogação e as buscas e o acesso às formações. Por sua vez, a consideração da situação dos profissionais que trabalham com a obtenção, qualificação, catalogação, análise e controle dos substratos têxteis revela outro parâmetro relevante para a obtenção de Informações fidedignas que deem suporte aos alunos e pesquisadores. Tudo isso junto formam um conjunto de aspectos que passam pelo desenvolvimento efetivo do ensino de moda nas universidades, apresentam saberes, conhecimentos e características específicas trabalhadas no meio profissional. A qualificação dos profissionais que estão ingressando no mercado de trabalho passa por transformações e a universidade urge em adequar a formação dos alunos. O bacharel deve ser, ele próprio, o impulsionador de sua carreira de acordo com a sua vontade/ inspiração. Diante do quadro apresentado conclui-se apontando que as políticas educacionais necessitam conferir um outro patamar de importância ao trabalho do professor, e de modo geral às técnicas utilizadas para incrementação de recursos, laboratórios, oficinas, salas de estudos, bibliotecas e principalmente tecitecas, colaborando para uma melhor formação dos profissionais de vestuário e moda. Nesse sentido, indica novas propostas de recursos educacionais que resultam na melhoria da qualidade da educação da força de trabalho
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-23052016-113218/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100133/tde-23052016-113218/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091014033408000