Avaliação teórico-experimental de um sistema de ar condicionado automotivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ianella, Marcelo Rogério
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-24062024-164912/
Resumo: O aumento das exigências de conforto e da competitividade no setor automotivo, associado à recente substituição dos refrigerantes CFC\'s por alternativos não prejudiciais à camada de ozônio, tem levado a indústria automobilística a um constante processo de desenvolvimento e melhoria dos sistemas de ar condicionado para automóveis. Nesse sentido, foi ensaiado, em uma bancada de testes, um equipamento de ar condicionado que envolvia algumas das tecnologias recentemente desenvolvidas para melhorar a eficiência e o desempenho desses sistemas, que são o condensador de microcanais de fluxo paralelo e o compressor de deslocamento continuamente variável. O equipamento incluía também um evaporador de tubos e aletas de alumínio e uma válvula de expansão termostática, entre outros. Vários ensaios de desempenho foram realizados, permitindo uma análise paramétrica do comportamento do sistema em função de algumas variáveis controladas: temperatura e vazão de ar no evaporador, temperatura do ar de condensação e rotação do compressor. Tal análise permitiu um conhecimento do comportamento do sistema e, em especial, do funcionamento do seu controle de capacidade. Também foi feita uma análise dos efeitos do inventário de refrigerante no desempenho do circuito frigorífico. Esses estudos serviram para a validação do modelo matemático de simulação desenvolvido por Mamani(1997), baseado no mesmo equipamento. A comparação dos resultados indicou uma
id USP_67b476c01d5c834a368e25663cd829a1
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-24062024-164912
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Avaliação teórico-experimental de um sistema de ar condicionado automotivoTheoric-experimental evaluation of an automotive air conditioning systemair conditioningar condicionadoautomobileautomóveisensaiosrefrigeration systemssimulaçãosimulationsistemas frigoríficostestsO aumento das exigências de conforto e da competitividade no setor automotivo, associado à recente substituição dos refrigerantes CFC\'s por alternativos não prejudiciais à camada de ozônio, tem levado a indústria automobilística a um constante processo de desenvolvimento e melhoria dos sistemas de ar condicionado para automóveis. Nesse sentido, foi ensaiado, em uma bancada de testes, um equipamento de ar condicionado que envolvia algumas das tecnologias recentemente desenvolvidas para melhorar a eficiência e o desempenho desses sistemas, que são o condensador de microcanais de fluxo paralelo e o compressor de deslocamento continuamente variável. O equipamento incluía também um evaporador de tubos e aletas de alumínio e uma válvula de expansão termostática, entre outros. Vários ensaios de desempenho foram realizados, permitindo uma análise paramétrica do comportamento do sistema em função de algumas variáveis controladas: temperatura e vazão de ar no evaporador, temperatura do ar de condensação e rotação do compressor. Tal análise permitiu um conhecimento do comportamento do sistema e, em especial, do funcionamento do seu controle de capacidade. Também foi feita uma análise dos efeitos do inventário de refrigerante no desempenho do circuito frigorífico. Esses estudos serviram para a validação do modelo matemático de simulação desenvolvido por Mamani(1997), baseado no mesmo equipamento. A comparação dos resultados indicou umaThe increasing on confort requirements and competitiveness in the automotive field besides the substituition of CFC\'s refrigerants by other non harmfull to the stratosphere ozone layer has forced the automotive industry to constantly develop and improve air conditioning systems used in automobiles. In this study, tests of an air conditioning equipment which envolves some tecnologies developed recently to improve their eficiency and performance (a multiflux microchannel condenser and a continuously variable displacement compressor) has been accomplished. The systern comprised also an aluminum fin and tubes evaporator and a thermostatic expansion valve. Several performance tests were carried out in order to provide a parametric analysis of the system behaviour as a function of some controled parameters, namely air temperature and air flux at the evaporator, air temperature at the condenser and compressor rotational speed. Such anlysis showed a detailed understanding of the system behaviour and specially the operations of the capacity control. An analysis of the effects of refrigerant charge in the system has also been performed. Such studies have contributed to the validation of a mathematical simulation model, developed by Mamani (1997), which was based on a similar system. Comparisons of the results indicated a great consistency among the experimental and simulation results, what makes the model a good design and devepment tool for the automotive industry.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJabardo, Jose Maria SaizIanella, Marcelo Rogério1998-10-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-24062024-164912/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-06-26T21:16:02Zoai:teses.usp.br:tde-24062024-164912Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-06-26T21:16:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação teórico-experimental de um sistema de ar condicionado automotivo
Theoric-experimental evaluation of an automotive air conditioning system
title Avaliação teórico-experimental de um sistema de ar condicionado automotivo
spellingShingle Avaliação teórico-experimental de um sistema de ar condicionado automotivo
Ianella, Marcelo Rogério
air conditioning
ar condicionado
automobile
automóveis
ensaios
refrigeration systems
simulação
simulation
sistemas frigoríficos
tests
title_short Avaliação teórico-experimental de um sistema de ar condicionado automotivo
title_full Avaliação teórico-experimental de um sistema de ar condicionado automotivo
title_fullStr Avaliação teórico-experimental de um sistema de ar condicionado automotivo
title_full_unstemmed Avaliação teórico-experimental de um sistema de ar condicionado automotivo
title_sort Avaliação teórico-experimental de um sistema de ar condicionado automotivo
author Ianella, Marcelo Rogério
author_facet Ianella, Marcelo Rogério
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Jabardo, Jose Maria Saiz
dc.contributor.author.fl_str_mv Ianella, Marcelo Rogério
dc.subject.por.fl_str_mv air conditioning
ar condicionado
automobile
automóveis
ensaios
refrigeration systems
simulação
simulation
sistemas frigoríficos
tests
topic air conditioning
ar condicionado
automobile
automóveis
ensaios
refrigeration systems
simulação
simulation
sistemas frigoríficos
tests
description O aumento das exigências de conforto e da competitividade no setor automotivo, associado à recente substituição dos refrigerantes CFC\'s por alternativos não prejudiciais à camada de ozônio, tem levado a indústria automobilística a um constante processo de desenvolvimento e melhoria dos sistemas de ar condicionado para automóveis. Nesse sentido, foi ensaiado, em uma bancada de testes, um equipamento de ar condicionado que envolvia algumas das tecnologias recentemente desenvolvidas para melhorar a eficiência e o desempenho desses sistemas, que são o condensador de microcanais de fluxo paralelo e o compressor de deslocamento continuamente variável. O equipamento incluía também um evaporador de tubos e aletas de alumínio e uma válvula de expansão termostática, entre outros. Vários ensaios de desempenho foram realizados, permitindo uma análise paramétrica do comportamento do sistema em função de algumas variáveis controladas: temperatura e vazão de ar no evaporador, temperatura do ar de condensação e rotação do compressor. Tal análise permitiu um conhecimento do comportamento do sistema e, em especial, do funcionamento do seu controle de capacidade. Também foi feita uma análise dos efeitos do inventário de refrigerante no desempenho do circuito frigorífico. Esses estudos serviram para a validação do modelo matemático de simulação desenvolvido por Mamani(1997), baseado no mesmo equipamento. A comparação dos resultados indicou uma
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-10-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-24062024-164912/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18135/tde-24062024-164912/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091043819257856