Memórias de mulheres dos movimentos sociais da zona leste de São Paulo: histórias de resistência.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08112007-094707/ |
Resumo: | O trabalho apresenta memórias, a partir de entrevistas que contam o processo de formação política de cinco mulheres com mais de 60 anos, que participam do movimento popular na Zona Leste do município de São Paulo, desde a década de 1970. São lideranças comunitárias que participaram na Igreja Católica, em pequenas comunidades designadas CEBs - Comunidades Eclesiais de Base. As memórias das mulheres são transcritas quase que literalmente, numa tentativa de apresentar ao leitor os nexos criados por elas entre educação e movimento popular, vida privada e atuação pública, sonhos e utopia, educadores e educação. Discute-se o lugar ocupado pelos movimentos populares e a Igreja Católica no processo de democratização do Brasil nas décadas de 1970 e 80. Em seguida, os fundamentos teóricos que permitem fazer da memória uma fonte histórica e uma forma de resistência, no sentido positivo da palavra, são apresentados. Num terceiro momento narra-se a história de cada uma das cinco mulheres, com o mínimo possível de interferências, com destaque para algumas lembranças que explicitam detalhes e \"nós\" dos processos formativos e de resistência apresentados. Conclui-se que o processo de decisões, contatos com pessoas, lugares, situações e sentimentos fazem desta participação nos movimentos populares espaço privilegiado de educação para uma vida alternativa àquela oferecida pela sociedade capitalista às mulheres migrantes e pobres, que chegam na periferia paulistana em meados do século XX. |
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Memórias de mulheres dos movimentos sociais da zona leste de São Paulo: histórias de resistência.Memories of women of the social movements the area east of St. Paul: stories os resistance.Educação popularMovimentos popularesMulheresPublic educationPublic movementsWomenO trabalho apresenta memórias, a partir de entrevistas que contam o processo de formação política de cinco mulheres com mais de 60 anos, que participam do movimento popular na Zona Leste do município de São Paulo, desde a década de 1970. São lideranças comunitárias que participaram na Igreja Católica, em pequenas comunidades designadas CEBs - Comunidades Eclesiais de Base. As memórias das mulheres são transcritas quase que literalmente, numa tentativa de apresentar ao leitor os nexos criados por elas entre educação e movimento popular, vida privada e atuação pública, sonhos e utopia, educadores e educação. Discute-se o lugar ocupado pelos movimentos populares e a Igreja Católica no processo de democratização do Brasil nas décadas de 1970 e 80. Em seguida, os fundamentos teóricos que permitem fazer da memória uma fonte histórica e uma forma de resistência, no sentido positivo da palavra, são apresentados. Num terceiro momento narra-se a história de cada uma das cinco mulheres, com o mínimo possível de interferências, com destaque para algumas lembranças que explicitam detalhes e \"nós\" dos processos formativos e de resistência apresentados. Conclui-se que o processo de decisões, contatos com pessoas, lugares, situações e sentimentos fazem desta participação nos movimentos populares espaço privilegiado de educação para uma vida alternativa àquela oferecida pela sociedade capitalista às mulheres migrantes e pobres, que chegam na periferia paulistana em meados do século XX.Work presents memories, from interviews that they more than count to the formation process politics of five women with 60 years, that participate of the popular movement in the Zone East of the city of São Paulo, since the decade of 1970. They are communitarian leaderships that had participated in the Church Catholic, in small appointed communities CEBs - Communities Eclesiais of Base. The memories of the women are transcribing almost that literally, in an attempt to present to the reader the nexuses created by them enter education and public movement, private life and public performance, dreams and utopia, educators and education. The busy place for the public movements and the Church is argued Catholic in the process of democratization of Brazil in the decades of 1970 and 80. After that, the theoretical beddings that allow to make of the memory a historical source and a resistance form, in the positive direction of the word, are presented. At one third moment history of each one of the five women is told to it, with the possible minimum of interferences, prominence for some souvenirs that expliciting details and \"us\" of presented the formative processes and of resistance. One concludes that the process of decisions, contacts with people, places, situations and feelings makes of this participation in the public movements privileged space of education for an alternative life to that one offered by the capitalist society that migrates and poor women, who arrive in the paulistana periphery in middle of century XX.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSchilling, Flavia InesOliveira, Vera Aparecida de2007-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-08112007-094707/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:54Zoai:teses.usp.br:tde-08112007-094707Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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