Adolescentes em situação de pré-vestibular: atividade física e estresse

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Villas Boas, João Paulo de Castro
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-23012024-170229/
Resumo: O presente trabalho pretendeu investigar a possível relação entre o nível de atividade física e o nível de estresse entre adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 16 e 19 anos, alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola particular em Santo André-SP no período pré-vestibular. A população de estudo foi constituída de 134 adolescentes de ambos os sexos - 63% do sexo feminino e 37% do sexo masculino. Para estabelecer o nível de atividade física utilizou-se o - International Physical Activity Questionnaire -IPAQ- versão curta, e para a mensuração dos níveis de estresse, foi utilizado como instrumento a Lista de Sintomas de Stress de Vasconcelos LSS/VAS. - Para o tratamento estatístico foi utilizado Epi-info 6. A média de idade é de 17,0 anos, com desvio padrão de 0,616 anos; em relação à atividade física, constatou-se que 46,4% do grupo foram classificados corno fisicamente ativos, 26,8% corno pouco ativos, 22,5%, muito ativos e 4,3%, insuficientemente ativos. O nível geral de estresse do grupo, segundo os critérios da LSS/VAS, foi classificado como Médio, a fase em que o grupo se encontrava foi a de Resistência, a presença de sintomas foi considerada Alta, com freqüência Média e intensidade Baixa. As maiores fontes de estresse identificadas são emocionais, sociais e cognitivas, as manifestações mais freqüentes são emocionais, sociais, fisiológicas e cognitivas e as manifestações mais fortes são emocionais, fisiológicas e cognitivas. Ao se associarem níveis de atividade física e de estresse, constatou-se que 63,5% dos indivíduos ativos apresentaram nível médio/alto de estresse e 44,8% dos muito ativos, nível médio de estresse. Esses dados apontam para uma sensível diminuição do estresse em indivíduos que são fisicamente ativos, quando comparados com os que apresentam um nível menos intenso de atividade física.
id USP_67f2f19ef0bf801f9e52674847bec833
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-23012024-170229
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Adolescentes em situação de pré-vestibular: atividade física e estresseAdolescents prior to the college entrance exam: physical activity and stressAdolescenteAdolescentsAtividade FísicaEstressePhysical ActivityStressVestibularO presente trabalho pretendeu investigar a possível relação entre o nível de atividade física e o nível de estresse entre adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 16 e 19 anos, alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola particular em Santo André-SP no período pré-vestibular. A população de estudo foi constituída de 134 adolescentes de ambos os sexos - 63% do sexo feminino e 37% do sexo masculino. Para estabelecer o nível de atividade física utilizou-se o - International Physical Activity Questionnaire -IPAQ- versão curta, e para a mensuração dos níveis de estresse, foi utilizado como instrumento a Lista de Sintomas de Stress de Vasconcelos LSS/VAS. - Para o tratamento estatístico foi utilizado Epi-info 6. A média de idade é de 17,0 anos, com desvio padrão de 0,616 anos; em relação à atividade física, constatou-se que 46,4% do grupo foram classificados corno fisicamente ativos, 26,8% corno pouco ativos, 22,5%, muito ativos e 4,3%, insuficientemente ativos. O nível geral de estresse do grupo, segundo os critérios da LSS/VAS, foi classificado como Médio, a fase em que o grupo se encontrava foi a de Resistência, a presença de sintomas foi considerada Alta, com freqüência Média e intensidade Baixa. As maiores fontes de estresse identificadas são emocionais, sociais e cognitivas, as manifestações mais freqüentes são emocionais, sociais, fisiológicas e cognitivas e as manifestações mais fortes são emocionais, fisiológicas e cognitivas. Ao se associarem níveis de atividade física e de estresse, constatou-se que 63,5% dos indivíduos ativos apresentaram nível médio/alto de estresse e 44,8% dos muito ativos, nível médio de estresse. Esses dados apontam para uma sensível diminuição do estresse em indivíduos que são fisicamente ativos, quando comparados com os que apresentam um nível menos intenso de atividade física.The current work has been written on the purpose of investigating whether there is a relation between the physical activity level and the stress level among the teenagers of both sex, aged between 16 and 19, taking senior high, at a private school in Santo André - São Paulo - (prior to the college entrance exam). 166 teenagers were interviewed, remaining only 134 after screening by criteria of elimination in methodological procedures. In order to establish the physical activity level, the - International Physical Activity Questionnaire - IPAQ - (short version) was used and the stress level was measured by the - Vasconcelos stress effects list - LSS/VAS. As for the statistic treatment, it was used EPI-INFO 6. It was noticed that 63% sampled was female and 37% male. The average age was 17 years old with a standard deviation of 0,616. 46.4% of the group were physically active; 26.8% less active; 22.5% very active and 4.3% not active enough. The stress level of the group, according the LSS/VAS, was considered in the middle fase. The sampled are also considered to be in the resistance fase, with high symptoms, medium frequency and low intensity. The highest stress sources are emotional, social and cognitive the most frequent ones are the emotional, social physiologic and cognitive the strongest are emotional, physiologic and cognitive. When we compare the physical activity level and the stress level, we notice that 63.5% of the active people has a high to medium stress level and 44.8% of the very active sampled has a medium stress. This data indicates a little reduction of the stress for those who are physically active compared to the ones who are less active.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSchor, NéiaVillas Boas, João Paulo de Castro2003-06-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-23012024-170229/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-09T13:12:46Zoai:teses.usp.br:tde-23012024-170229Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-09T13:12:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Adolescentes em situação de pré-vestibular: atividade física e estresse
Adolescents prior to the college entrance exam: physical activity and stress
title Adolescentes em situação de pré-vestibular: atividade física e estresse
spellingShingle Adolescentes em situação de pré-vestibular: atividade física e estresse
Villas Boas, João Paulo de Castro
Adolescente
Adolescents
Atividade Física
Estresse
Physical Activity
Stress
Vestibular
title_short Adolescentes em situação de pré-vestibular: atividade física e estresse
title_full Adolescentes em situação de pré-vestibular: atividade física e estresse
title_fullStr Adolescentes em situação de pré-vestibular: atividade física e estresse
title_full_unstemmed Adolescentes em situação de pré-vestibular: atividade física e estresse
title_sort Adolescentes em situação de pré-vestibular: atividade física e estresse
author Villas Boas, João Paulo de Castro
author_facet Villas Boas, João Paulo de Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schor, Néia
dc.contributor.author.fl_str_mv Villas Boas, João Paulo de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Adolescente
Adolescents
Atividade Física
Estresse
Physical Activity
Stress
Vestibular
topic Adolescente
Adolescents
Atividade Física
Estresse
Physical Activity
Stress
Vestibular
description O presente trabalho pretendeu investigar a possível relação entre o nível de atividade física e o nível de estresse entre adolescentes de ambos os sexos, com idade entre 16 e 19 anos, alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola particular em Santo André-SP no período pré-vestibular. A população de estudo foi constituída de 134 adolescentes de ambos os sexos - 63% do sexo feminino e 37% do sexo masculino. Para estabelecer o nível de atividade física utilizou-se o - International Physical Activity Questionnaire -IPAQ- versão curta, e para a mensuração dos níveis de estresse, foi utilizado como instrumento a Lista de Sintomas de Stress de Vasconcelos LSS/VAS. - Para o tratamento estatístico foi utilizado Epi-info 6. A média de idade é de 17,0 anos, com desvio padrão de 0,616 anos; em relação à atividade física, constatou-se que 46,4% do grupo foram classificados corno fisicamente ativos, 26,8% corno pouco ativos, 22,5%, muito ativos e 4,3%, insuficientemente ativos. O nível geral de estresse do grupo, segundo os critérios da LSS/VAS, foi classificado como Médio, a fase em que o grupo se encontrava foi a de Resistência, a presença de sintomas foi considerada Alta, com freqüência Média e intensidade Baixa. As maiores fontes de estresse identificadas são emocionais, sociais e cognitivas, as manifestações mais freqüentes são emocionais, sociais, fisiológicas e cognitivas e as manifestações mais fortes são emocionais, fisiológicas e cognitivas. Ao se associarem níveis de atividade física e de estresse, constatou-se que 63,5% dos indivíduos ativos apresentaram nível médio/alto de estresse e 44,8% dos muito ativos, nível médio de estresse. Esses dados apontam para uma sensível diminuição do estresse em indivíduos que são fisicamente ativos, quando comparados com os que apresentam um nível menos intenso de atividade física.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-06-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-23012024-170229/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/6/6136/tde-23012024-170229/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256530630475776