Ainda ao vivo: entretenimento, arte e a relevância da presença
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100140/tde-12062024-203158/ |
Resumo: | Em uma época em que a tecnologia nos permite alcançar uma enorme quantidade de conteúdos artísticos dentro de nossas próprias casas, por que ainda saímos para assistir a um show ou a um espetáculo? Nesta pesquisa, buscamos compreender qual é a relevância do entretenimento artístico presencial para o público de hoje. Assim, analisamos as práticas contemporâneas de entretenimento, focando em atividades presenciais com conteúdos de arte, especialmente aquelas de execução ao vivo, como shows musicais e espetáculos cênicos. Integrando o campo dos estudos turísticos, realizamos uma investigação de caráter qualitativo que soma, em seus procedimentos, leitura de bibliografia propositalmente interdisciplinar, observação de mídia, análise da oferta atual de entretenimento, entrevistas semiestruturadas com agentes de mercado e questionários com público de eventos artísticos. Na tese, sugerimos um entendimento mais objetivo para o conceito do entretenimento, procurando escapar da constante imprecisão (e do preconceito) que ainda o envolve, aprofundamos e defendemos as relações específicas que possui com o lazer, o turismo e a arte, e organizamos um panorama mercadológico para colaborar na percepção de sua importância econômica. Após, delimitamos o que compreendemos como experiência e oferta de experiência dentro do escopo do entretenimento, analisando como a busca por acontecimentos marcantes, memoráveis e pessoais pode traduzir parte do comportamento do público contemporâneo, mas também se tornar uma notável estratégia de mercado, especialmente com a intensificação dos estímulos corporais e da ludicidade das atividades. Por fim, focamos na questão da presença, observando a coexistência (e não substituição) entre as vertentes digital e presencial do entretenimento, e esmiuçando os significados de três níveis de relação que se mostram diferenciais do entretenimento artístico presencial: os encontros que se dão em torno da ida dos participantes ao evento; o comparecimento do público a um espaço extraordinário; a proximidade entre fãs, artistas e obras. Mais do que acesso a conteúdos, o entretenimento artístico presencial representa relações sociais, afetivas e sensoriais que não podem se configurar da mesma maneira no espaço doméstico, permitindo encontros agradáveis, foco no lazer desejado e conexões emocionais que mantêm sua relevância para o público de hoje. |
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Integrando o campo dos estudos turísticos, realizamos uma investigação de caráter qualitativo que soma, em seus procedimentos, leitura de bibliografia propositalmente interdisciplinar, observação de mídia, análise da oferta atual de entretenimento, entrevistas semiestruturadas com agentes de mercado e questionários com público de eventos artísticos. Na tese, sugerimos um entendimento mais objetivo para o conceito do entretenimento, procurando escapar da constante imprecisão (e do preconceito) que ainda o envolve, aprofundamos e defendemos as relações específicas que possui com o lazer, o turismo e a arte, e organizamos um panorama mercadológico para colaborar na percepção de sua importância econômica. Após, delimitamos o que compreendemos como experiência e oferta de experiência dentro do escopo do entretenimento, analisando como a busca por acontecimentos marcantes, memoráveis e pessoais pode traduzir parte do comportamento do público contemporâneo, mas também se tornar uma notável estratégia de mercado, especialmente com a intensificação dos estímulos corporais e da ludicidade das atividades. Por fim, focamos na questão da presença, observando a coexistência (e não substituição) entre as vertentes digital e presencial do entretenimento, e esmiuçando os significados de três níveis de relação que se mostram diferenciais do entretenimento artístico presencial: os encontros que se dão em torno da ida dos participantes ao evento; o comparecimento do público a um espaço extraordinário; a proximidade entre fãs, artistas e obras. Mais do que acesso a conteúdos, o entretenimento artístico presencial representa relações sociais, afetivas e sensoriais que não podem se configurar da mesma maneira no espaço doméstico, permitindo encontros agradáveis, foco no lazer desejado e conexões emocionais que mantêm sua relevância para o público de hoje.At a time when technology allows us to access a huge amount of artistic content within our own homes, why do we still go out to watch a concert or a performance? In this research, we seek to understand the relevance of in-person artistic entertainment for todays audiences. Therefore, we analyze contemporary entertainment practices, focusing on in-person activities with art content, especially those performed live, such as musical concerts and theatrical shows. Integrating the field of tourism studies, we carried out a qualitative investigation that includes, in its procedures, the reading of a purposefully interdisciplinary bibliography, press articles review, analysis of the current entertainment market offer, semi-structured interviews with industry stakeholders and surveys distributed to the the public of artistic events. In the thesis, we suggest a more objective understanding of the concept of entertainment, seeking to escape the constant imprecision (and prejudice) that still surrounds it, we deepen and defend the specific relationships it has with leisure, tourism and art, and we organize a marketing panorama to collaborate in the perception of its economic importance. Afterwards, we define what we understand as experience and experience offering within the scope of entertainment, analyzing how the search for remarkable, memorable and personal events can reflect part of the contemporary audiences behavior, but also become a notable market strategy, especially intensifying the stimulation of bodily sensations and the playfulness of activities. Finally, we focus on the subject of presence, observing the coexistence (and not substitution) between the digital and in-person aspects of entertainment, and scrutinizing the meanings of three levels of relationship that prove to be differentiating characteristics of in-person artistic entertainment: the meetings that occur when participants go to an event; the publics attendance at an extraordinary space; the proximity between fans, artists and works of art. More than enabling access to content, in-person artistic entertainment represents social, affective and sensorial relationships that cannot be configured in the same way in the domestic space, allowing pleasant meetings, focus on the desired leisure and emotional connections that maintain their relevance for todays audiences.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTrigo, Luiz Gonzaga GodoiFreire, Vítor Silva2024-04-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100140/tde-12062024-203158/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-24T12:53:02Zoai:teses.usp.br:tde-12062024-203158Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-24T12:53:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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