Imagens na comunicação do conhecimento em livros didáticos de química e física: uma análise à luz da semiótica peirceana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-26052017-101455/ |
Resumo: | O presente trabalho visa contribuir para as reflexões acerca da filosofia da Química, em especial as relacionadas às estratégias e especificidades empregadas na comunicação de seu conhecimento. Como objeto de pesquisa apresentam-se as imagens empregadas nas discussões de conteúdos que são abordados em livros didáticos de Física e Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2015 (PNLD - 2015), analisadas à luz da semiótica peirceana. Tais imagens, bem como seu contexto, foram analisadas sob duas perspectivas: o que se pretende comunicar, através da categorização das imagens frente ao tipo de conteúdo veiculado, e como tal comunicação é realizada, utilizando-se da classificação dos signos proposta pela semiótica peirceana. Em relação ao primeiro aspecto, percebeu-se que as imagens referentes ao \"Cotidiano\" e \"Laboratório e Experimentação\" predominam em ambas as disciplinas, com destaque para \"Gráficos\", nos livros de Física e \"Tabelas\", nos livros de Química. Quanto ao tipo de imagens apresentadas pelos livros há predominância de Fotografias e Desenhos, sendo que há mais desenhos nos livros de Física e mais Fotografias em livros de Química. Analisando a função das imagens presentes nos livros, pode-se inferir que elas são usadas principalmente para exemplificação e contextualização dos assuntos trabalhados, bem como representação dos aparatos usados para experimentação. Tendo esse uso, as imagens são majoritariamente sin-signos indiciais, pois representam um objeto existente. Há, no entanto, imagens que apresentam caráter mais icônico, uma vez que buscam representar e demonstrar o comportamento das partículas submicroscópicas. Uma vez que essa iconicidade reflete um tipo de postura adotado pelos autores do livro, percebeu-se que os livros de Química tendem a ter posturas mais realistas que os livros de Física, uma vez que foi observado a presença de mais imagens icônicas, que representam e \"materializam\" as partículas presentes nessas representações. |
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Imagens na comunicação do conhecimento em livros didáticos de química e física: uma análise à luz da semiótica peirceanaImages in the communication of knowledge in textbooks of chemistry and physics: an analysis in the light of Peircean semioticsChemistryFísicaImagensImagesLivro didáticoPeirce's SemioticsPhysicsQuímicaSemiótica peirceanaTextbookO presente trabalho visa contribuir para as reflexões acerca da filosofia da Química, em especial as relacionadas às estratégias e especificidades empregadas na comunicação de seu conhecimento. Como objeto de pesquisa apresentam-se as imagens empregadas nas discussões de conteúdos que são abordados em livros didáticos de Física e Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático de 2015 (PNLD - 2015), analisadas à luz da semiótica peirceana. Tais imagens, bem como seu contexto, foram analisadas sob duas perspectivas: o que se pretende comunicar, através da categorização das imagens frente ao tipo de conteúdo veiculado, e como tal comunicação é realizada, utilizando-se da classificação dos signos proposta pela semiótica peirceana. Em relação ao primeiro aspecto, percebeu-se que as imagens referentes ao \"Cotidiano\" e \"Laboratório e Experimentação\" predominam em ambas as disciplinas, com destaque para \"Gráficos\", nos livros de Física e \"Tabelas\", nos livros de Química. Quanto ao tipo de imagens apresentadas pelos livros há predominância de Fotografias e Desenhos, sendo que há mais desenhos nos livros de Física e mais Fotografias em livros de Química. Analisando a função das imagens presentes nos livros, pode-se inferir que elas são usadas principalmente para exemplificação e contextualização dos assuntos trabalhados, bem como representação dos aparatos usados para experimentação. Tendo esse uso, as imagens são majoritariamente sin-signos indiciais, pois representam um objeto existente. Há, no entanto, imagens que apresentam caráter mais icônico, uma vez que buscam representar e demonstrar o comportamento das partículas submicroscópicas. Uma vez que essa iconicidade reflete um tipo de postura adotado pelos autores do livro, percebeu-se que os livros de Química tendem a ter posturas mais realistas que os livros de Física, uma vez que foi observado a presença de mais imagens icônicas, que representam e \"materializam\" as partículas presentes nessas representações.This work aims to contribute to the reflections on the philosophy of Chemistry, those related to the strategies and characteristics used in the communication of their knowledge. As a research object are the images used in the content of discussions that are covered in textbooks of Physics and Chemistry approved by the National Textbook Program 2015 (PNLD - 2015), analyzed in the light of Peirce\'s semiotics. Such images and their context were analyzed from two perspectives: what you want to communicate through the categorization of images of the type of content posted, and as such communication is carried out, using the classification of the proposed signs by Peirce\'s semiotics. Regarding the first point, it was noticed that the images for the Daily Life and Laboratory and Experimentation predominate in both disciplines, especially charts in Physics Books and tables in Chemistry books. Regarding the type of images displayed by the books there is a predominance of Photographs and Drawings, there are more designs in Physics books and more photos in Chemistry books. Analyzing the function of these images in the books, it can be inferred that they are mainly used for exemplification and contextualization of the issues worked as well as representation of the objects used for experimentation. With this use, the images are mostly indexical sin-signs, they represent an existing object. There are, however, images that have more iconic character, since seek to represent and show the behavior of submicroscopic particles. Since this iconicity reflects a posture adopted by the authors of the book, the Chemistry books tend to have more realistic positions that Physics books, as it was observed the presence of the most iconic images representing and \"materialize\" the particles present in these representations.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSouza, Karina Aparecida de Freitas Dias deJoaquim, Marina Guiglielmin de Godoy2017-03-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-26052017-101455/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-26052017-101455Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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