O Ensino da Física Moderna em Publicações Científicas: a identificação de representações sociais.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-21062024-112131/ |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo o estudo e a identificação de representações sociais sobre o ensino de física Moderna no contexto das publicações em periódicos, científicos da área. A Teoria das Representações Sociai (TRS) de Serge Moscovici, sob a ótica de Jean Claude Abric em sua intepretação da grande teoria em núcleos e periferias, é a base teórica desta pesquisa visando constantemente o diálogo entre o objeto de pesquisa e questões latentes na atualidade, relacionadas ao ensino de física. A estratégia metodológica utilizada foi a transcrição dos textos das publicações em pdf para o formato txt do word, para assim servir de base de dados para o programa IRAMUTEQ, responsável por análises estatísticas da Teoria dos Grafos, ou mais especificamente, a análise de similitude de palavras. Esta análise de similitude serviu de pano de fundo para interpretar as representações sociais dos autores com o uso das árvores máximas de similitude, objeto gráfico tão importante para o estudo das evocações das palavras mais escritas nos textos, e assim criar conexidades de palavras, emergindo daí um núcleo e suas periferias representacionais. Os resultados obtidos apontam para uma representação dos autores centrada na física, no aluno e no ensino num recorte de textos publicados de 1999 até 2019. Tais resultados, ao longo da dissertação, inferem uma certa ruptura na tríade didática (professor-aluno conhecimento), representada por tais pesquisadores, implicando em uma supervalorização do papel do aluno e do conhecimento, e numa escala menor, o papel do professor. Não há uma solução simples, que coloque o papel do professor em destaque, ou que no mínimo equipare os elementos da tríade novamente. Portanto, mais estudos de cunho sociológico e de caráter explicativo e não somente descrito, devem ser conduzidos para apontar o futuro da prática docente, tão desvalorizada no Brasil atualmente. |
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O Ensino da Física Moderna em Publicações Científicas: a identificação de representações sociais. Identifying social representations: a study on the teaching of modern physics based on scientific publicationsEnsino de FísicaFísica ModernaModern physicsRepresentações SociaisSocial representationsTeaching of physicsA presente pesquisa teve como objetivo o estudo e a identificação de representações sociais sobre o ensino de física Moderna no contexto das publicações em periódicos, científicos da área. A Teoria das Representações Sociai (TRS) de Serge Moscovici, sob a ótica de Jean Claude Abric em sua intepretação da grande teoria em núcleos e periferias, é a base teórica desta pesquisa visando constantemente o diálogo entre o objeto de pesquisa e questões latentes na atualidade, relacionadas ao ensino de física. A estratégia metodológica utilizada foi a transcrição dos textos das publicações em pdf para o formato txt do word, para assim servir de base de dados para o programa IRAMUTEQ, responsável por análises estatísticas da Teoria dos Grafos, ou mais especificamente, a análise de similitude de palavras. Esta análise de similitude serviu de pano de fundo para interpretar as representações sociais dos autores com o uso das árvores máximas de similitude, objeto gráfico tão importante para o estudo das evocações das palavras mais escritas nos textos, e assim criar conexidades de palavras, emergindo daí um núcleo e suas periferias representacionais. Os resultados obtidos apontam para uma representação dos autores centrada na física, no aluno e no ensino num recorte de textos publicados de 1999 até 2019. Tais resultados, ao longo da dissertação, inferem uma certa ruptura na tríade didática (professor-aluno conhecimento), representada por tais pesquisadores, implicando em uma supervalorização do papel do aluno e do conhecimento, e numa escala menor, o papel do professor. Não há uma solução simples, que coloque o papel do professor em destaque, ou que no mínimo equipare os elementos da tríade novamente. Portanto, mais estudos de cunho sociológico e de caráter explicativo e não somente descrito, devem ser conduzidos para apontar o futuro da prática docente, tão desvalorizada no Brasil atualmente.This research points towards a very fruitful theoretical framework, Serge Moscovici\'s Theory of Social Representations (TRS), from the perspective of Jean Claude Abric in his interpretation of the theory\'s cores and peripheries, through publications in journals which are themed around the teaching of physics. Its objective was to identify and analyse social representations within such publications, and establish a connection between the research object and modern issues related to the teaching of physics. The methodological strategy used was the transcription the publications from PDF format to the Word TXT format, in order to be uploaded as a database for the IRAMUTEQ program. The software ran a statistical analysis of the Graph Theory, in other words, the analysis of word similarity. This similarity analysis served as a backdrop for interpreting the authors\' social representations by maximum similarity trees. The trees illustrate the evocation of the most written words in texts and also connect such words, emerging from a core branch and its representational peripheries. The results obtained in texts published from 1999 to 2019 point towards a representation of the authors centred on physics, the student, and teaching. These results, throughout the dissertation, infer a certain rupture in the didactic triad (teacher-student-knowledge) represented by such researchers, implying an overvaluation of the student\'s role and knowledge, and to a lesser extent, the teacher\'s role. There is no simple solution that puts the teacher\'s role in the spotlight or at least equalizes the elements of this triad again. Therefore, further sociological studies of an explanatory and not just descriptive nature should be conducted to indicate the future of teaching practice, which is currently undervalued in Brazil.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOliveira, Mauricio Pietrocola Pinto deBorges, Abner Eliezer2024-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-21062024-112131/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-06-26T22:21:02Zoai:teses.usp.br:tde-21062024-112131Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-06-26T22:21:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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