Um olhar para o tempo, o desejo e a invenção: bricolagens e impensados na fruição estética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Andrea Matos da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-05032020-153321/
Resumo: Tendo em vista interrogar os fenômenos identificados como experiência de fruição estética e a condição da arte de suscitar impensados, esta pesquisa configura-se como um estudo de experiências vividas com base em expressões artísticas registradas e analisadas a partir de entrevistas com cinco fruidores, todos professores, selecionados entre todos que aceitaram o convite, feito através de redes sociais de interação via web, para participação nesta pesquisa. As análises das estruturas essenciais desses registros foram desenvolvidas em diálogo com vários autores e combinadas principalmente aos pressupostos filosóficos de Maurice Merleau-Ponty (especialmente, o campo de presença, o elemento carne e a linguagem falante), adotados como cerne da fundamentação teórica dos estudos realizados. As entrevistas constituíram, assim, um conjunto de apreensões que possibilitaram olhar para as narrativas de experiências com a arte a partir de três aspectos centrais: o tempo, o desejo e a invenção. Estas aparências permitiram nos aproximar das bricolagens no material coletado e dos impensados da experiência de fruição estética, considerando sua força política nas articulações entre a sensibilidade e a emancipação.
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spelling Um olhar para o tempo, o desejo e a invenção: bricolagens e impensados na fruição estéticaA look at time, desire and invention: bricolage and unthinkings in aesthetic fruitionAesthetic experienceExperiência estéticaFenomenologiaMerleau-PontyMerleau-PontyPhenomenologyTendo em vista interrogar os fenômenos identificados como experiência de fruição estética e a condição da arte de suscitar impensados, esta pesquisa configura-se como um estudo de experiências vividas com base em expressões artísticas registradas e analisadas a partir de entrevistas com cinco fruidores, todos professores, selecionados entre todos que aceitaram o convite, feito através de redes sociais de interação via web, para participação nesta pesquisa. As análises das estruturas essenciais desses registros foram desenvolvidas em diálogo com vários autores e combinadas principalmente aos pressupostos filosóficos de Maurice Merleau-Ponty (especialmente, o campo de presença, o elemento carne e a linguagem falante), adotados como cerne da fundamentação teórica dos estudos realizados. As entrevistas constituíram, assim, um conjunto de apreensões que possibilitaram olhar para as narrativas de experiências com a arte a partir de três aspectos centrais: o tempo, o desejo e a invenção. Estas aparências permitiram nos aproximar das bricolagens no material coletado e dos impensados da experiência de fruição estética, considerando sua força política nas articulações entre a sensibilidade e a emancipação.Aiming to interrogate the phenomena identified as the experience of aesthetic enjoyment and the condition of the art of raising unthinkable, this research is configured as a study of experiences based on artistic expressions registered by the researcher. In order to produce the research material, interviews were conducted with five enjoyers, all women, all teachers, selected among those who accepted the invitation, made through social networks, to participate in this research. The analysis of the essential structures of these speechs was made in dialogue with several authors and combined mainly with the philosophical assumptions of Maurice Merleau-Ponty, especially, about presence, body and speaking language. These elements were adopted as the core of the theoretical foundation of the studies performed. As a result, the interviews constituted a set of apprehensions through which it was possible to read the narratives of experiences with art organizing them in three central aspects: time, desire and invention. Combined, method and theoretical foundations allowed us to approach bricolages in the material collected and the unthinkable of the experience of aesthetic enjoyment, considering their political strength in the articulations between sensitivity and emancipation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAranha, Carmen Sylvia GuimaraesFonseca, Andrea Matos da2019-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-05032020-153321/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-03-05T21:36:02Zoai:teses.usp.br:tde-05032020-153321Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-03-05T21:36:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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