Análise retórica do discurso político-educacional de Cecília Meireles
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16082014-172449/ |
Resumo: | Esta dissertação analisa uma série de crônicas de autoria de Cecília Meireles publicadas entre 1930 e 1933 no jornal Diário de Notícias da cidade do Rio de Janeiro. Além de contribuir para a compreensão do movimento escolanovista brasileiro desenvolvido entre os anos de 1920 e o início da década de 1930, o trabalho tem por objetivo investigar nos textos da autora a presença das paixões, segundo a caracterização feita por Aristóteles na Retórica, como componentes emocionais que determinam o caráter persuasivo de um discurso. Seguindo os parâmetros metodológicos adotados pelo Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia, o trabalho apresenta Cecília Meireles como oradora habilitada a discorrer sobre questões escolares. As paixões são organizadas em duas categorias: a positiva, formada por confiança, emulação, tranquilidade, benevolência, amor, compaixão e pudor; e a negativa, constituída por temor, desprezo, cólera, inveja, ódio, indignação e despudor. O trabalho evidencia que Cecília Meireles utilizava as paixões positivas para se referir ao que estivesse em concordância com a Escola Nova e as paixões negativas para tratar de ideias e realizações contrárias ao escolanovismo. |
id |
USP_689e7cf9f02354695556b22cc2fdaf1e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-16082014-172449 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Análise retórica do discurso político-educacional de Cecília MeirelesRethorical analysis of Cecília Meireles political-educational discourse.Análise Retórica. AristótelesAristotle.Cecília MeirelesCecília MeirelesDiscurso PedagógicoEscola NovaNew SchoolPedagogical DiscourseRhetorical AnalysisEsta dissertação analisa uma série de crônicas de autoria de Cecília Meireles publicadas entre 1930 e 1933 no jornal Diário de Notícias da cidade do Rio de Janeiro. Além de contribuir para a compreensão do movimento escolanovista brasileiro desenvolvido entre os anos de 1920 e o início da década de 1930, o trabalho tem por objetivo investigar nos textos da autora a presença das paixões, segundo a caracterização feita por Aristóteles na Retórica, como componentes emocionais que determinam o caráter persuasivo de um discurso. Seguindo os parâmetros metodológicos adotados pelo Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia, o trabalho apresenta Cecília Meireles como oradora habilitada a discorrer sobre questões escolares. As paixões são organizadas em duas categorias: a positiva, formada por confiança, emulação, tranquilidade, benevolência, amor, compaixão e pudor; e a negativa, constituída por temor, desprezo, cólera, inveja, ódio, indignação e despudor. O trabalho evidencia que Cecília Meireles utilizava as paixões positivas para se referir ao que estivesse em concordância com a Escola Nova e as paixões negativas para tratar de ideias e realizações contrárias ao escolanovismo.This dissertation examines a series of chronicles by Cecília Meireles published between 1930 and 1933 in Diário de Notícias Daily News , a newspaper from Rio de Janeiro city. In addition to contributing to the comprehension of Brazilian New School movement developed between the 1920s and early 1930s, the work investigates the presence of passions in Meireless texts; according Aristotles Rhetoric, passions are emotional components that determine the persuasiveness of a speech. Following the methodological parameters adopted by Rhetoric and Argumentation in Pedagogy Research Group, the work presents Cecilia Meireles as a \"speaker\" able to approach school issues. The passions are organized into two categories: the \"positive\" are formed by confidence, emulation, tranquility, grace, love, compassion and decency; and the \"negative\" consist of fear, contempt, anger, jealousy, hatred, indignation and shamelessness. The paper concludes that Cecilia Meireles used the \"positives\" passions to refer those who were in agreement with the New School and the \"negatives\" to discuss ideas and accomplishments contrary to New School.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCunha, Marcus Vinicius daSouza, Aline Vieira de2014-07-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16082014-172449/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-16082014-172449Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise retórica do discurso político-educacional de Cecília Meireles Rethorical analysis of Cecília Meireles political-educational discourse. |
title |
Análise retórica do discurso político-educacional de Cecília Meireles |
spellingShingle |
Análise retórica do discurso político-educacional de Cecília Meireles Souza, Aline Vieira de Análise Retórica. Aristóteles Aristotle. Cecília Meireles Cecília Meireles Discurso Pedagógico Escola Nova New School Pedagogical Discourse Rhetorical Analysis |
title_short |
Análise retórica do discurso político-educacional de Cecília Meireles |
title_full |
Análise retórica do discurso político-educacional de Cecília Meireles |
title_fullStr |
Análise retórica do discurso político-educacional de Cecília Meireles |
title_full_unstemmed |
Análise retórica do discurso político-educacional de Cecília Meireles |
title_sort |
Análise retórica do discurso político-educacional de Cecília Meireles |
author |
Souza, Aline Vieira de |
author_facet |
Souza, Aline Vieira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cunha, Marcus Vinicius da |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Aline Vieira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise Retórica. Aristóteles Aristotle. Cecília Meireles Cecília Meireles Discurso Pedagógico Escola Nova New School Pedagogical Discourse Rhetorical Analysis |
topic |
Análise Retórica. Aristóteles Aristotle. Cecília Meireles Cecília Meireles Discurso Pedagógico Escola Nova New School Pedagogical Discourse Rhetorical Analysis |
description |
Esta dissertação analisa uma série de crônicas de autoria de Cecília Meireles publicadas entre 1930 e 1933 no jornal Diário de Notícias da cidade do Rio de Janeiro. Além de contribuir para a compreensão do movimento escolanovista brasileiro desenvolvido entre os anos de 1920 e o início da década de 1930, o trabalho tem por objetivo investigar nos textos da autora a presença das paixões, segundo a caracterização feita por Aristóteles na Retórica, como componentes emocionais que determinam o caráter persuasivo de um discurso. Seguindo os parâmetros metodológicos adotados pelo Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia, o trabalho apresenta Cecília Meireles como oradora habilitada a discorrer sobre questões escolares. As paixões são organizadas em duas categorias: a positiva, formada por confiança, emulação, tranquilidade, benevolência, amor, compaixão e pudor; e a negativa, constituída por temor, desprezo, cólera, inveja, ódio, indignação e despudor. O trabalho evidencia que Cecília Meireles utilizava as paixões positivas para se referir ao que estivesse em concordância com a Escola Nova e as paixões negativas para tratar de ideias e realizações contrárias ao escolanovismo. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-11 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16082014-172449/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59140/tde-16082014-172449/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257076793868288 |