Sensibilidade a fungicidas e caracterização morfológica, patogênica e serológica de Colletotrichum spp.do morango (Fragaria spp.)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Igarashi, Seiji
Data de Publicação: 1984
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11135/tde-20220208-045449/
Resumo: De um total de 33 isolados de Colletotrichum spp. de diferentes cultivares de morango e regiões do Estado de São Paulo, 27 se mostraram resistentes ·e seis foram sensíveis a 100 ppm do benomil em meio de cultura (BDA). Dois isolados sensíveis escolhidos ao acaso não se desenvolveram em 10 ppm, ao passo que cinco dos isolados resistentes cresceram até em 1000 ppm de benomil. Isolados sensíveis e resistentes ao benomil não mostraram diferenças marcantes em sua suscetibilidade a diferentes concentrações de sete outros fungicidas, dos quais, o mais eficiente foi o propiconazole, seguido de captafol e chlorothalonil. Estudos morfológicos, serológicos e de patogenicidade, evidenciaram a ocorrência de pelo menos duas espécies de Colletotrichum: uma, que corresponde ao C. fragaria Brooks e a outra, não identificada, semelhante a C. acutatum Simmonds. As duas espécies pertencem ao C. gloesporioides sensu ARX (1957). Quando comparados com isolados de C. fragaria os isolados semelhantes a C. acutatumforam menos patogênicos a pecíolos de três variedades de morango, apresentaram menor dimensão de conídios, coloração mais clara, crescimento mais lento em BDA; maior resistência a benomil e foram antigenicamente semelhantes entre si.
id USP_68af54a323c39f60f090f9a885a50111
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20220208-045449
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Sensibilidade a fungicidas e caracterização morfológica, patogênica e serológica de Colletotrichum spp.do morango (Fragaria spp.)not availableANTRACNOSEFUNGICIDASFUNGOS FITOPATOGÊNICOSMORANGOMORFOLOGIAPATOGENICIDADESEROLOGIADe um total de 33 isolados de Colletotrichum spp. de diferentes cultivares de morango e regiões do Estado de São Paulo, 27 se mostraram resistentes ·e seis foram sensíveis a 100 ppm do benomil em meio de cultura (BDA). Dois isolados sensíveis escolhidos ao acaso não se desenvolveram em 10 ppm, ao passo que cinco dos isolados resistentes cresceram até em 1000 ppm de benomil. Isolados sensíveis e resistentes ao benomil não mostraram diferenças marcantes em sua suscetibilidade a diferentes concentrações de sete outros fungicidas, dos quais, o mais eficiente foi o propiconazole, seguido de captafol e chlorothalonil. Estudos morfológicos, serológicos e de patogenicidade, evidenciaram a ocorrência de pelo menos duas espécies de Colletotrichum: uma, que corresponde ao C. fragaria Brooks e a outra, não identificada, semelhante a C. acutatum Simmonds. As duas espécies pertencem ao C. gloesporioides sensu ARX (1957). Quando comparados com isolados de C. fragaria os isolados semelhantes a C. acutatumforam menos patogênicos a pecíolos de três variedades de morango, apresentaram menor dimensão de conídios, coloração mais clara, crescimento mais lento em BDA; maior resistência a benomil e foram antigenicamente semelhantes entre si.not availableBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKimati, HiroshiIgarashi, Seiji1984-09-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11135/tde-20220208-045449/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-02-08T20:09:16Zoai:teses.usp.br:tde-20220208-045449Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-02-08T20:09:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sensibilidade a fungicidas e caracterização morfológica, patogênica e serológica de Colletotrichum spp.do morango (Fragaria spp.)
not available
title Sensibilidade a fungicidas e caracterização morfológica, patogênica e serológica de Colletotrichum spp.do morango (Fragaria spp.)
spellingShingle Sensibilidade a fungicidas e caracterização morfológica, patogênica e serológica de Colletotrichum spp.do morango (Fragaria spp.)
Igarashi, Seiji
ANTRACNOSE
FUNGICIDAS
FUNGOS FITOPATOGÊNICOS
MORANGO
MORFOLOGIA
PATOGENICIDADE
SEROLOGIA
title_short Sensibilidade a fungicidas e caracterização morfológica, patogênica e serológica de Colletotrichum spp.do morango (Fragaria spp.)
title_full Sensibilidade a fungicidas e caracterização morfológica, patogênica e serológica de Colletotrichum spp.do morango (Fragaria spp.)
title_fullStr Sensibilidade a fungicidas e caracterização morfológica, patogênica e serológica de Colletotrichum spp.do morango (Fragaria spp.)
title_full_unstemmed Sensibilidade a fungicidas e caracterização morfológica, patogênica e serológica de Colletotrichum spp.do morango (Fragaria spp.)
title_sort Sensibilidade a fungicidas e caracterização morfológica, patogênica e serológica de Colletotrichum spp.do morango (Fragaria spp.)
author Igarashi, Seiji
author_facet Igarashi, Seiji
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kimati, Hiroshi
dc.contributor.author.fl_str_mv Igarashi, Seiji
dc.subject.por.fl_str_mv ANTRACNOSE
FUNGICIDAS
FUNGOS FITOPATOGÊNICOS
MORANGO
MORFOLOGIA
PATOGENICIDADE
SEROLOGIA
topic ANTRACNOSE
FUNGICIDAS
FUNGOS FITOPATOGÊNICOS
MORANGO
MORFOLOGIA
PATOGENICIDADE
SEROLOGIA
description De um total de 33 isolados de Colletotrichum spp. de diferentes cultivares de morango e regiões do Estado de São Paulo, 27 se mostraram resistentes ·e seis foram sensíveis a 100 ppm do benomil em meio de cultura (BDA). Dois isolados sensíveis escolhidos ao acaso não se desenvolveram em 10 ppm, ao passo que cinco dos isolados resistentes cresceram até em 1000 ppm de benomil. Isolados sensíveis e resistentes ao benomil não mostraram diferenças marcantes em sua suscetibilidade a diferentes concentrações de sete outros fungicidas, dos quais, o mais eficiente foi o propiconazole, seguido de captafol e chlorothalonil. Estudos morfológicos, serológicos e de patogenicidade, evidenciaram a ocorrência de pelo menos duas espécies de Colletotrichum: uma, que corresponde ao C. fragaria Brooks e a outra, não identificada, semelhante a C. acutatum Simmonds. As duas espécies pertencem ao C. gloesporioides sensu ARX (1957). Quando comparados com isolados de C. fragaria os isolados semelhantes a C. acutatumforam menos patogênicos a pecíolos de três variedades de morango, apresentaram menor dimensão de conídios, coloração mais clara, crescimento mais lento em BDA; maior resistência a benomil e foram antigenicamente semelhantes entre si.
publishDate 1984
dc.date.none.fl_str_mv 1984-09-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11135/tde-20220208-045449/
url https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11135/tde-20220208-045449/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257215768985600