As vozes do Programa Criança Feliz: potencialidades e entraves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Lia Brioschi
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-13112023-152252/
Resumo: O Programa Criança Feliz é um programa do Governo Federal de visitação domiciliar, que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento infantil integral e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, através da brincadeira, voltado para famílias em vulnerabilidade social, com gestantes e com crianças de 0 a 3 anos. A Primeira Infância tem sido um período de grande interesse de estudos acadêmicos recentes pela sensibilidade e pela potencialidade de amadurecimento e crescimento, nos aspectos cognitivos, motores, emocionais e sociais, quando há estimulação adequada e parentalidade responsável. O presente tem como objetivo compreender as percepções dos participantes do Programa Criança Feliz, abarcando os trabalhadores, assim como as famílias usuárias do programa. Esta é uma pesquisa qualitativa, cujo marco teórico se fundamenta na perspectiva da Psicanálise de D. W. Winnicott e a teoria do desenvolvimento emocional primitivo. O autor aponta para a importância do ambiente suficientemente bom para a estruturação da personalidade da criança, contemplando o suporte familiar necessário à função materna e a possibilidade de desenvolvimento emocional saudável para a construção de uma sociedade democrática. Os dados foram coletados em três cidades do interior do Estado de São Paulo, sendo que em uma cidade aconteceu a interrupção do programa, enquanto nas outras duas houve a continuação, mesmo durante a pandemia do Coronavírus (COVID-19). Foram coletados dados sociodemográficos e feitas entrevistas semiestruturadas, de forma presencial ou online, conforme a possibilidade do momento de isolamento social, atravessado durante a pesquisa. Foram entrevistados 19 participantes, com 01 familiar, 05 cuidadores, 09 visitadores sociais, 02 supervisores e 02 coordenadores. Os resultados indicaram potencialidades e dificuldades em relação ao programa, que foram categorizados por meio da livre inspeção do material: (i) a Burocracia engloba o público prioritário, visita domiciliar, verba, equipe e políticas públicas de acesso a direitos e informação; (ii) os Vínculos Afetivos abarcam o desenvolvimento infantil integral, o fortalecimento de vínculos e a brincadeira. Por fim, a teoria do desenvolvimento emocional proporcionou um olhar cuidadoso e atento às categorias e subcategorias levantadas durante o estudo, interconectando-as, de forma a contextualizar os entraves e as potencialidades presentes no Programa Criança Feliz.
id USP_68ca167e234678ad461f6751ed9548ef
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13112023-152252
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling As vozes do Programa Criança Feliz: potencialidades e entravesThe voices of Programa Criança Feliz: potentialities and hindrancesChild developmentDesenvolvimento infantilEarly childhoodPolíticas públicasPrimeira infânciaPrograma Criança FelizPrograma Criança FelizPsicanálisePsychoanalysisPublic policiesO Programa Criança Feliz é um programa do Governo Federal de visitação domiciliar, que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento infantil integral e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, através da brincadeira, voltado para famílias em vulnerabilidade social, com gestantes e com crianças de 0 a 3 anos. A Primeira Infância tem sido um período de grande interesse de estudos acadêmicos recentes pela sensibilidade e pela potencialidade de amadurecimento e crescimento, nos aspectos cognitivos, motores, emocionais e sociais, quando há estimulação adequada e parentalidade responsável. O presente tem como objetivo compreender as percepções dos participantes do Programa Criança Feliz, abarcando os trabalhadores, assim como as famílias usuárias do programa. Esta é uma pesquisa qualitativa, cujo marco teórico se fundamenta na perspectiva da Psicanálise de D. W. Winnicott e a teoria do desenvolvimento emocional primitivo. O autor aponta para a importância do ambiente suficientemente bom para a estruturação da personalidade da criança, contemplando o suporte familiar necessário à função materna e a possibilidade de desenvolvimento emocional saudável para a construção de uma sociedade democrática. Os dados foram coletados em três cidades do interior do Estado de São Paulo, sendo que em uma cidade aconteceu a interrupção do programa, enquanto nas outras duas houve a continuação, mesmo durante a pandemia do Coronavírus (COVID-19). Foram coletados dados sociodemográficos e feitas entrevistas semiestruturadas, de forma presencial ou online, conforme a possibilidade do momento de isolamento social, atravessado durante a pesquisa. Foram entrevistados 19 participantes, com 01 familiar, 05 cuidadores, 09 visitadores sociais, 02 supervisores e 02 coordenadores. Os resultados indicaram potencialidades e dificuldades em relação ao programa, que foram categorizados por meio da livre inspeção do material: (i) a Burocracia engloba o público prioritário, visita domiciliar, verba, equipe e políticas públicas de acesso a direitos e informação; (ii) os Vínculos Afetivos abarcam o desenvolvimento infantil integral, o fortalecimento de vínculos e a brincadeira. Por fim, a teoria do desenvolvimento emocional proporcionou um olhar cuidadoso e atento às categorias e subcategorias levantadas durante o estudo, interconectando-as, de forma a contextualizar os entraves e as potencialidades presentes no Programa Criança Feliz.The Programa Criança Feliz is a programme from the Federal Government of home visiting, which aims to stimulate child development and strengthen familiar and community bonds, through child play, targeting families in social vulnerability, with pregnant women and with child aged from 0-3 years old. Early childhood is a period of great interest of recent academic research for its sensitivity and potentiality of maturation and growth, considering the cognitive, motor, emotional and social aspects, if there are adequate stimulation and responsible parenting. This paper aims to comprehend the perceptions of the participants of Programa Criança Feliz, regarding workers as well as families. This is qualitative research, which used D. W. Winnicott\'s psychoanalysis and the theory of early emotional development for data analysis. The author points to the relevance of a good enough environment for structuring the child\'s personality, including familiar support needed to maternal role and the possibility of a healthy emotional development for the construction of a democratic society. Data was collected in three cities from São Paulo state. In one of the cities the programme was interrupted, whereas in the other two, it was maintained, even throughout Coronavirus pandemic (Covid-19). Sociodemographic data was collected, and semi structured interviews were conducted, inperson or on-line, according to the possibilities of social isolation. 19 interviews were held, with 01 member of the family, 05 caregivers, 09 social visitors, 02 supervisors and 02 managers. The results indicate potentialities and difficulties, which were categorized through material free inspection: (i) Bureaucracy embraces priority public, home visit, funds, staff, and public policies of rights and information access; (ii) Emotional Bonds include integrated child development, bond strengthening and child play. At last, the emotional development theory provided a careful and attentive perspective to the categories and subcategories reached during this study, interconnecting them, in order to contextualize the hindrances and potentialities of Programa Criança Feliz.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarvalho, Maria das Graças Bomfim deSoares, Lia Brioschi2023-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-13112023-152252/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-11-16T15:57:02Zoai:teses.usp.br:tde-13112023-152252Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-11-16T15:57:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv As vozes do Programa Criança Feliz: potencialidades e entraves
The voices of Programa Criança Feliz: potentialities and hindrances
title As vozes do Programa Criança Feliz: potencialidades e entraves
spellingShingle As vozes do Programa Criança Feliz: potencialidades e entraves
Soares, Lia Brioschi
Child development
Desenvolvimento infantil
Early childhood
Políticas públicas
Primeira infância
Programa Criança Feliz
Programa Criança Feliz
Psicanálise
Psychoanalysis
Public policies
title_short As vozes do Programa Criança Feliz: potencialidades e entraves
title_full As vozes do Programa Criança Feliz: potencialidades e entraves
title_fullStr As vozes do Programa Criança Feliz: potencialidades e entraves
title_full_unstemmed As vozes do Programa Criança Feliz: potencialidades e entraves
title_sort As vozes do Programa Criança Feliz: potencialidades e entraves
author Soares, Lia Brioschi
author_facet Soares, Lia Brioschi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Maria das Graças Bomfim de
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Lia Brioschi
dc.subject.por.fl_str_mv Child development
Desenvolvimento infantil
Early childhood
Políticas públicas
Primeira infância
Programa Criança Feliz
Programa Criança Feliz
Psicanálise
Psychoanalysis
Public policies
topic Child development
Desenvolvimento infantil
Early childhood
Políticas públicas
Primeira infância
Programa Criança Feliz
Programa Criança Feliz
Psicanálise
Psychoanalysis
Public policies
description O Programa Criança Feliz é um programa do Governo Federal de visitação domiciliar, que tem o objetivo de estimular o desenvolvimento infantil integral e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, através da brincadeira, voltado para famílias em vulnerabilidade social, com gestantes e com crianças de 0 a 3 anos. A Primeira Infância tem sido um período de grande interesse de estudos acadêmicos recentes pela sensibilidade e pela potencialidade de amadurecimento e crescimento, nos aspectos cognitivos, motores, emocionais e sociais, quando há estimulação adequada e parentalidade responsável. O presente tem como objetivo compreender as percepções dos participantes do Programa Criança Feliz, abarcando os trabalhadores, assim como as famílias usuárias do programa. Esta é uma pesquisa qualitativa, cujo marco teórico se fundamenta na perspectiva da Psicanálise de D. W. Winnicott e a teoria do desenvolvimento emocional primitivo. O autor aponta para a importância do ambiente suficientemente bom para a estruturação da personalidade da criança, contemplando o suporte familiar necessário à função materna e a possibilidade de desenvolvimento emocional saudável para a construção de uma sociedade democrática. Os dados foram coletados em três cidades do interior do Estado de São Paulo, sendo que em uma cidade aconteceu a interrupção do programa, enquanto nas outras duas houve a continuação, mesmo durante a pandemia do Coronavírus (COVID-19). Foram coletados dados sociodemográficos e feitas entrevistas semiestruturadas, de forma presencial ou online, conforme a possibilidade do momento de isolamento social, atravessado durante a pesquisa. Foram entrevistados 19 participantes, com 01 familiar, 05 cuidadores, 09 visitadores sociais, 02 supervisores e 02 coordenadores. Os resultados indicaram potencialidades e dificuldades em relação ao programa, que foram categorizados por meio da livre inspeção do material: (i) a Burocracia engloba o público prioritário, visita domiciliar, verba, equipe e políticas públicas de acesso a direitos e informação; (ii) os Vínculos Afetivos abarcam o desenvolvimento infantil integral, o fortalecimento de vínculos e a brincadeira. Por fim, a teoria do desenvolvimento emocional proporcionou um olhar cuidadoso e atento às categorias e subcategorias levantadas durante o estudo, interconectando-as, de forma a contextualizar os entraves e as potencialidades presentes no Programa Criança Feliz.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-13112023-152252/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-13112023-152252/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256950144761856