Práticas de letramento na rede: ações discursivas, agência e o papel do outro na construção da autoria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-05022010-160307/ |
Resumo: | A presente pesquisa tem por objetivo verificar de que forma o meio virtual, tendo em vista uma concepção de gêneros como práticas sociais, pode contribuir para um trabalho com produção de texto, em que se instalam outras possibilidades de interlocução entre professores e alunos, por meio dos textos que circulam nesse espaço. Assim, propôs-se uma retomada histórica das etapas de letramento até o contexto atual, evidenciando as novas configurações do chamado letramento digital. Duas vertentes teóricas, a sócio-interacionista e a sócio-retórica, auxiliaram na compreensão de como os gêneros tornam possível a participação letrada nesse ambiente, promovendo um contexto de escrita que leva os alunos a assumirem sua agência como leitores e produtores de textos. Fez-se uso de um corpus coletado a partir de uma experiência didática desenvolvida com alunos de nono ano do Ensino Fundamental, em que foi utilizada a uma ferramenta digital chamada Wiki. Optou-se, como eixo metodológico, uma abordagem de caráter etnográfico, que permitiu uma análise das relações tecidas nesse ambiente, seja quanto aos processos retextualização ou à perspectiva da audiência, suscitada pela intervenção via comentários que alunos fizeram em textos de colegas. Constatou-se que essas instâncias comunicativas levaram-nos a tomar mais consciência do seu processo de escrita e aprimorá-lo, ao mesmo tempo que eles desenvolveram uma percepção maior em relação ao discurso do outro, provocando uma aproximação construtiva entre os sujeitos dessa interlocução e uma abertura quanto a possíveis contribuições à aprendizagem de seus pares. |
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Práticas de letramento na rede: ações discursivas, agência e o papel do outro na construção da autoriaLiteracy practices on web: discursive actions, agency and the role of other in the authorship constructionDigital literacyEnsinoGênerosGenresLetramento digitalLíngua maternaNative languageProdução textualTeachingWritingA presente pesquisa tem por objetivo verificar de que forma o meio virtual, tendo em vista uma concepção de gêneros como práticas sociais, pode contribuir para um trabalho com produção de texto, em que se instalam outras possibilidades de interlocução entre professores e alunos, por meio dos textos que circulam nesse espaço. Assim, propôs-se uma retomada histórica das etapas de letramento até o contexto atual, evidenciando as novas configurações do chamado letramento digital. Duas vertentes teóricas, a sócio-interacionista e a sócio-retórica, auxiliaram na compreensão de como os gêneros tornam possível a participação letrada nesse ambiente, promovendo um contexto de escrita que leva os alunos a assumirem sua agência como leitores e produtores de textos. Fez-se uso de um corpus coletado a partir de uma experiência didática desenvolvida com alunos de nono ano do Ensino Fundamental, em que foi utilizada a uma ferramenta digital chamada Wiki. Optou-se, como eixo metodológico, uma abordagem de caráter etnográfico, que permitiu uma análise das relações tecidas nesse ambiente, seja quanto aos processos retextualização ou à perspectiva da audiência, suscitada pela intervenção via comentários que alunos fizeram em textos de colegas. Constatou-se que essas instâncias comunicativas levaram-nos a tomar mais consciência do seu processo de escrita e aprimorá-lo, ao mesmo tempo que eles desenvolveram uma percepção maior em relação ao discurso do outro, provocando uma aproximação construtiva entre os sujeitos dessa interlocução e uma abertura quanto a possíveis contribuições à aprendizagem de seus pares.The current research aims at verifying how virtual environment, regarding a concept of genres as social practices, can contribute to the teaching of writing where other possibilities of interaction between teachers and students are situated, mediated by texts which circulate in this environment. Thus, it proposes a historical overview of literacy steps up to nowadays, emphasizing digital literacy. Two perspectives, social interactionist and social rhetoric theories, helped understand how genres can make literate participation and learning possible in this environment, promoting a writing context which leads students to assume their agency as readers and writers. This research was carried out with a corpus collected from a pedagogical experience developed with ninth grade students, where a digital tool called Wiki was used. An ethnographic approach was chosen as research methodology in order to analyze the dialogical relations constructed in this environment, regarding retextualization processes and the audience perspective, evoked by intervention through comments made by students about their colleagues´ texts. It was possible to conclude that these communicative instances allowed the students to develop a more conscious writing process, as well as a deeper perception regarding the discourse of the other, provoking a constructive approximation among these interlocutors and openness to possible contributions to the learning of their peers.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGoldstein, Norma SeltzerFiorelli, Jaqueline de Moraes2009-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-05022010-160307/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:01Zoai:teses.usp.br:tde-05022010-160307Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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