Aplicação da classificação MCT e da técnica de adsorção de azul de metileno a solos da cidade de Salvador (BA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Burgos, Paulo Cesar
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18132/tde-15072024-142634/
Resumo: Este trabalho apresenta a caracterização e a classificação de solos da cidade de Salvador através da aplicação do Método MCT (Miniatura, Compactado, Tropical), incluindo-se o seu Método Alternativo (Procedimento das Pastilhas) e o Ensaio de Adsorção de Azul de Metileno. Observou-se a compatibilidade da classificação MCT com a origem pedológica e/ou geológica dos materiais. Constatou-se que a atividade medida pela técnica do azul de metileno proposta por FABBRI (1994) e os grupos da classificação MCT apresentaram uma significativa relação. O Método Alternativo quando comparado com o Procedimento de Mini-MCV, mostrou resultados satisfatórios. Também é feita uma análise comparativa com as classificações tradicionais objetivando um maior conhecimento das propriedades geotécnicas desses solos para projetos e obras civis. Informações sobre a Capacidade de Troca de Cátions (CTC) e o Potencial Hidrogeniônico (pH) auxiliaram na interpretação dos resultados
id USP_68e11fadef18503422cdc901cb93056f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-15072024-142634
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Aplicação da classificação MCT e da técnica de adsorção de azul de metileno a solos da cidade de Salvador (BA)Aplication of MCT classífication system and methylene blue method to soils from Salvador (BA)activityatividadeazul de metilenoclassificação MCTclassification system MCTerodibilidadeerodibilityexpansive soilslateritic soilsmassapêmethylene blue methodsaprolitic soilssolos lateríticossolos saprolíticosEste trabalho apresenta a caracterização e a classificação de solos da cidade de Salvador através da aplicação do Método MCT (Miniatura, Compactado, Tropical), incluindo-se o seu Método Alternativo (Procedimento das Pastilhas) e o Ensaio de Adsorção de Azul de Metileno. Observou-se a compatibilidade da classificação MCT com a origem pedológica e/ou geológica dos materiais. Constatou-se que a atividade medida pela técnica do azul de metileno proposta por FABBRI (1994) e os grupos da classificação MCT apresentaram uma significativa relação. O Método Alternativo quando comparado com o Procedimento de Mini-MCV, mostrou resultados satisfatórios. Também é feita uma análise comparativa com as classificações tradicionais objetivando um maior conhecimento das propriedades geotécnicas desses solos para projetos e obras civis. Informações sobre a Capacidade de Troca de Cátions (CTC) e o Potencial Hidrogeniônico (pH) auxiliaram na interpretação dos resultadosThis dissertation presents the classification and characterization of Salvador city soils using the MCT Classification System, including the Altemative Method (Pastile) and the Methylene Blue Method. Pedological origin and MCT classification were found to be highly related. lt was also shown that the activity measured through methylene blue method was related to MCT classification system groups. Altemative Method has classified soils in the same group as MCT conventional Method, although some deviation has occured. Comparative analysis with Traditional Classification Methods have been carried out to get a better knowledge about the geotechnical properties of this soils to be used in design and construction. lnformation about Cation Change Capacity and Hidrogenionic Potential helped on results interpretation.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVilar, Orencio MonjeBurgos, Paulo Cesar1997-12-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18132/tde-15072024-142634/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-07-15T20:14:02Zoai:teses.usp.br:tde-15072024-142634Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-07-15T20:14:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação da classificação MCT e da técnica de adsorção de azul de metileno a solos da cidade de Salvador (BA)
Aplication of MCT classífication system and methylene blue method to soils from Salvador (BA)
title Aplicação da classificação MCT e da técnica de adsorção de azul de metileno a solos da cidade de Salvador (BA)
spellingShingle Aplicação da classificação MCT e da técnica de adsorção de azul de metileno a solos da cidade de Salvador (BA)
Burgos, Paulo Cesar
activity
atividade
azul de metileno
classificação MCT
classification system MCT
erodibilidade
erodibility
expansive soils
lateritic soils
massapê
methylene blue method
saprolitic soils
solos lateríticos
solos saprolíticos
title_short Aplicação da classificação MCT e da técnica de adsorção de azul de metileno a solos da cidade de Salvador (BA)
title_full Aplicação da classificação MCT e da técnica de adsorção de azul de metileno a solos da cidade de Salvador (BA)
title_fullStr Aplicação da classificação MCT e da técnica de adsorção de azul de metileno a solos da cidade de Salvador (BA)
title_full_unstemmed Aplicação da classificação MCT e da técnica de adsorção de azul de metileno a solos da cidade de Salvador (BA)
title_sort Aplicação da classificação MCT e da técnica de adsorção de azul de metileno a solos da cidade de Salvador (BA)
author Burgos, Paulo Cesar
author_facet Burgos, Paulo Cesar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vilar, Orencio Monje
dc.contributor.author.fl_str_mv Burgos, Paulo Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv activity
atividade
azul de metileno
classificação MCT
classification system MCT
erodibilidade
erodibility
expansive soils
lateritic soils
massapê
methylene blue method
saprolitic soils
solos lateríticos
solos saprolíticos
topic activity
atividade
azul de metileno
classificação MCT
classification system MCT
erodibilidade
erodibility
expansive soils
lateritic soils
massapê
methylene blue method
saprolitic soils
solos lateríticos
solos saprolíticos
description Este trabalho apresenta a caracterização e a classificação de solos da cidade de Salvador através da aplicação do Método MCT (Miniatura, Compactado, Tropical), incluindo-se o seu Método Alternativo (Procedimento das Pastilhas) e o Ensaio de Adsorção de Azul de Metileno. Observou-se a compatibilidade da classificação MCT com a origem pedológica e/ou geológica dos materiais. Constatou-se que a atividade medida pela técnica do azul de metileno proposta por FABBRI (1994) e os grupos da classificação MCT apresentaram uma significativa relação. O Método Alternativo quando comparado com o Procedimento de Mini-MCV, mostrou resultados satisfatórios. Também é feita uma análise comparativa com as classificações tradicionais objetivando um maior conhecimento das propriedades geotécnicas desses solos para projetos e obras civis. Informações sobre a Capacidade de Troca de Cátions (CTC) e o Potencial Hidrogeniônico (pH) auxiliaram na interpretação dos resultados
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-12-19
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18132/tde-15072024-142634/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18132/tde-15072024-142634/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257025994555392