Abordando a curva normal no ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ligia Maria Ferreira de Paula
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55136/tde-21072021-162837/
Resumo: Este trabalho apresenta os passos teóricos básicos para o professor de Matemática do ensino médio entender a Curva Normal e algumas de suas aplicações. Apresentamos uma trilha de conhecimentos, saindo da definição usual da Probabilidade, passando pela definição axiomática da Probabilidade, que é pouco conhecida pelos docentes do ensino básico; passando, pelo conceito de variáveis aleatórias simples como a Bernoulli e a Binomial, que se relacionam com a curva Normal, através de um teorema chamado Teorema Central do Limite. Apresentamos também conceitos introdutórios de Estatística, como estimadores, estimação, intervalos de confiança e testes de hipóteses. As aplicações da Curva Normal que propusemos usam esses conceitos estatísticos para analisar características de uma população a partir de uma amostra. Dependendo da população escolhida, podemos analisar características como peso e altura de jovens, ou a vida útil de uma lampada ou aparelho. A base teórica que apresentamos dá autonomia para o professor de Matemática criar roteiros de aulas de acordo com os interesses de suas turmas. E pensando nos alunos do ensino básico, não há como deixar de propor o uso de aplicativos e planilhas eletrônicos quando falamos da Curva Normal e suas aplicações. Nesse sentido, este trabalho tenta contribuir para fazer uma ponte entre a teoria apresentada e sua contrapartida digital. Por isso, para auxiliar o professor apresentamos um exemplo de roteiro de aula que envolve a Curva da Normal e o uso eletrônicas e gráficas.
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