"A fluoretação das águas de abastecimento público no município de Ribeirão Preto (SP)"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brienza, Jorge Aparecido
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-17082005-102622/
Resumo: No Brasil existem dificuldades para o controle da dosagem correta do flúor na água de abastecimento, ainda que sua incorporação represente um método seguro, econômico, eficaz e eficiente para reduzir os níveis de cárie dentária na população. O flúor presente constantemente na água ingerida participa dos ciclos de desmineralização e remineralização do esmalte dentário, atuando de forma terapêutica e preventiva, tendo sido atribuída à fluoretação das águas uma redução de 30 a 60% na incidência da cárie dentária. Para alcançar os efeitos preventivos, os teores adequados precisam ser mantidos permanentemente, pois a interrupção temporária ou definitiva e teores de flúor abaixo do recomendado acarretam a perda do benefício pela população. Para teores acima do recomendado, corremos o risco de desenvolver a fluorose dentária nas crianças cujos dentes estejam em formação. Este estudo propõe, através de uma metodologia qualitativa, usando como estratégia investigativa a entrevista semi-estruturada e a análise documental, conhecer como o município de Ribeirão Preto realiza o monitoramento da fluoretação das águas de abastecimento público, contextualizando-o com as políticas públicas de saúde, sendo no campo da saúde bucal, seu principal avanço foi a redução do índice CPO-D, de 6,14 em 1992, para 1,95 em 2004. Contudo, o município ainda apresenta dificuldades para universalização da assistência odontológica e para as referências de especialidades. A rede de abastecimento público de água do município apresenta uma singularidade ao ser constituída por 99 poços artesianos, que constituem 76 pontos para aplicação do cloro e flúor, sendo que este último começou a ser adicionado a partir de 1987, somente atingindo 100% dos poços em 1996.Inúmeras dificuldades de ordem técnica, de recursos materiais, humanos, administrativos e financeiros precisam ser superados para que a fluoretação efetivamente aconteça e somente a partir de 1997 o heterocontrole passou a ser realizado. A partir de 2000 a Vigilância Sanitária passou a realizar o acompanhamento da fluoretação e dentre as amostras analisadas, menos de 50% estão com teor adequado para o flúor, geralmente abaixo de 0,6 ppm, com prejuízos dos benefícios previstos por essa ação. As ações e projetos para melhorias na fluoretação ainda não foram capazes de melhorar esses resultados. A participação e o controle social da fluoretação representam ainda um processo incipiente na construção das políticas públicas vigentes no Município.
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Para teores acima do recomendado, corremos o risco de desenvolver a fluorose dentária nas crianças cujos dentes estejam em formação. Este estudo propõe, através de uma metodologia qualitativa, usando como estratégia investigativa a entrevista semi-estruturada e a análise documental, conhecer como o município de Ribeirão Preto realiza o monitoramento da fluoretação das águas de abastecimento público, contextualizando-o com as políticas públicas de saúde, sendo no campo da saúde bucal, seu principal avanço foi a redução do índice CPO-D, de 6,14 em 1992, para 1,95 em 2004. Contudo, o município ainda apresenta dificuldades para universalização da assistência odontológica e para as referências de especialidades. A rede de abastecimento público de água do município apresenta uma singularidade ao ser constituída por 99 poços artesianos, que constituem 76 pontos para aplicação do cloro e flúor, sendo que este último começou a ser adicionado a partir de 1987, somente atingindo 100% dos poços em 1996.Inúmeras dificuldades de ordem técnica, de recursos materiais, humanos, administrativos e financeiros precisam ser superados para que a fluoretação efetivamente aconteça e somente a partir de 1997 o heterocontrole passou a ser realizado. A partir de 2000 a Vigilância Sanitária passou a realizar o acompanhamento da fluoretação e dentre as amostras analisadas, menos de 50% estão com teor adequado para o flúor, geralmente abaixo de 0,6 ppm, com prejuízos dos benefícios previstos por essa ação. As ações e projetos para melhorias na fluoretação ainda não foram capazes de melhorar esses resultados. A participação e o controle social da fluoretação representam ainda um processo incipiente na construção das políticas públicas vigentes no Município.In Brazil there are several problems to control de correct level of fluoride in the public water system, although its incorporation is a safe, economic, efficacious and efficient method to reduce tooth cavities in the population. The fluoride ingested regularly in the water influences the demineralization and remineralization cycles and is a therapeutic and preventive strategy. Some studies found that water fluoride contributes to a 30 to 60% reduction of dental cavities incidence. In order to achieve preventive effects, the adequate levels of fluoride must be continuously maintained as its temporary or definitive interruption and low fluoride doses (below the recommendation) can result in the loss of its benefits. On the other hand, high fluoride doses cause the risk of dental fluorosis especially in children whose teeth are still developing. Based on a qualitative methodology and using semi-structured interviews and analysis of documents, the author aimed at learning how the municipality of Ribeirão Preto monitors the public water fluoride levels, in the context of public health policies. The main improvement in oral health was the reduction of CPO-D index, from 6.14 in 1992 to 1.95 in 2004, although it still presents difficulties regarding care universalization and speciality references. The public water system has 99 artesian wells with 76 places for chloride and fluoride application. Fluoride application began in 1987, achieving 100% in 1996. Several technical problems or regarding material, human, administrative and financial resources are observed and must be solved in order to have effective water fluoridation. Only in 1997, the municipality initiated the fluoride control. In 2000, the Sanitary Surveillance Department began to supervise water fluoridation and among the analyzed samples, less than 50% present the adequate level of fluoride, generally below 0.6 ppm, impairing possible benefits. The actions and projects directed to improve the fluoride levels did not achieve good results. Social participation and control of fluoridation still represent an incipient process in the construction of public policies in the municipality.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPalha, Pedro FredemirBrienza, Jorge Aparecido2005-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22133/tde-17082005-102622/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:49Zoai:teses.usp.br:tde-17082005-102622Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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