Ensino em contabilidade gerencial: uma análise comparativa de percepções de importância entre docentes e profissionais, utilizando as dimensões de atividades, artefatos e competências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claudio de Souza Miranda
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.12.2011.tde-04032011-163936
Resumo: Observa-se, nos últimos anos, na literatura internacional, um aumento da publicação de trabalhos que discutem o ensino da contabilidade e a sua relação com o mercado de trabalho. Nacionalmente observam-se ainda estudos isolados sobre o ensino da contabilidade, com pouca ou nenhuma avaliação da comparação entre mercado e academia, mais raro ainda são trabalhos que fazem esta avaliação especificamente sobre a Contabilidade Gerencial. A Contabilidade Gerencial atua com o objetivo de apoiar os gestores, em seu processo de tomada de decisão, e vem tendo, ao longo dos anos, diversas críticas sobre seu papel e sobre suas atividades. Assim este trabalho buscou observar a Contabilidade Gerencial no Brasil, sob enfoque do ensino e do mercado de trabalho, a partir de dois enfoques: ensino e avaliação de importância por profissionais e docentes. O primeiro enfoque foi uma avaliação das grades curriculares, do curso de ciências contábeis de 82 IESs que indicam que os conteúdos relacionados à Contabilidade Gerencial representam 12,5% da carga total de aula dos cursos, e as principais disciplinas ofertadas são: contabilidade de custos, contabilidade gerencial, orçamento empresarial, controladoria, e sistemas de informações gerenciais. O segundo enfoque se deu sob uma pesquisa de campo, por meio de um questionário aplicado a docentes e profissionais de mercado, que foi baseada em 19 trabalhos nacionais e internacionais que abordavam de forma isolada, as atividades de trabalho ligadas à Contabilidade Gerencial, os artefatos utilizados para seu desenvolvimento e as competências necessárias aos profissionais para desenvolver estas atividades e trabalharem estes artefatos. O questionário desenvolvido teve 19 tarefas, 15 artefatos e 17 competências, na qual docentes e profissionais deveriam avaliar o grau de importância deles. Foram coletadas 108 pesquisas de docentes de 44 IESs públicas e privadas de todas as regiões do país, com boas avaliações do antigo Provão e do atual ENADE. A amostra de profissionais foi elaborada a partir de redes sociais, e obtiveram-se respostas de 212 profissionais, de diferentes níveis hierárquicos, e com atividades centradas na área financeira e de controladoria. Estes profissionais também eram de todas as regiões do país, porém com maior concentração no estado de São Paulo. Os dados foram analisados sob dois enfoques, o primeiro de validação da existência ou não de igualdade de avaliação entre profissionais e docentes, em cada uma das variáveis analisadas, a partir do cálculo da inferência de proporções e da análise do qui-quadrado, esta análise demonstrou haver diferenças de avaliação em 10 das 19 atividades, em 7 dos 14 artefatos, e em apenas uma das 17 competências listadas. O segundo enfoque foi o desenvolvimento de um ranking comparativo de importância entre docentes e profissionais para cada uma das atividades, dos artefatos e das competências. Nesse ranking as principais diferenças foram observadas nas atividades e nos artefatos, principalmente pela maior valorização dos docentes a atividades relacionadas a artefatos mais contemporâneos, e de uma valorização superior entre profissionais de atividades voltadas para as operações contábeis e de controles financeiros. Os resultados indicam a necessidade da compreensão das diferenças encontradas que poderiam ser efetuadas a partir de análises mais aprofundadas, tanto em empresas e IESs nacionais como internacionais.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Ensino em contabilidade gerencial: uma análise comparativa de percepções de importância entre docentes e profissionais, utilizando as dimensões de atividades, artefatos e competências Teaching in managerial accounting: a comparative analysis of perceptions of importance between teacher and professionals, using the dimensions activities, artifacts and skills 2011-01-11Edson Luiz RiccioRicardo Lopes CardosoValcemiro NossaJose Dutra de Oliveira NetoTânia Regina Sordi RelvasClaudio de Souza MirandaUniversidade de São PauloControladoria e ContabilidadeUSPBR Accounting teaching Contabilidade gerencial Ensino de contabilidade Ensino superior Management accounting Managerial accounting Mercado de trabalho Observa-se, nos últimos anos, na literatura internacional, um aumento da publicação de trabalhos que discutem o ensino da contabilidade e a sua relação com o mercado de trabalho. Nacionalmente observam-se ainda estudos isolados sobre o ensino da contabilidade, com pouca ou nenhuma avaliação da comparação entre mercado e academia, mais raro ainda são trabalhos que fazem esta avaliação especificamente sobre a Contabilidade Gerencial. A Contabilidade Gerencial atua com o objetivo de apoiar os gestores, em seu processo de tomada de decisão, e vem tendo, ao longo dos anos, diversas críticas sobre seu papel e sobre suas atividades. Assim este trabalho buscou observar a Contabilidade Gerencial no Brasil, sob enfoque do ensino e do mercado de trabalho, a partir de dois enfoques: ensino e avaliação de importância por profissionais e docentes. O primeiro enfoque foi uma avaliação das grades curriculares, do curso de ciências contábeis de 82 IESs que indicam que os conteúdos relacionados à Contabilidade Gerencial representam 12,5% da carga total de aula dos cursos, e as principais disciplinas ofertadas são: contabilidade de custos, contabilidade gerencial, orçamento empresarial, controladoria, e sistemas de informações gerenciais. O segundo enfoque se deu sob uma pesquisa de campo, por meio de um questionário aplicado a docentes e profissionais de mercado, que foi baseada em 19 trabalhos nacionais e internacionais que abordavam de forma isolada, as atividades de trabalho ligadas à Contabilidade Gerencial, os artefatos utilizados para seu desenvolvimento e as competências necessárias aos profissionais para desenvolver estas atividades e trabalharem estes artefatos. O questionário desenvolvido teve 19 tarefas, 15 artefatos e 17 competências, na qual docentes e profissionais deveriam avaliar o grau de importância deles. Foram coletadas 108 pesquisas de docentes de 44 IESs públicas e privadas de todas as regiões do país, com boas avaliações do antigo Provão e do atual ENADE. A amostra de profissionais foi elaborada a partir de redes sociais, e obtiveram-se respostas de 212 profissionais, de diferentes níveis hierárquicos, e com atividades centradas na área financeira e de controladoria. Estes profissionais também eram de todas as regiões do país, porém com maior concentração no estado de São Paulo. Os dados foram analisados sob dois enfoques, o primeiro de validação da existência ou não de igualdade de avaliação entre profissionais e docentes, em cada uma das variáveis analisadas, a partir do cálculo da inferência de proporções e da análise do qui-quadrado, esta análise demonstrou haver diferenças de avaliação em 10 das 19 atividades, em 7 dos 14 artefatos, e em apenas uma das 17 competências listadas. O segundo enfoque foi o desenvolvimento de um ranking comparativo de importância entre docentes e profissionais para cada uma das atividades, dos artefatos e das competências. Nesse ranking as principais diferenças foram observadas nas atividades e nos artefatos, principalmente pela maior valorização dos docentes a atividades relacionadas a artefatos mais contemporâneos, e de uma valorização superior entre profissionais de atividades voltadas para as operações contábeis e de controles financeiros. Os resultados indicam a necessidade da compreensão das diferenças encontradas que poderiam ser efetuadas a partir de análises mais aprofundadas, tanto em empresas e IESs nacionais como internacionais. In recent years, the increase of papers discussing the accounting teaching and its relation to the practical application on the market has been seen in international literature. In Brazil there are some isolated studies with little or no evaluation on comparison between the market and academia, even rarer are works that make this assessment specifically on Management Accounting. The Management Accounting works with the aim of supporting managers in their decision-making process, and over the years has been having many critics about its role and about its activities. Thus, this thesis had the aim to observe the Management Accounting in Brazil, focus on education and practice on the market from two perspectives: the teaching and importance evaluation of professionals and professors. The first approach was an evaluation of curricula in 82 Accounting courses on high education level indicating that the contents related to management accounting 12.5% of the total burden of tuition courses and the main courses offered are: cost accounting, managerial accounting, business budget, controlling, and management information systems. The second one was a survey methodology applied to professors and professionals based on 19 nationals and internationals papers that treated the activities connected to management accounting, the artifacts used to its development and the required competences to the professionals to develop and work these activities in an isolated manner. The questionnaire developed to the survey contained 19 tasks, 15 artifacts and 17 competences, in which professors and professionals should evaluate their importance level. It resulted in 108 professors responses from 44 High Education Institutions, privates and publics, all over Brazil, with good evaluation on MEC tests. The professional sample was designed through social nets and there were 212 professionals responses from different hierarchy levels and working on controlling and financial areas. Theses professionals also were from different regions in Brazil, although the most were from São Paulo State. The data was analyzed under two approaches, the first one on the validation of the existence or not of equal assessment among professionals and teachers, in each variable analyzed from the calculus of proportions inference and analysis of chi-square. This analysis demonstrated that the differences of evaluation in 10 of 19 activities in 7 of the 14 artifacts, and in only one of 17 competences listed. The second approach was the development of a comparative ranking of importance among professors and professionals for each of the activities, artifacts and competences. The main differences observed on this ranking were the activities and artifacts, mainly for the higher valuation of the professors about the activities related to the contemporary artifacts and of the professionals about the accounting operations and financial controls. The results indicate the need of understanding the differences that could be made in further analysis, both in enterprises and Higher Education Institutions both national and international. https://doi.org/10.11606/T.12.2011.tde-04032011-163936info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-04032011-163936Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:05:45.549274Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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