O redesenho de processos de negócio baseado na implementação de um sistema global e integrado de gestão. Um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Luis Fernando
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-19102023-115659/
Resumo: Grandes grupos empresariais (players), de diversos segmentos de negócios, têm revisto a organização de suas operações globais. Dentro desta mudança os processos de negócio estão sendo reformulados e, soluções globais são implementadas, possibilitando sinergias e, consequentemente otimizando os resultados destas empresas, nos diversos países onde atuam. Este trabalho é um estudo de caso da aplicação das mudanças trazidas à filial brasileira de um grupo multinacional do setor de alimentos. O condutor das mudanças, neste caso, é a implementação de um sistema integrado de gestão (ERP - Enterprise Resource Planning\'), adaptado aos processos de negócios e às melhores práticas adotadas pela empresa. Dentro do levantamento bibliográfico realizado, são apresentados conceitos de estruturas organizacionais tradicionais e modernas, competitividade e melhoria empresarial, processos de negócio, melhoria contínua, organizações internacionais, reengenharia de processos, melhores práticas, sistemas de informação e a correlação entre eles. Na pesquisa realizada foram entrevistados oito especialistas de processos, integrantes do projeto de implementação, quando foram identificados mudanças nas estruturas organizacionais vigentes, melhores práticas de negócio embutidas nos processos globais e no sistema ERP, dificuldades e benefícios esperados, e seus efeitos no contexto do ambiente de negócios onde está inserida a organização. Finalmente os resultados das entrevistas foram consolidados e discutidos perante os conceitos da revisão bibliográfica. Dentro dos diversos pontos apresentados podem-se destacar as mudanças esperadas nas estruturas da empresa e a transferência de atividades que serão descentralizadas e alinhadas aos processos de negócios, evitando-se retrabalho em atividades que não agregam valor à empresa.
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