Fenômeno e trajeto: caminho antropo-noéticos para uma nova epistemologia em psicologia social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-18112019-105024/ |
Resumo: | A presente tese fundamenta-se em estudo autoetnográfico e revisão bibliográfica integrativa, tendo em vista ressaltar a prioridade do protagonismo individual como forma de emancipação, com consequências relevantes para a Psicologia Social. Esquematicamente, a obra se constitui de cinco capítulos: no primeiro, advoga-se a necessidade de uma nova epistemologia em geral, e em especial para a Psicologia Social, uma epistemologia que, ultrapassando as limitações do mecanicismo e do biologicismo, seja capaz de compreender o anseio humano de criação de novos mundos. Os dois capítulos seguintes buscam oferecer os fundamentos que, segundo parece ao autor, poderiam sustentar esta nova epistemologia: no segundo capítulo são apresentadas algumas consequências antropológicas que se pode derivar da nossa singular configuração morfológica, particularmente da neotenia, destacando dentre tais consequências a sensação do si mesmo, a liberdade, a criatividade e a possibilidade de acesso e simbolização da realidade não material; no terceiro capítulo procura-se destacar algumas contribuições da obra científica do poeta alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), particularmente aquelas que foram retomadas por Rudolf Steiner (1861-1925) como fundamentos para a sua Filosofia da Liberdade e sua proposta de autoeducação, procurando estabelecer as relações entre as obras destes pensadores, a história da epistemologia em geral e a necessidade de uma nova epistemologia, apontada no capítulo inicial. O quarto capítulo consiste numa tentativa de demonstrar a validade empírica da abordagem goetheanística, mediante sua aplicação à história de vida do autor. Finalmente, no quinto capítulo, são apresentadas as conclusões e propostas práticas que o autor pode haurir em sua trajetória de vida um longo caminho de estudos teóricos e, sobretudo, de vivências, procurando-se reverberar também preocupações colocadas pela Filosofia da Paisagem e explicitar algumas novas questões a investigar, tendo sempre em vista a busca de respostas e as mobilizações necessárias para os enormes e urgentes problemas que afetam a todos nós no dia a dia |
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Fenômeno e trajeto: caminho antropo-noéticos para uma nova epistemologia em psicologia socialPhenomenon and path - pathways anthropo-noetic for a new epistemology in social psychologyDesenvolvimento humanoEpistemologiaEpistemologyHuman developmentJohann Wolfgang Goethe (1749-1832)Johann Wolfgang Goethe (1749-1832)Psicologia socialSelfSi mesmoSocial psychologyA presente tese fundamenta-se em estudo autoetnográfico e revisão bibliográfica integrativa, tendo em vista ressaltar a prioridade do protagonismo individual como forma de emancipação, com consequências relevantes para a Psicologia Social. Esquematicamente, a obra se constitui de cinco capítulos: no primeiro, advoga-se a necessidade de uma nova epistemologia em geral, e em especial para a Psicologia Social, uma epistemologia que, ultrapassando as limitações do mecanicismo e do biologicismo, seja capaz de compreender o anseio humano de criação de novos mundos. Os dois capítulos seguintes buscam oferecer os fundamentos que, segundo parece ao autor, poderiam sustentar esta nova epistemologia: no segundo capítulo são apresentadas algumas consequências antropológicas que se pode derivar da nossa singular configuração morfológica, particularmente da neotenia, destacando dentre tais consequências a sensação do si mesmo, a liberdade, a criatividade e a possibilidade de acesso e simbolização da realidade não material; no terceiro capítulo procura-se destacar algumas contribuições da obra científica do poeta alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), particularmente aquelas que foram retomadas por Rudolf Steiner (1861-1925) como fundamentos para a sua Filosofia da Liberdade e sua proposta de autoeducação, procurando estabelecer as relações entre as obras destes pensadores, a história da epistemologia em geral e a necessidade de uma nova epistemologia, apontada no capítulo inicial. O quarto capítulo consiste numa tentativa de demonstrar a validade empírica da abordagem goetheanística, mediante sua aplicação à história de vida do autor. Finalmente, no quinto capítulo, são apresentadas as conclusões e propostas práticas que o autor pode haurir em sua trajetória de vida um longo caminho de estudos teóricos e, sobretudo, de vivências, procurando-se reverberar também preocupações colocadas pela Filosofia da Paisagem e explicitar algumas novas questões a investigar, tendo sempre em vista a busca de respostas e as mobilizações necessárias para os enormes e urgentes problemas que afetam a todos nós no dia a diaThe present thesis is based on an auto-ethnographic study and in an integrative bibliographical revision, with the aim of highlighting the priority of individual protagonism as a form of emancipation, with relevant consequences for Social Psychology. Schematically, this work consists of five chapters: in the first, we defend the need for a new epistemology in general, and especially for Social Psychology, an epistemology that, beyond the limitations of mechanicism and biologicism, is be able to understand the human\'s yearning for the creation of new worlds. The next two chapters seek to offer the foundations that, according to the author, seem to support this \"new epistemology\". The second chapter presents some anthropological consequences that can be derived from our unique morphological configuration, particularly the neoteny, highlighting among these consequences, the sensation of self, freedom, creativity and the possibility of access and symbolization of non-material reality; in the third chapter we try to highlight some of the contributions of the German poet Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832), particularly those that were taken over by Rudolf Steiner (1861-1925) as grounds for his \"Philosophy of Freedom\" and his proposal for \"Self-education\", seeking to establish the relations between the works of these thinkers, the history of epistemology in general and the need for a new epistemology, how it\'s pointed out in the initial chapter. The fourth chapter is an attempt to demonstrate the empirical validity of the Goetheanistic approach, through its application to the author\'s life history. Finally, in the fifth chapter, we present the conclusions and practical proposals that the author was able to assimilate in his life trajectory - a long journey of theoretical studies and, above all, of life experiences, seeking to reverberate also concerns posed by Landscape Philosophy, and to explain some new questions to be investigated, always having as objective the search for answers and the necessary mobilizations for the enormous and urgents problems that affect us all day by dayBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRibeiro, Sandra Maria PatricioYaari, Josef David2019-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-18112019-105024/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-28T22:55:01Zoai:teses.usp.br:tde-18112019-105024Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-28T22:55:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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