Joia e linguagem: o significado revelado por designers e usuários de joias brasileiras na contemporaneidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Daye, Claudia
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16140/tde-01082022-154912/
Resumo: Este estudo tem como propósito investigar comunicações estabelecidas entre o produto joia e seus usuários, pelo viés da recepção. O objetivo é permear a relação produto-usuário e desvendar significados atribuídos durante seu uso, comparando-os com os significados estabelecidos pelo designer. Investigando joias produzidas em polos definidos do território nacional, acredita-se chegar a uma compreensão da representatividade destas joias e a relação obtida com seus usuários. Como métodos, foram utilizados a revisão bibliográfica de autores que abordam a semântica do produto, como Klaus Krippendorff, Jean Baudrillard e Bernhard E. Bürdek e o design emocional, com destaque para Pieter M. A. Desmet, além da pesquisa de campo de caráter fenomenológico com aplicação de entrevistas qualitativas semiestruturadas, concebidas remotamente por meio de plataformas de videoconferência. Por meio das entrevistas, foram verificadas as intenções dos designers de joias na elaboração de seus projetos quanto a mensagem do produto, e investigada a percepção suscitada por usuários em torno de sua estética. O estudo aborda características individuais, sociais e culturais, a psicologia comportamental, linguagem e percepção de produtores e compradores, em amostra extraída do mercado de joias. Pretende-se, com esta pesquisa, elucidar a compreensão das simbologias contidas nos artefatos joalheiros e disponibilizar ferramentas para a criação de processos de design de joia, com linguagens eficientes em seus propósitos.
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