Uma contribuição para o entendimento do papel da ensinagem na preservação do conhecimento em ambientes de fábrica de software.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trindade, André Luiz Presende
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-22042007-123151/
Resumo: O encadeamento de conceitos representados por conhecimento, sua gestão e, contida nesta, sua preservação representa um tema instigante, visto que, por questões de competitividade mercadológica, tem sido transformado em recurso estratégico e, tornado corporativo, um ativo indispensável à produtividade. Quando pensado no ramo da produção de software, com a necessária adequação de escalabilidade a um tipo diferenciado de manufatura, alicerçada em produção criativa em uma extensão maior do que o percebido por outros ramos, e que necessita da engenharia e sua padronização para romper fronteiras do amadorismo, torna-se mais instigante ainda, a ponto de ser tomado como tema para uma pesquisa. Este trabalho procura abranger questões de importância para organizações, principalmente as que caracterizam-se como empresas voltadas à fabricação de software, trabalhando suas definições e as de seus processos produtivos e focando os papéis que desempenham o conhecimento e o duo-processo ensinagem-aprendizagem para suas administrações, visando permitir estruturação e gestão de saberes, competências e habilidades. A pesquisa buscou a observância de um modelo conceitual, extraído de literatura formal e experiência docente, e a verificação de sua aplicabilidade e aderência em ambientes reais de produção de software sob conceito de fábrica. Foram selecionadas algumas empresas detentoras de certificações de qualidade, que lhes garante respeito a padrões e formalismos, para experimentar o modelo que propõe servir a iniciativas de preservação do conhecimento.
id USP_697610c9e1d461d87a909b3a27e9ccc2
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-22042007-123151
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma contribuição para o entendimento do papel da ensinagem na preservação do conhecimento em ambientes de fábrica de software.A contribution to understanding the role of teaching at the knowledge preservation on software factory environment.ConhecimentoEnsinagemFábrica de softwareGestão do conhecimentoKnowledgeKnowledge managementKnowledge preservationPreservação do conhecimentoSoftware factoryTeachingO encadeamento de conceitos representados por conhecimento, sua gestão e, contida nesta, sua preservação representa um tema instigante, visto que, por questões de competitividade mercadológica, tem sido transformado em recurso estratégico e, tornado corporativo, um ativo indispensável à produtividade. Quando pensado no ramo da produção de software, com a necessária adequação de escalabilidade a um tipo diferenciado de manufatura, alicerçada em produção criativa em uma extensão maior do que o percebido por outros ramos, e que necessita da engenharia e sua padronização para romper fronteiras do amadorismo, torna-se mais instigante ainda, a ponto de ser tomado como tema para uma pesquisa. Este trabalho procura abranger questões de importância para organizações, principalmente as que caracterizam-se como empresas voltadas à fabricação de software, trabalhando suas definições e as de seus processos produtivos e focando os papéis que desempenham o conhecimento e o duo-processo ensinagem-aprendizagem para suas administrações, visando permitir estruturação e gestão de saberes, competências e habilidades. A pesquisa buscou a observância de um modelo conceitual, extraído de literatura formal e experiência docente, e a verificação de sua aplicabilidade e aderência em ambientes reais de produção de software sob conceito de fábrica. Foram selecionadas algumas empresas detentoras de certificações de qualidade, que lhes garante respeito a padrões e formalismos, para experimentar o modelo que propõe servir a iniciativas de preservação do conhecimento.The linkage of concepts represented by knowledge, its management and its preservation (preservation contained in management) represents an encouraging theme because it has been transformed in a strategic resource and an indispensable asset to productivity, by matters of market competitiveness. When considering the branch of the software production, with the necessary scalability adaptation to a differentiated type of manufacture, based on creative production in a larger extension than noticed by other branches, and that needs the engineering and standardization to break borders of amateurism, it becomes even exciting to the point of being taken as a theme for research. This work aims at including subjects of importance for organizations, mainly the ones that are characterized as software production companies, working with definitions and productive processes and focusing on the roles that carry out the knowledge and the teaching-learning duo-process for the improvement of their administrations, seeking to allow structuring and administration knowledge, competences and abilities. The research looked for the observance of a conceptual model, extracted from formal literature and educational experience, and the verification of its applicability and adherence in real atmospheres of software production from a factory concept. Some qualified companies that guarantee respect to patterns and formalisms were selected to try the model that intends to serve to initiatives of preservation of knowledge.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPessôa, Marcelo Schneck de PaulaTrindade, André Luiz Presende2006-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-22042007-123151/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:51Zoai:teses.usp.br:tde-22042007-123151Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma contribuição para o entendimento do papel da ensinagem na preservação do conhecimento em ambientes de fábrica de software.
A contribution to understanding the role of teaching at the knowledge preservation on software factory environment.
title Uma contribuição para o entendimento do papel da ensinagem na preservação do conhecimento em ambientes de fábrica de software.
spellingShingle Uma contribuição para o entendimento do papel da ensinagem na preservação do conhecimento em ambientes de fábrica de software.
Trindade, André Luiz Presende
Conhecimento
Ensinagem
Fábrica de software
Gestão do conhecimento
Knowledge
Knowledge management
Knowledge preservation
Preservação do conhecimento
Software factory
Teaching
title_short Uma contribuição para o entendimento do papel da ensinagem na preservação do conhecimento em ambientes de fábrica de software.
title_full Uma contribuição para o entendimento do papel da ensinagem na preservação do conhecimento em ambientes de fábrica de software.
title_fullStr Uma contribuição para o entendimento do papel da ensinagem na preservação do conhecimento em ambientes de fábrica de software.
title_full_unstemmed Uma contribuição para o entendimento do papel da ensinagem na preservação do conhecimento em ambientes de fábrica de software.
title_sort Uma contribuição para o entendimento do papel da ensinagem na preservação do conhecimento em ambientes de fábrica de software.
author Trindade, André Luiz Presende
author_facet Trindade, André Luiz Presende
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pessôa, Marcelo Schneck de Paula
dc.contributor.author.fl_str_mv Trindade, André Luiz Presende
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Ensinagem
Fábrica de software
Gestão do conhecimento
Knowledge
Knowledge management
Knowledge preservation
Preservação do conhecimento
Software factory
Teaching
topic Conhecimento
Ensinagem
Fábrica de software
Gestão do conhecimento
Knowledge
Knowledge management
Knowledge preservation
Preservação do conhecimento
Software factory
Teaching
description O encadeamento de conceitos representados por conhecimento, sua gestão e, contida nesta, sua preservação representa um tema instigante, visto que, por questões de competitividade mercadológica, tem sido transformado em recurso estratégico e, tornado corporativo, um ativo indispensável à produtividade. Quando pensado no ramo da produção de software, com a necessária adequação de escalabilidade a um tipo diferenciado de manufatura, alicerçada em produção criativa em uma extensão maior do que o percebido por outros ramos, e que necessita da engenharia e sua padronização para romper fronteiras do amadorismo, torna-se mais instigante ainda, a ponto de ser tomado como tema para uma pesquisa. Este trabalho procura abranger questões de importância para organizações, principalmente as que caracterizam-se como empresas voltadas à fabricação de software, trabalhando suas definições e as de seus processos produtivos e focando os papéis que desempenham o conhecimento e o duo-processo ensinagem-aprendizagem para suas administrações, visando permitir estruturação e gestão de saberes, competências e habilidades. A pesquisa buscou a observância de um modelo conceitual, extraído de literatura formal e experiência docente, e a verificação de sua aplicabilidade e aderência em ambientes reais de produção de software sob conceito de fábrica. Foram selecionadas algumas empresas detentoras de certificações de qualidade, que lhes garante respeito a padrões e formalismos, para experimentar o modelo que propõe servir a iniciativas de preservação do conhecimento.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-10-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-22042007-123151/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-22042007-123151/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257266019893248