Educação e Prática Interprofissional em uma Residência Multiprofissional Autogerida em Saúde da Família
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/108/108131/tde-17062021-111213/ |
Resumo: | A discussão sobre a educação e prática interprofissional, apesar de extremamente importante e internacionalmente vista como potente no sentido do cuidado integral e resolutivo, ainda é incipiente no Brasil, e as residências Multiprofissionais são consideradas espaços potentes para o seu desenvolvimento. Os Ministérios da Saúde e Educação, através do Edital nº 12, de 28 de agosto de 2015, pela primeira vez permitiram que serviços de saúde não vinculados a instituições de ensino superior propusessem Programas de Residência em Área Profissional da Saúde. Este estudo se debruçou sobre uma residência multiprofissional em Saúde da Família que é autogerida, ou seja, sem vinculação com uma instituição de ensino superior, no interior do Paraná, e teve como objetivo principal compreender o trabalho em equipe desenvolvido no programa e suas possíveis inter-relações com as propostas de Educação e Prática Interprofissionais. Teve como objetivo também a proposição de estratégias para o aprimoramento do programa no sentido da interprofissionalidade. Trata-se, portanto de um estudo de caso de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, em que foram realizadas análises documentais do Projeto Político Pedagógico e Matriz Curricular do programa, assim como grupos focais com os atores diretamente envolvidos (tutores, preceptores e residentes). Foi possível concluir que há uma desatualização do projeto político pedagógico, que não condiz com o currículo real vivenciado na residência. A matriz curricular do programa traz potencialidades em relação à aquisição de competências colaborativas por meio do uso de metodologias ativas e temáticas abrangentes focadas nas necessidades dos territórios. Os atores envolvidos na residência consideram os momentos teóricos da residência como potentes em relação à interprofissionalidade e influenciadores de um olhar diferenciado dos residentes acerca dos processos de trabalho nas unidades, porém este olhar não tem reverberado em uma atuação conjunta com as equipes de funcionários das unidades, encontrando dificuldades na qualificação dos serviços, fazendo com que, muitas vezes, os residentes, em relação ao restante da equipe, trabalhem de forma segregada, em lógicas distintas, em que os residentes encontram mais amparo para trabalharem de forma colaborativa. Estas fragilidades evidenciam a necessidade de mais interação entre a gestão e a residência, e entre a residência com os cenários de prática, tendo a interprofissionalidade como objetivo comum para que as provocações realizadas nos momentos teóricos encontrem um terreno fértil para a prática interprofissional. |
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Educação e Prática Interprofissional em uma Residência Multiprofissional Autogerida em Saúde da Família Interprofessional education and practice in a self-managed multi-professional residence in family healthEducação em SaúdeEducação interprofissionalHealth educationInterprofessional educationMulti-professional residenceResidência multiprofissionalTeamworkTrabalho em equipeA discussão sobre a educação e prática interprofissional, apesar de extremamente importante e internacionalmente vista como potente no sentido do cuidado integral e resolutivo, ainda é incipiente no Brasil, e as residências Multiprofissionais são consideradas espaços potentes para o seu desenvolvimento. Os Ministérios da Saúde e Educação, através do Edital nº 12, de 28 de agosto de 2015, pela primeira vez permitiram que serviços de saúde não vinculados a instituições de ensino superior propusessem Programas de Residência em Área Profissional da Saúde. Este estudo se debruçou sobre uma residência multiprofissional em Saúde da Família que é autogerida, ou seja, sem vinculação com uma instituição de ensino superior, no interior do Paraná, e teve como objetivo principal compreender o trabalho em equipe desenvolvido no programa e suas possíveis inter-relações com as propostas de Educação e Prática Interprofissionais. Teve como objetivo também a proposição de estratégias para o aprimoramento do programa no sentido da interprofissionalidade. Trata-se, portanto de um estudo de caso de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, em que foram realizadas análises documentais do Projeto Político Pedagógico e Matriz Curricular do programa, assim como grupos focais com os atores diretamente envolvidos (tutores, preceptores e residentes). Foi possível concluir que há uma desatualização do projeto político pedagógico, que não condiz com o currículo real vivenciado na residência. A matriz curricular do programa traz potencialidades em relação à aquisição de competências colaborativas por meio do uso de metodologias ativas e temáticas abrangentes focadas nas necessidades dos territórios. Os atores envolvidos na residência consideram os momentos teóricos da residência como potentes em relação à interprofissionalidade e influenciadores de um olhar diferenciado dos residentes acerca dos processos de trabalho nas unidades, porém este olhar não tem reverberado em uma atuação conjunta com as equipes de funcionários das unidades, encontrando dificuldades na qualificação dos serviços, fazendo com que, muitas vezes, os residentes, em relação ao restante da equipe, trabalhem de forma segregada, em lógicas distintas, em que os residentes encontram mais amparo para trabalharem de forma colaborativa. Estas fragilidades evidenciam a necessidade de mais interação entre a gestão e a residência, e entre a residência com os cenários de prática, tendo a interprofissionalidade como objetivo comum para que as provocações realizadas nos momentos teóricos encontrem um terreno fértil para a prática interprofissional.The review of interprofessional education and practice, although extremely important and internationally understood as potent in the knowledge of integral and resolute care, is still incipient in Brazil, and Multi-professional residences are considered influential sites for development. The Ministries of Health and Education, through Edict No. 12 of August 28, 2015, for the first time allowed health services not linked to college institutions to propose Residency Programs in Health Professional Area. This study focused on a multi-professional self-managed Family Health residency not linked to a college institution, in the countryside of Paraná, and aimed to understand the teamwork developed in the program and its possible interrelations with the proposals of Interprofessional Education and Practice. Its objective was also to propose strategies for the program improvement towards interprofessional way. It is, therefore, a case study of qualitative approach, descriptive and exploratory, in which documentary analyzes of the Pedagogical Political Project and Curriculum Matrix of the program were performed, as well as focus groups with the actors directly involved (tutors, preceptors, and residents). It was possible to conclude that there is an outdated pedagogical political project, which does not suit the actual curriculum experienced at the residence. The program curriculum matrix brings potential concerning the acquisition of collaborative skills through the use of active and thematic comprehensive methodologies focused on the needs of the territories. The Residence actors consider the theoretical moments as influential regarding interprofessional which influences a differentiated residents point of view about the work processes in the units, but this scenario has not reverberated in a collective action with the crew, who find difficulties to qualify services, often promoting residents to work in a segregated process concerning the crew in different logics, where residents find more support to work collaboratively. These vulnerabilities highlight the necessity for more interaction between management and residence, and between residence and practice scenarios, with interprofessional as a common purpose so the provocations performed in theoretical moments find fertile ground for interprofessional practice.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRocha, Eucenir FrediniGuilherme, Renan Garcia2020-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/108/108131/tde-17062021-111213/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-06-18T06:32:02Zoai:teses.usp.br:tde-17062021-111213Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-06-18T06:32:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A discussão sobre a educação e prática interprofissional, apesar de extremamente importante e internacionalmente vista como potente no sentido do cuidado integral e resolutivo, ainda é incipiente no Brasil, e as residências Multiprofissionais são consideradas espaços potentes para o seu desenvolvimento. Os Ministérios da Saúde e Educação, através do Edital nº 12, de 28 de agosto de 2015, pela primeira vez permitiram que serviços de saúde não vinculados a instituições de ensino superior propusessem Programas de Residência em Área Profissional da Saúde. Este estudo se debruçou sobre uma residência multiprofissional em Saúde da Família que é autogerida, ou seja, sem vinculação com uma instituição de ensino superior, no interior do Paraná, e teve como objetivo principal compreender o trabalho em equipe desenvolvido no programa e suas possíveis inter-relações com as propostas de Educação e Prática Interprofissionais. Teve como objetivo também a proposição de estratégias para o aprimoramento do programa no sentido da interprofissionalidade. Trata-se, portanto de um estudo de caso de abordagem qualitativa, de caráter descritivo e exploratório, em que foram realizadas análises documentais do Projeto Político Pedagógico e Matriz Curricular do programa, assim como grupos focais com os atores diretamente envolvidos (tutores, preceptores e residentes). Foi possível concluir que há uma desatualização do projeto político pedagógico, que não condiz com o currículo real vivenciado na residência. A matriz curricular do programa traz potencialidades em relação à aquisição de competências colaborativas por meio do uso de metodologias ativas e temáticas abrangentes focadas nas necessidades dos territórios. Os atores envolvidos na residência consideram os momentos teóricos da residência como potentes em relação à interprofissionalidade e influenciadores de um olhar diferenciado dos residentes acerca dos processos de trabalho nas unidades, porém este olhar não tem reverberado em uma atuação conjunta com as equipes de funcionários das unidades, encontrando dificuldades na qualificação dos serviços, fazendo com que, muitas vezes, os residentes, em relação ao restante da equipe, trabalhem de forma segregada, em lógicas distintas, em que os residentes encontram mais amparo para trabalharem de forma colaborativa. Estas fragilidades evidenciam a necessidade de mais interação entre a gestão e a residência, e entre a residência com os cenários de prática, tendo a interprofissionalidade como objetivo comum para que as provocações realizadas nos momentos teóricos encontrem um terreno fértil para a prática interprofissional. |
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