Simulação da soldagem por ERW de tubos de aço inoxidável ferrítico AISI 409 para sistemas de exaustão automotivos.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-15082024-144453/ |
Resumo: | A soldagem de tubos por ERW (high frequency electric resistence welding) é um processo bastante utilizado na produção de tubos por costura. Devido a sua velocidade elevada, da ordem de 1000mm/min, torna-o bastante atraente para aplicações na indústria automobilística, pois permite uma grande produtividade a custos reduzidos. O modelamento do processo é pouco desenvolvido e o conhecimento de como a soldagem é executada e como os parâmetros afetam no desempenho do tubo soldado é de fundamental importância para os fabricantes de tubos. O objetivo deste trabalho é de apresentar um modelo analítico de distribuição de temperatura e compará-lo com resultados experimentais. Foram soldados tubos de aço inoxidável AISI 409 nas dimensões de 31,75 mm de diâmetro externo e 1,00mm de espessura e 35,00 75 mm de diâmetro externo e 2,50mm de espessura. A energia de soldagem e a velocidade da tira foram variados para verificar o modelo. Em todas as experiências foi utilizada uma câmera termométrica para filmar a distribuição de temperatura no momento da soldagem. A extensão e o tamanho de grão na zona afetada pelo calor foram determinados por microscopia ótica. Os resultados mostraram um bom ajuste entre o modelo proposto e os resultados experimentais. |
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Simulação da soldagem por ERW de tubos de aço inoxidável ferrítico AISI 409 para sistemas de exaustão automotivos.Untitled in englishAço inoxidável ferríticoFerritic stainless steelSoldagemWeldingA soldagem de tubos por ERW (high frequency electric resistence welding) é um processo bastante utilizado na produção de tubos por costura. Devido a sua velocidade elevada, da ordem de 1000mm/min, torna-o bastante atraente para aplicações na indústria automobilística, pois permite uma grande produtividade a custos reduzidos. O modelamento do processo é pouco desenvolvido e o conhecimento de como a soldagem é executada e como os parâmetros afetam no desempenho do tubo soldado é de fundamental importância para os fabricantes de tubos. O objetivo deste trabalho é de apresentar um modelo analítico de distribuição de temperatura e compará-lo com resultados experimentais. Foram soldados tubos de aço inoxidável AISI 409 nas dimensões de 31,75 mm de diâmetro externo e 1,00mm de espessura e 35,00 75 mm de diâmetro externo e 2,50mm de espessura. A energia de soldagem e a velocidade da tira foram variados para verificar o modelo. Em todas as experiências foi utilizada uma câmera termométrica para filmar a distribuição de temperatura no momento da soldagem. A extensão e o tamanho de grão na zona afetada pelo calor foram determinados por microscopia ótica. Os resultados mostraram um bom ajuste entre o modelo proposto e os resultados experimentais.The ERW (electric resistance welding) process for welding of pipes is a widely used in the production of seam tubes. The high speed (up to 1000 mm/min) makes the process very attractive for application in the automotive industry, as it allows a good productivity and lower costs. Mathematical modeling for this process is very little developed, although the knowledge of the relation between the relation of the operational parameters and the performance of the welded tube is fundamental for the producers. The goal of this paper is to show an analytical model of the distribution of temperature and to compare it with the experimental results. It were welded tubes of AISI 409 stainless steel with external diameters of 31,75 mm in thickness 1,00 mm and external diameter 35,00 mm in thickness 2,50 mm. The welding energy and the speed of the process were changed to check the model. In all experiments was used a thermometric camera to register the distribution of the temperature at the moment of the welding. The heat affected zone extension and the grain size were measured by optical microscopy. The results showed a good relation between the proposed model and the experimental results.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBrandi, Sérgio DuarteBaptista, Manuel Nunes2002-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3133/tde-15082024-144453/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-15T18:45:03Zoai:teses.usp.br:tde-15082024-144453Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-15T18:45:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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