Análise de oito dos estudos para violão de villa-lobos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ciro Paulo Visconti Canellas
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-18022021-121810
Resumo: Esta Tese de doutorado é uma continuação da minha dissertação de mestrado finalizada em 2014 e tem como objetivo principal completar as análises dos Doze Estudos para Violão de Villa-Lobos ao se concentrar nas peças que não foram incluídas na dissertação: os Estudos no 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, sendo que as análises dos Estudos 2, 3, 4 e 8 são completas e estão apresentadas em capítulos separados, enquanto no último capítulo foram incluídas as análises de algumas passagens dos Estudos 5, 6, 7 e 9. As investigações destas peças se deram no campo formal, rítmico, técnico e, principalmente, no campo do conteúdo harmônico e melódico das alturas. As análises presentes neste trabalho foram feitas baseadas em conceitos de teorias que foram desenvolvidas nas últimas cinco décadas, como a teoria dos conjuntos (mod. 12), a teoria dos conjuntos diatônica (mod. 7), a teoria neorriemanniana, a teoria das classes de soma e a teoria dos grafos. São apresentados novos grafos que foram criados durante a pesquisa, eles são baseados em modelos de grafos neorriemannianos e ampliam o seu conteúdo para quaisquer classes de tricorde, de tetracorde e para outras cardinalidades, tanto em mod. 12 e em mod. 7. A utilização destes grafos como figuras estáticas ou animadas foi determinante nas análises, principalmente para ilustrar o caminho da condução das vozes dos enlaces entre os conjuntos nas peças.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis Análise de oito dos estudos para violão de villa-lobos Analysis of eight of the Villa-Lobos Guitar Etudes 2020-04-07Paulo de Tarso Camargo Cambraia SallesCarlos de Lemos AlmadaWalter Nery FilhoPauxy Gentil Nunes FilhoRodolfo Nogueira Coelho de SouzaCiro Paulo Visconti CanellasUniversidade de São PauloMúsicaUSPBR Análise Musical Classes de Soma Doze Estudos para Violão Graph Theory Heitor Villa-Lobos Heitor Villa-Lobos Musical Analysis Set theory, Neo-Riemannian theory Sum class Teoria dos Conjuntos Teoria dos Grafos Teoria Neorriemanniana Twelve Guitar Etudes Esta Tese de doutorado é uma continuação da minha dissertação de mestrado finalizada em 2014 e tem como objetivo principal completar as análises dos Doze Estudos para Violão de Villa-Lobos ao se concentrar nas peças que não foram incluídas na dissertação: os Estudos no 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9, sendo que as análises dos Estudos 2, 3, 4 e 8 são completas e estão apresentadas em capítulos separados, enquanto no último capítulo foram incluídas as análises de algumas passagens dos Estudos 5, 6, 7 e 9. As investigações destas peças se deram no campo formal, rítmico, técnico e, principalmente, no campo do conteúdo harmônico e melódico das alturas. As análises presentes neste trabalho foram feitas baseadas em conceitos de teorias que foram desenvolvidas nas últimas cinco décadas, como a teoria dos conjuntos (mod. 12), a teoria dos conjuntos diatônica (mod. 7), a teoria neorriemanniana, a teoria das classes de soma e a teoria dos grafos. São apresentados novos grafos que foram criados durante a pesquisa, eles são baseados em modelos de grafos neorriemannianos e ampliam o seu conteúdo para quaisquer classes de tricorde, de tetracorde e para outras cardinalidades, tanto em mod. 12 e em mod. 7. A utilização destes grafos como figuras estáticas ou animadas foi determinante nas análises, principalmente para ilustrar o caminho da condução das vozes dos enlaces entre os conjuntos nas peças. This doctoral thesis is a continuation of my master\'s dissertation completed in 2014 and its main objective is to complete the analysis of the Twelve Etudes for Guitar by Villa- Lobos by focusing on the pieces that were not included in the dissertation: Etudes no 2, 3 , 4, 5, 6, 7, 8 and 9, and the analyzes of Etudes no 2, 3, 4 and 8 are complete and are presented in separate chapters, while in the last chapter the analyzes of some passages of Etudes no 5, 6, 7 and 9 were included. The investigations were about musical form, rhythm, guitar techniques and, mainly, he harmonic and melodic content of the pitches. The analyzes present in this work were made based on concepts of theories that were developed in the last five decades, such as the set theory (mod. 12), the diatonic set theory (mod. 7), the Neo-Riemannian theory, sum classes and graph theory. New graphs that were created during the research period are presented, they are based on models of Neo-Riemannian graphs and expand their content to any classes of tricord, tetracord and other cardinalities, both in mod. 12 and in mod. 7. The use of these graphs as static or animated figures was decisive in the analysis, mainly to illustrate the voice-leading work between the sets in the pieces. https://doi.org/10.11606/T.27.2020.tde-18022021-121810info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:16:35Zoai:teses.usp.br:tde-18022021-121810Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:50:31.947503Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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